sexta-feira, janeiro 20, 2006

O PETRÓLEO DA MOITA










Imagem-O Pateta na Eurodisney depois de saber as projecções para o Parque da Moita


O Petróleo da Moita vai começar a jorrar já em 2008, como sabem não se trata de nenhuma descoberta de hidrocarbonetos, nem do aproveitar do petróleo verde (floresta), mas sim de um golpe de génio de alguém que tendo investido na àrea dos parques, com animais de cativeiro, aplicando a ideia doméstica do safari de trazer por casa, pretende agora diversificar a sua àrea de negócios.

A iniciativa privada encontrou uma resposta positiva no autarca da Moita, Lobo de seu nome, se calhar porque se sentiu no dominio dos safaris, como peixe na água, por essa razão ou por outra qualquer, o facto é que o Lobo autarca cedeu por um periodo de 50 anos , terrenos , 60 hectares, no Pinhal do Forno, Freguesia de Alhos Vedros ao Badoca Safari Parque, falta referir que o terreno está classificado como "solo rural" e é parte integrante da Reserva Ecológica Nacional... uma questão que o Lobo admite "ser de pacífica resolução tendo em conta a dimensão e importância do investimento para toda a Àrea Metropolitana de Lisboa".

E certamente que atingiremos "pacificamente" esse patamar de lucidez pragmática, que isso de protecção da natureza é coisa do passado e de mentes retrógradas, pois que os promotores estão já a tentar considerar aquele projecto como PIN - Projecto de Intesesse Nacional.

Agora é que a Eurodisney de Paris não vai conseguir contornar as dificuldades financeiras que atravessa (e Paris é só a principal capital europeia receptora de turistas) pois todo o Globo vai querer conhecer as Histórias da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada ao vivo e a cores!!! Qual Mickey! Qual Pato Donald! E Patetas nem se fala, é que parece que em Portugal a concorrência é enorme , então quando o Aeroporto passar para a OTA...a mais de cinquenta quilómetros, não há quem vença a Moita.

É que para já, "os estudos realizados permitem concluir que o parque receberá nas três fases, pelas quais passará, cerca de 10 mil, 20 mil e 30 mil visitantes por dia (30 mil x 365 dias = 10. 950.000 visitantes ano)!!! É extraordinário como ninguém antes tinha bolado tamanho negócio!!! E se não fosse a visão local do Lobo, lá ia ficar a Moita a arder, assim é que é! Parabéns a toda a Alcateia da CDU que não deixou escapar este verdadeiro poço de petróleo do século XXI.

Mas os números não se ficam por aqui, é que pelos 30 minutos que separam de Lisboa, esperam também atrair o "turismo de negócios" !!! Sim !!! Leram bem!!! Os empresários que chegam nos voos da manhã vindos sobretudo de Madrid e Barcelona, e regressam no voo da noite, vão conseguir dar uns pulinhos a "Uma Aventura na Moita"!!! Espectacular!!! E ficamos a saber também que haverá lugares sentados (slow-food portanto) para restauração, cerca de 4000, um hotel de quatro estrelas com 200 quartos (parece-me pouco para 30.000 visitantes dia!!!) , 20 pontos de venda e locais onde se recriarão cenas de Os Lusiadas, Viriato ou o Terramoto de 1755, destas todas, a que imagino terá maior sucesso face ao cenário que antevejo será mesmo este ultimo tema...

Já agora alertava o senhor Paulo Branco que acabou de fechar por falta de rentabilidade, 21 salas de cinema no ali ao lado Freeport de Alcochete, que agora é que ia conseguir fazer negócio, renegocie bem issso que vão por aí passar 30.000 potenciais cinéfilos diàrios, onde se projectarão as Aventuras com filas compactas de espectadores desejosos de prolongar a sensação unica vivida na Moita!!!

Claro que vêm no fim os inevitáveis "postos de trabalho", os "70 por cento a recrutar no Concelho"... e teremos também a garantia que se "tentarão evitar os erros cometidos noutros parques temáticos da Europa, concebidos a partir de sobre estimativas de procura e investimento, bem como a transposição de modelos que resultam noutros países, sobretudo nos EUA, mas que não têm em conta as caracteristicas sócio culturais e económicas da realidade europeia".

Prontos! Convenceram-me, como me posso eu inscrever para montar uma banca onde se comercialize a venda tapa olhos do Camões, que antecipo será a proxima moda na Europa (quais orelhas do rato Mickey) ??? Ou serão as bossas de camelo que vão vender mais??? Ah camelos somos nós municipes que deixamos ceder 60 hectare de terreno Florestal, agricola, e de Reserva Agricola...não é???
_________________________________________________

Está claro , que se não der, nem será preciso esperar cinquenta anos para ver aquela àrea toda urbanizada, para criar mais postos de trabalho!!!E já não haverá RAN ou REN que sirva de entrave... Olhem o que se passa com a Siderurgia do Seixal...

7 comentários:

rui disse...

LOl! só o pateta a rir já põe um gajo bem disposto e vale por metade da argumentação do post.

Anónimo disse...

Idem, idem, da parte de um alhosvedrense que normalmente se sente no papel de Lampadinha.

Anónimo disse...

Impressionante a qualidade deste post.
Está tudo aqui!

Já agora, se quiserem, podem começar a visitar:

lusitaniaparque.globspot.com

Anónimo disse...

Informam-se os interessados que a suite presidencial do hotel com vista para o...cemitério, já está reservada pela CMM, para instalar os VIPS que visitem o concelho!

A. Saraiva
Chefe de Gabinete de Sua Majestade Sereníssima J.Lobo

Anónimo disse...

O boneco é fixe. Mete mais bonecos, mas tem cuidado porque alguns desses bonecos estão protegidos pelos direitos de autor e conexos.
Fica bem.

Mário da Silva disse...

Para quem lhe apetecer e tiver pachorra para lêr os variadissímos artigos:

clicar aqui

Até mais.

rui disse...

Esta história de os gajos pedirem o PIN deve ser para gozar.Espero não me enganar.
Faz lembrar aquele patusco "empreendedor" que queria legalizar um aerodromo clandestino ali para Fátima e que promoveu um encontro de aeronaves "por Timor" lá no sítio aquando da história do referendo pela independência...