
Será que algum dia vamos ver geradores destes, Made in Península de Setubal plantados algures no Mar da Palha! (imagem ao largo de Copenhaga)
Cada dia que passa , um "par" de projectos no ar,hoje foi um trio, estes três saídos hoje parecem-me de maior seriedade e sustentabilidade do que os que aqui apresentámos ontem, mas será que algum vem para a Margem Sul? É que até podiam!!! Vejam lá senhores autarcas se conseguem trazer para a Margem Sul pelo menos uma das fábricas de aerogeradores (apresentadas pela IBERDROLA), isto porque a central de Biomassa terá no país zonas melhor colocadas e de densificação florestal que a justifique, mas e porque não a fábrica de pilhas de hidrógénio, a energia do futuro???
Pelo acima escrito é visto que os projectos de que falo são, o lançamento do concurso público para centrais de biomassa, traduzido em licenças para 100MW (destinado a valorizar a floresta - matos, residuos de exploração florestal, subprodutos de processamanto de madeira- enquanto combustivel para a produção de electricidade) e um até poderia vir para a nossa região, uma vez que há massa florestal (se retirarmos aquela que o betão tem consumido) critério base e uma vez que o projecto divide o país em 24 lotes com capacidades entre 7MW e 12 MW, o que terá o senhor Lupi Caetano da AFLOPS a dizer sobre este assunto? E as autarquias??? Ah pois é, é capaz de não render o mesmo que as licenças de construção...
Outro projecto tem a ver com a energia eólica e com os planos para a fabricação de aerogeradores, a Margem Sul teria capacidade para alojar uma das cinco unidades previstas...mas parece que tal como o projecto IKEA, estas unidades se vão ficar pelo Norte do País, nós por cá é mais prédios e centros comerciais... Ah e Dysneyland's Lusitanas...
Falta ainda assinalar outro protocolo de intenções assinado entre a Agência Portuguesa para o Investimento e os malaios da AGNI, para um investimento de 60 milhões de euros (mais ou menos o mesmo da Disney da Moita) para a produção de pilhas de combustível e outros equipamentos destinados à tecnologia do hidrogénio (fonte de energia limpa e que para muitos é o futuro - ou o futuro será as encenações da Maria Magalhães e Isabel Alçada? para a Moita e as ordas de turistas que depois se alojarão em Troia e na Costa Alentejana?)
Para quem me acusa de retrógrado... até que o aplauso por estes projectos destinados à utilização de meios de energia renováveis e que empregam gente, e que têm sustentabilidade e parece que futruro, parece até que até nem está mal...
É que retrógrado me parece sim, ser a aplicação de um modelo esgotado e que não nos conduziu a lado nenhum , um modelo de xicoespertismo, favorecimento politico e amiguismo que se baseia no betão e no turismo de massas sem projectos racionais ou profissionais formados em qualidade e em numero e em espaços terceiro mundistas sem o minimo de qualidade, que espero não venha a ser o futuro da Costa de Troia ao Cabo de Sagres.
______________________________________________
Um elogio e um destaque para o blogue www.seixalmemoria.blogspot.com
2 comentários:
É de gente como você que a margem Sul precisa, veja também a posição do Dr.Carlos Ribeiro sobre manuel Alegre em www.seixalalegre.blogspot.com e obrigado pelo apoio.
Estava de passagem...e nem queria acreditar...!!Claro que me identifico com a uma revolta dolorosa que cresce a cada dia!Sentimento de impotência perante rios de interesses.Uma pergunta,se me permintem:O QUE FAZER?
Ninguém é julgado nem preso.
Bem-Hajam
Enviar um comentário