segunda-feira, janeiro 30, 2006

BETÂO - TAMBÉM NO ALQUEVA














Alqueva, um projecto que altera o seu objectivo a cada dia que passa, afinal a àgua é agora para marinas, hotéis e regar...campos de golfe!!!


Continuamos sem que haja sobre Alqueva uma definição clara sobre o seu futuro, do ponto de vista agricola e de protecção natural.

Mais clara é a vertente especulativa e orientada para o turismo, nada daquilo que à partida seria o objecto daquele investimento e as esperanças economicas nele depositadas. Mas é o lucro imediato a fazer a sua pressão e a sua pressa e pelos vistos a triunfar, uma vez que este fim de semana o Expresso notícia:

" A Barragem de Alqueva promete ser uma zona de forte atracção turística, de acordo com os planos do ministro da Economia. Manuel Pinho não se dá por satisfeito com o projecto de José Roquette para as imediações da barragem e pretende atrair, pelo menos, mais dois ou três investimentos de qualidade.Para cumprir este objectivo terão de alterar o Plano de Ordenamento local, o que pretende fazer no curto prazo de três meses. José Roquette anunciou o lançamento de um mega-investimento de mil milhões de euros, que inclui uma marina, três campos de golfe com três grandes unidades hoteleiras, mais de 150 quilómetros de lago, praias artificiais e uma Ilha do Tesouro destinada ao público mais jovem."

Ou seja, nada daquilo em que se fundamentou o projecto de Alqueva, o investimento, as expropriações, os projectos de impacte ambiental e de conservação da Natureza!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente mais uma
(a)normalidade deste nosso chicoespertismo e nacional porreirismo.
É desta forma que medimos o "progresso" do nosso país e, por muito que umas quantas vozes se levantem para contestar nada altera o inexorável avanço do "progresso".
Viva o "progresso" e a criação de mais uns quantos postos de trabalho não qualificado a servir copos a turistas... Tem de ser mesmo um grande negócio este do turismo para existir tanto investimento nesta área quando continuamos a ouvir da parte dos empresários a mesma ladaínha de sempre: "Este ano está muito mau!"
Não há pachorra!
Comentar estas notícias é apenas e só uma forma de nos sentirmos melhores connosco próprios por não fazermos parte deste progresso mas, no fundo, o que não dávamos nós para lá estar junto a Roquetes e quejandos, a lançar o 1º tijolo!- desde que algo pingasse na conta bancária :)
O país é o nosso reflexo e ínfelizmente começo a chegar à conclusão que não há volta a dar... cada dia, cada cavadela, uma minhoca, mais uma negociata!

Palavra Alada disse...

Mais uma vez, devo corrigi-lo! Quando se pronuncia desta forma abusiva em relação ao empreendimento da 'Barragem do Alqueva', revela que não tem noção do que este investimento representa e ignora totalmente o trabalho desenvolvido e já concretizado, bem como todo o seu contexto e inserção. Este tipo de artigo induz em erro.

Ponto Verde disse...

O projecto está vendido aos Alentejanos e aos portugueses como um projecto de vertente hidrica...e não turistica..., claro que é mais fácil permitir aldeamentos, marinas e campos de golfe do que gastar 3 vezes o que se gastou na construção da barragem para de facto construir a rede necessária para irrigar o Alentejo...

Os Portugueses é que foram induzidos em erro...