segunda-feira, setembro 19, 2005

SEMANA DA MOBILIDADE






Imagem - Amsterdão


Está desde sexta feira em curso uma daquelas iniciativas piedosas em prol do ambiente , trata-se da Semana da Mobilidade, iniciativa essa integrada na Semana Europeia da Mobilidade e que terminará no proximo dia 22 com mais um Dia Europeu Sem Carros.

É conhecida a nossa posição quanto a estas iniciativas em Portugal, sem que tenham continuidade e perenidade, são meras operações de propaganda pois dia 23 estará tudo igual, como tem estado igual no dia seguinte a todos os Dias sem Carros, e o facto é que esta iniciativa tem vindo a perder peso ao longo dos ultimos seis anos, tantos quantos os que soma esta iniciativa.


Imagem Bruxelas


A realidade na Europa é bem diferente, e há uma adesão crescente a formas não poluentes de transporte e ao uso da bicicleta como meio individual de mobilidade por excelência. Mas entre nós trata-se pouco mais que uma iniciativa do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações à qual aderiram (Semana da Mobilidade) 18 Municipios, o lema deste ano é "Ir e vir, de outro modo" e tem como objectivo " promover viagens pendulares sustentáveis" incentivando meios de transporte alternativos como a bicicleta, os transportes colectivos o caminhar ou a partilha da viatura.

Imagem Copenhaga

Na Margem Sul, entre tantos concelhos constituidos pela coligação do Partido os Verdes, só um adere a esta iniciativa da Semana da Mobilidade, Almada , que centrará as suas iniciativas na Trafaria... como exemplo destas iniciativas no concelho de Almada está o transporte gratuito de bicicletas no elevador da "Boca do Vento", Elaboração de um Plano de Circulação de Pesados da Trafaria e o uso de transportes públicos em troco de lixo, haverá vias encerradas ao trânsito automóvel entre as quais a Rua Miguel Bombarda...

Imagem Londres

Para iniciativas destas.. são de facto mais coerentes as autarquias que não aderem a esta iniciativa, (apetece dizer...palhaçada) pois nada tem de sustentável, revolucionária ou de continuidade... depois de dia 23 tudo na mesma!


As imagens mostram que na Europa a mobilidade é o dia a dia e isso tem a ver com a liberdade individual de cada um, a de se poder deslocar dentro da sua cidade pelos seus próprios meios, sem a dependência do automóvel e sem que o automóvel seja um obstáculo, sem que o urbanismo ou a arquitectura sejam também eles obstáculos , nomeadamantre para pessoas como mobilidade reduzida , isso tem que ser o dia a dia, não uma semana...

15 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos, aqui o que conta é o faz de conta, os titulos profissionais, para entreter a bimbalhada militante, os Municipios da Margem Sul... em 30 anos não criaram espaços urbanos que não permitem a cidadãos deficientes terem os direitos consignados na constituiçãp para os outros cidadãos.

Anónimo disse...

foram so os da margem sul isto nem é um problema do pais acho que existem ate zonas bem piores que a margem sul mas pronto agora parece que é moda falar mal da margem sul.

Anónimo disse...

Perante a paisagem urbanistica bem conhecida, gostaria que alguém me referisse 3 razões para viver no concelho do Seixal!

Anónimo disse...

1ª O Seixal é o melhor Municipio da Area Metropolitana de Lisboa;
2ª O Seixal tem os melhores autarcas da área metropolitana de Lisboa;
3ª Dá gosto viver no Seixal

Anónimo disse...

loooooooooooooollllllllllllll

Anónimo disse...

Não votar é aceitar esta m........

Anónimo disse...

Sr. Paulo Silva, desculpe, JA, chega de propaganda. Não me faça rir!

O Seixal é o melhor, tem melhores e dá gosto, baseado em quê e comparado com quem?
Exemplifique (para 200 mil habitantes), apresente dados, obras com pés e cabeça, complexos, espaços, locais...

Diga-nos, onde devemos passar os nossos tempos livres, os nossos fins-de-semana, passear com os filhos e mulher, praticar corrida num ambiente saudável, ir a um cinema, conviver com outras famílias, andar de bicicleta, divertirmo-nos? onde? Exemplifique por freguesia sff

É feio, em vez de falar bem do Seixal, com exemplos, monesprezar o trabalho dos seus camaradas nos outros municípios.

Dou-lhe uma razão de como é melhor viver em Almada: Parque da Paz!

Anónimo disse...

O "Maria vai com as outras" não me chame nomes que não tenho. Quanto ao que afirmei basta uma leitura atenta da realidade para o provar. Se para si, ter qualidade de vida é ir a um cinema no concelho, não se preocupe que em 2006 vamos ter várias salas no Continente...

Anónimo disse...

Leitura atenta, só se fôr as obras completas de Staline, para nos convencerem que é bom viver rodeado de betão.

Não entendo esta gestão CDU, que verde é só para "inglês ver": Seixal tem um local lindo que só serve para 3 dias de propaganda, festa e barulho. Retira-se um óptimo local de lazer à população, para oferecer ao PCP para aquisição de fundos e propaganda. Este é um exemplo de como ao PCP pouco lhe interessa o bem estar do povo, o que interessa é o poder a todo o custo.

Anónimo disse...

Caro Manuel,desculpe mas está errado quem está certo é o outro senhor. Senão vejamos:

-Vamos ter mais salas de cinema no Rio Sul, em virtude da CDU ter vergado o capitalismo da SONAE em prole da Cultura.

-Vamos ter um passeio junto ao Forum por a CDU ter vergado os Capitalistas ASSilva, pensam que é só construir com vista para o Rio, não senhor , façam lá cem metros de passeio, que também valoriza o Betão que para ali têm projectado.

-Do outro lado do Rio a CDU vergou os capitalistas dos Supermercados LECLERC para pagarem os arranjos ribeirinhos da Amora, pensam que é só dar cabo do pequeno comércio? Não senhor, vai mais um jardinzinho para ganhar uns votos.

- Na Cruz de Pau a CDU fez vergar o Capitalista Carrefour, mais um hipermercado e mil sobreiros cortados ilegalmente? Mas vão ser obrigados a fazer mais alcatrão para mais rápidamente chegarmos ao Carrefour, para fazer concorrência à SONAE do Fogueteiro.

Mais boas razões para viver no Seixal?

-Tachos, empregos... compadrio, tráfico de influências... quer construir um pavilhão industrial e licenciar mais uma empresa fantasma, pois é benvindo, engarrafamentos também é connosco, siga o nosso concelho (aí que não posso dizer isto!!!)

- Acolhemos também qualquer clube para ter aqui o seu Centro de Estágios, permitimos até que à pala disso construam mais 24 hectares de urbanizações, mesmo que já ninguém as compre, com a subida do nivel do Mar , mais cedo ou mais tarde vão dar um belo recife :)))

Anónimo disse...

Os autarcas do seixal sao tao bons que os de almada dão uma ajudinha de vez em quando em sinal do reconhecimento da bondade. vejo que este espaço virtual voltou á normalidade.
é uma situaçao normal como dizia o antigo seleccionador nacional.

a falta mobilidade no concelho é um problema . uma pergunta o plano rodoviário do concelho vai, mais uma vez , ser pensado só após a implantação do novo PDM estar já em curso?

o orçamento da camara prevê quantos euros para apoio á mobilidade das peossas com deficiencia?

as estradas com 6 metros de largura e dois sentidos e as rotundas como áquela perto da segurança social na Amora são o paradigma da mobilidade concelhia?

e as novas rotundas de plástico?!

a ciclovia ao longo de TODA a zona ribeirinha ....

a falta de iluminação nas ruas ...


conclusão : vamos todos mobilizar-nos e não aceitar a falta de mobilidade.

Anónimo disse...

Onde andará o Sr. Paulo Silva? onde estão os argumentos do PCP para o mau tratamento que têm dado às gentes do Seixal?

Ondes estão as 3 razões?

Encontramos 3 razões para irmos embora deste concelho...

A m/ família gosta muito de cinema! Estou à 8 anos no Seixal e já fui ao cinema ao fórum de Almada, Setúbal, Lisboa, fórum do Montijo e ao freeport de Alcochete. Até nisto este concelho do Seixal é um atraso de vida

Anónimo disse...

No Seixal, senhor João Afonso, corajosos são aqueles que não são do PCP. Foi preciso muita coragem para isso, para se afirmarem de outras forças politicas que não do PCP. Percebeu bem??!! Você é dos opressores. Você sim é que é a coisa mais parecida com PIDE no Seixal!!! E qd quiser discutir isso se calhar vai ouvir uma ou duas coisas sobre práticas comunistas no concelho do Seixal que vai espantar muita gente . Ok??? Não me faça falar pois eu tb... já tive uma viagem paga a à na altura URSS. E todos sabemos o que iamos lá fazer!!!

Anónimo disse...

Se quiserem participar e comentar COISAS BOAS DA MAIORIA CDU podem-no fazer em www.vivernoseixal.blogspot.com
Coisas Boas

Coisas Boas
Este post tem como objectivo único pedir a participação de todos na procura de eventos, obras e coisas similares que esta maioria camarária da CDU tenha feito nos últimos 30 anos. Pode ser?? Conseguem?? Aqui vos espero. Atenção eu disse coisas boas, bem feitas. E quem souber qual o programa e propostas da CDU para as eleições tb pode postar isso no comentário. Quem quiser criticar hj vai ter de se abster de participar. Obrigado a todos pela participação desde já!

Anónimo disse...

O "Maria vai com as outras" se o Seixal é tão mau porque vieste viver para o Seixal há 8 anos? Não estavas bem? Deves ser sado-masoquista! Eu vivo há mais de 30 anos no Seixal, porque gosto e entendo, tal como milhares de pessoas, qué é bom viver no Seixal!