terça-feira, setembro 20, 2005

SEMANA DA MOBILIDADE 2 - ALMADA ADERE NA VERTENTE - PROPAGANDA









Almada densificação urbana e falta de mobilidade (Almada,Cova da Piedade,Laranjeiro e Feijó)

Almada, municipio da Margem Sul densamente povoado, uma metrópole imensa que vai do Tejo ao Mar, na imagem pode-se observar cerca de um quarto da malha urbana , é visivel a Cidade de Almada, Cova da Piedade , Laranjeiro e parte do Feijó.

Almada pretendeu este ano incluir-se na Semana da Mobilidade cujo propósito foi já referido no "post" anterior, o próprio Ministro do ambiente esteve ali presente na abertura desta iniciativa de âmbito europeu que lamentávelmente vão mais uma vez cair em saco roto tal a falta de ambição demonstrada, projectos apresentados e continuidade e sustentabilidade desses projectos.










Trafaria o epicentro da Semana da Mobilidade Almada 2005

Não dá para de facto levar a sério esta iniciativa Almadense, o local escolhido para desenvolvimento dessas iniciativas foi , não a grande urbe, a que transborda de problemas de mobilidade, a representada na primeira imagem, mas a vila da Trafaria ...

As outras iniciativas anunciadas são também ridiculas, troca de lixo por passagens de autocarro e transporte gratuito de bicicletas no Elevador da Boca do Vento (o que devia ser um facto e não um folclore)... e mais não dizem.

Vamos então aguardar pela concretização do Plano de Mobilidade/Acessibilidades 21 que dizem estar já em execussão ( tenhamos paciência, só lá vão trinta anos de poder maioritário) , um plano onde a crer nas palavras da autarquia em encarte pré eleitoral , " as crianças voltam a brincar na rua em segurança, onde os alunos podem ir para a escola a pé ou de transportes publicos "...

Pergunto - Porque deixaram de poder ir? É que eu ia!!! há trinta anos, ou seja o poder absoluto da CDU retirou qualidade de vida às populações de Almada, uma qualidade de vida que já só promete voltar ao que existia... há trinta anos atráz!!!

Com a CDU na Margem Sul perdemos 30 anos de qualidade de vida! É o que a tal brochura pré eleitoral reconhece "Uma cidade onde as crianças (finalmente e ainda em promessa...) voltam a brincar na rua em segurança, onde os alunos podem ir para a escola a pé ou de transportes publicos..."

Almada quer agora criar mobilidade num monstro alimentado pela imobilidade permanente!

10 comentários:

Bruno disse...

Provavelmente a resposta da sra. Presidente da CMA é que não foi a CDU que retirou qualidade de vida aos habitantes de Almada mas foram os sucessivos Governos que nos têm maltratado... pelo menos é esta a história do costume.

Quanto ao facto de ter sido escolhida a Trafaria como área de acção da Semana da Mobilidade eu acho uma excelente ideia! E para o ano até proponho que durante a repetição desta iniciativa não circulem carros no passeio pedonal do Parque da Paz. Essa sim era uma medida radical...

Anónimo disse...

Mas a mobilidade dos Senhores presidentes melhorou e muito, tal como os gabinetes, desde o despojado de quaisquer luxos do anterior presidente (inicio dos anos 80)nos antigos paços do concelho, ao novo e ao aburguesamento da nomenklatura... vão trinta anos de bem se tratarem !!!

Anónimo disse...

Só a médio e a longo prazo é que nos apercebemos da irresponsabilidade urbanistica, miséria ambiental, falta de democracia nessas decisões, falta de projectos de ordenamento e sustentáveis, ideias ocas, que têm os comunistas quando estão no poder.

Em propaganda são mestres. Quem os ouve ou lê, até parece que são competentes, mas a realidade infelizmente é a que conhecemos: paisagem urbanistica horrível.

Vá lá, em Almada, não terem oferecido ao PCP o parque da paz para festarolas do avante.

Anónimo disse...

Se quiserem participar e comentar COISAS BOAS DA MAIORIA CDU podem-no fazer em www.vivernoseixal.blogspot.com
Coisas Boas

Coisas Boas
Este post tem como objectivo único pedir a participação de todos na procura de eventos, obras e coisas similares que esta maioria camarária da CDU tenha feito nos últimos 30 anos. Pode ser?? Conseguem?? Aqui vos espero. Atenção eu disse coisas boas, bem feitas. E quem souber qual o programa e propostas da CDU para as eleições tb pode postar isso no comentário. Quem quiser criticar hj vai ter de se abster de participar. Obrigado a todos pela participação desde já!

Anónimo disse...

ser anti comunista primário não ajuda o processo de mudança em curso!

Anónimo disse...

Anti comunistas primários... processo de mudança em curso... vocês não se enxergam mesmo...

Anónimo disse...

o processo de mudança em curso só se for a mudança no dia 9 de outubro que é mais do que inevitavel .

um bom exemplo de falta de mobilidade é a politica de rotundas da camara que ainda nao entendeu que o concelho é um concelho urbano e nao um concelho rural .

nao basta á pressa fazer o desnivelamento da en 10 , de resto com a expectativa dos peoes em saber como se vão mobilizar(atravessar) de um lado para o outro da estrada já que , ao que consta não ha alternativas e até os comerciantes podem ficar prejudicados .

6,6 milhoes de euros adjudicados sob aégide de um concurso público mas com o pagamento por particulares depois de 30 anos de poder é o exemplo da incapacidade CDU.

este caso parece uma soluçao para um concelho do interiro que ao fim dde 30 anos lá conseguiu arranjar um investidor .

só que o seixal tem em média 15 milhões de contos de orçamento .

quando fizeram aquela grande rotunda na cruz de pau que agora destruiram para fazer o desnivelamento seria uma boa oportunidade para desde logo pensar e executar obra que permita mobilidade.

agora já é tarde .

Anónimo disse...

isto de andar com a populaçao de rédea curta e fazer de 4 em 4 anos uns melhoramentos, perto das eleições, é uma metodologia esgotada, em loures na amadora em odivelas ,no barreiro... as pessoas já viram o que tinham a ver e mudaram a CDU do poder.

já agora essa média de 15 milhões de contos de orçamento ,convém esclarecer que o orçamento é anual portanto sao 15 milhões de contos por ANO. multiplicar por 4 do mandato ...

Anónimo disse...

Este ultimo comentário é de uma ignorância atroz, que se saiba nunca a CDU foi poder em Odivelas...
Quanto ao processo de mudança em curso, já imaginaram o que seria este concelho com o Menezes Rodrigues como Presidente da Câmara?

Anónimo disse...

a CDU nunca foi poder em Odivelas porque, desde a criação desse novo concelho, nunca ganharam eleições autarquicas . É que as pessoas, do actual concelho de odivelas que integrava parte do concelho de loures , assim que puderam votar para o seu concelho tiraram a CDU do poder.

Uma coisa assim parecida ao que se passaria na Amora, se esta cidade fosse elevada a Concelho , o que a CDU não quer .

não tentemos desviar as atenções . Isso de chamar ignorante só fica bem a quem tem governado com tanta capacidade o nosso concelho, com os desastrosos resultados á vista.

É essa atitude de sobranceria e de falta de contacto com a realidade que os leva a chamar ignorantes aos opositores, que vai ser sufragada pelo eleitorado no dia 9 .

espero que depois não chamem ignorantes ao eleitorado.