terça-feira, setembro 27, 2005

PARCERIAS - SERIAL KILLER AMBIENTAL


















Foto: Flôr da Mata em Pinhal dos Frades, Seixal

Temos abordado nos ultimos dias a temática das "parcerias" nos casos em que mediante contrapartidas é entregue a privados para execussão , obras em seu beneficio, mas muitas das vezes, em prejuizo do interesse publico e/ou do ambiente, não devidamente salvaguardados pelas autarquias (mediante mecanismos vários, por exemplo - permutas), nestas situações a livre concorrência entre empresas e os ganhos concorrenciais que as autarquias poderiam daí obter se abrissem concursos publicos está amplamente inquinado , senão completamente viciado.

Como é notório, acabam por os negócios das autarquias funcionarem quase que em exclusivo com as mesmas empresas, aquelas com que se estabeleceram teias de interesses e complementaridades comuns...

Outro perdedor, para além do interesse publico, ou melhor, o primeiro interesse publico a ser prejudicado é o ambiente , ao pôr em causa ecossistemas, mas também a qualidade de vida das populações em beneficio de privados (incluindo sociedades off-shore) , mesmo que tal tenha a capa de mais valia social.

Estratagemas vários têm sido utilizados para abrir novas frentes urbanas, até em zonas protegidas pelos respectivos PDM's, um desses estratagemas é a habitação social, primeiro com o Plano Especial de Realojamento (PER) a coberto do qual foram feitos os maiores negócios e barbaridades sociais...em parceria! E agora, abandonado que foi o PER, apesar do "superávit" que há de habitação construida e desocupada, temos as muito queridas habitações a custos controlados .

O truque é simples e largamente utilizado na Area Metropolitana de Lisboa, para não mencionar sómente a Margem Sul,citando Luisa Shmidt (Expresso 23/12/2000) sobre a Flor da Mata no Seixal "alegando que os prédios são para realojamento , as autarquias, de mãos atadas pelos compromissos fundiàrios com os construtores civis, vão construi-los nas zonas que foram prometidas aos municipes como livres.Sempre é terreno mais barato..."

Outro truque em que são fundamentais as parcerias, e, Citando agora Miguel Sousa Tavares (PUBLICO 11/02/05) " Um bom exemplo de negócio de lucro garantido, envolvendo o favor do Estado, é a construção em zonas de paisagem protegida. A simplicidade é chocante, estando a construção vedada por lei, os primeiros que conseguirem afastar a lei, ou obter um direito de excepção,obviamente vão vender a um preço muito superior aos que constróem e vendem em zonas já saturadas"...

Acima são dados dois exemplos da miriade de cumplicidades e complementaridades que cabem na capa das denominadas parcerias , muitas mais caberiam, tantas como as estabelecidas, se umas haverá vantajosas para ambas as partes (as empresas privadas não existem para ser perdedoras) , nem todas, concordarão, são a favor do bem comum , muito menos da transparência negocial, se por vezes o "interesse publico" parece saír salvaguardado, quem perde sempre é o ambiente e com ele a qualidade de vida das populações, mesmo que aparentemente observemos um "empate técnico".

24 comentários:

Anónimo disse...

O Ponto Verde acha que só as construções clandestinas deverão ser permitidas na Flor da Mata!

Anónimo disse...

Mas nem tudo são más noticias. Algumas são mesma notícias de mau gosto. JÁ TEMOS NOVOS CARTAZES DA CÂMARA. Obrigada que foi pela Comissão Nacional de Eleições a retirar os cartazes que coincidiam com a campanha da CDU, a Câmara, deu-se ao trabalho, imaginem, de em tempo record mandar fazer e com o DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES PAGAR NOVA PUBLICIDADE AUTÁRQUICA EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES . Inconcebível num país dito democrático.São estes senhores que dirigem a nossa Câmara desde o 25 de Abril. São estes senhores que gastam o nosso dinheiro desta forma, o dinheiro de todos os contribuintes. Se quer continuar a viver num concelho assim, não vote fique aí sentado na sua casa. Se quer realmente um concelho ao nível dos melhores do país faça alguma coisa por ele, no dia 9 de Outubro vá votar!! www.vivernoseixal.blogspot.com

Ponto Verde disse...

Seria pedagógico que quem faz sistemáticamente alusões a construções clandestinas na Flor da Mata:
1- Se identificasse.
2- Identificasse quem as construiu
3- Que interesses tem na urbanização de uma zona protegida que poderia ser disfrutada por todos.

Anónimo disse...

Não ao gueto da Flor da Mata. A Câmara está a deixar passar o tempo e caladinha. Depois das eleições a população da Flor da Mata e Pinhal de Frades é que irão sofrer.

Anónimo disse...

Será verdade que o desanimo que se nota no PS - Seixal, em que quase não há campanha, é devido aos resultados de sondagens encomendadas pelo PS que dão a maioria absoluta à CDU, com hipótese da CDU eleger o sétimo vereador em detrimento do PS?

Anónimo disse...

Continuam a semear a contra-informação. Foi o que aprenderam na URSS. A última que eu ouvi dava um vereador ao BE e um menos à CDU

Anónimo disse...

Agora a oposição já só fala em que a CDU perde um vereador, isto está a melhorar não há dúvida que até dia 9 ainda a oposição vai dizer que a CDU vai ganhar um vereador!
E a propósito, a lista de apoiantes da CDU não para, ao que sei o envio do jornal de apoiantes para a gráfica já foi adiado por duas vezes face a novos apoios à CDU Seixal, muita gente ilustre deste concelho se prepara para, pela primeira vez, apoiar a CDU.

Anónimo disse...

pela primeira vez gente ilustre? entao e durante estes anos tem sido o povinho? só agora gente ilustre . vai ser interessante ver quem , e analisar se nao se trata do canto do cisne, com a teia dos interesses a dar o tudo por tudo para se manter no poder.

na amadora também eram todos ilustres no tempo do PC, de tal ordem que no segundo mandato do raposo os PCs como hoje o apoiam.

agora é qiue vamos ver quem tem estado este tempo todo por detrás do poder do PC no seixal. Os velhinhos que andaram a dar o corpinho ao manifesto no tempo da velha senhora vao ficar a saber o projecto de transformaçao social que o PC sempre defendeu para o seixal . um projecto que teve sempre na sombra "os ilustres" .

valha-nos o tempo para a luz da verdade.

Anónimo disse...

desculpem lá , se o sr silva e o filipe vieira e o querido e o belmiro e o tipo dos supermercados não aparecerem no jornal de campanha da CDU entao os ilustres serão sempre os mesmos .
Pois é a misericordia, pois é a costa azul, pois é os anjos , pois é ... o boa morte ...pois é a carla sacramento , pois é o candido mota.

Anónimo disse...

estamos a falar de apoiantes ou patrocinadores??

Anónimo disse...

a costa azul ainda existe? ainda nao foi implodida ? chiça isto nem com dinamite lá vai.

Anónimo disse...

Vamos lá a este ilustre:

Sr. Dr. Paulo Silva ou João Afonso, explique-nos lá a tentativa de golpe (fracassada), da CDU, para a direcção da ARPI da Amora? e os 1.500 contos que o sr. dr. fez esta associação gastar? Explique-nos a decisão favorável do tribunal, contra a sua vontade...

Diga-nos dr.não seria giro a banda da Amora participar no Festival Internacional, no concelho do Seixal? Porque é que o PCP e o sr. rebentou com ela? porque não conseguiram controlá-la?

Os amorenses não esquecem...

Claro que os ilustres têm que dar o nome senão não há avenças, contratos, negócios, né?

E o povo lá tem que pagar...

Anónimo disse...

Por este caminho ainda chegamos a uma parceria CMS/Banco Mundial, para betonizar toda a terra disponível no concelho.

Agora vem falar de ilustres e de rotativas paradas para entrarem novos nomes, e então no Seixal que tem ilustres para xuxu!
Sempre quero ver quem são os tais personagens e o que vão trazer a mais, em condições normais não entram nestas coisas sem quererem ganhar nada... um loteamento, uma avença, um terreno, um espacinho para um familiar, uma licença.

Anónimo disse...

as parcerias podem ser interessantes para o desenvolvimento local.

As parceiras podem obstaculizar o desenvolvimento local.

os casamentos pc/psd confundem o desenvolvimento local.

Anónimo disse...

Amigos, o orçamento camarário aqui no seixal é apetitoso. Os ilustres também têm boca e família. Enquanto a teta da vaca der, há que mamar...

Vamos ver a CDU perder e os ilustres mudarem de côr, como aconteceu no Barreiro, Montijo, Alcochete, Sesimbra...

Anónimo disse...

falar em teta não é amigo do ambiente .

como é possivel alguem imaginar sequer que em 31 anos a experiencia , a honestidade e a competencia não foram colocadas ao lado da boa fé e do serviço publico, impedindo assim a fomentaçao de clientelas ?

31 anos e nao haveria um sistema que impedisse o que de pior pode haver no poder?

menosprezam a experiencia porque nunca tiveram a honra de servir o povo. nós o povo , we de people , dont let the sun go down on me , viva fidel abaixo a reacçao, a luta continua .



falem antes da tanga do nosso país e deixem o mundo á parte que é o seixal.

Anónimo disse...

parceria ?

só se for a que a oposiçao tem feito com o PC no seixal .

passam-se do PC para o PS e são tratados como "ilustres". depois quando estao no PS foge-lhe para a emoçao e fustigam-se a si proprios até que tudo fazem para o PS perder.
mesmo aqueles que sao militantes veneram os comunas e agem de forma tao estranha só possivel num filme de felini .

o psd esse vai de fazer coligaçoes com o pc nas juntas .

deixem-se de balelas isto ta tudo arrumado. guardem a bandeirinha e tenham juizo .

Anónimo disse...

No PCP fale-se que o que se quer é não baixar os 20 mil votantes, caso contrário tá o caldo entronado. Os funcionários com contrato na câmara dizem que o emprego pode tar por um fio se não se votar CDU. A célula da câmara do PC faz esta chantagem. Até a brincar dizem que os avós tem que votar se não querem ver os netos no desemprego

Anónimo disse...

parcerias é aos pares ou pode ser em grupo económico ?

Anónimo disse...

Quem tem informação:

Quantas inaugurações se fizeram este ano, da responsabilidade da CMSeixal?

E no mês de Setembro?

E nos 3 anos anteriores?

Anónimo disse...

Será verdade que uma conhecida militente do PS, que faz parte da direcção dos bombeiros voluntários da Amora, no final de uma reunião com o candidato do PS, Menezes Rodrigues, surpreendeu os restantes elementos da direcção daquela corporação, com a afirmação de que "com este candidato pelo PS só nos resta votar na CDU!"

Anónimo disse...

Grande comicio de apoio À CDU, sábado, dia 1 de Outubro, pelas 21,00 na Sociedade Filarmónica Operária Amorense, com Jerónimo Sousa e Alfredo Monteiro. Aparece, vem dar mais força À CDU neste final de campanha, tendo em vista a eleição do 7º vereador.

Anónimo disse...

Gostaria de deixar aqui uma nota ao Ponto Verde. Permita-me que lhe diga que dificilmente obterá grande percentagem de comentários aos seus "posts" de forma objectiva e em caso de discordância, devidamente fundamentados de forma "polite". Contudo, o seu trabalho tem sido muito esclarecedor em muitos aspectos. Gostei do que vi e li. Voltarei. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Qual sétimo qual carapuça vamos todos votar para derrubar a CDU. Está já á rasca. è o concelho onde a CDU gasta mais dinheiro com o Jerónimo de Sousa (Jójó) acampado no Seixal!!!