sexta-feira, setembro 09, 2005

IMPLOSÃO OU O NOVO CAVALO DE TROIA ?













Ambiente e sustentabilidade de Troia em causa com projectos mégalómanos para uma zona de excepção paisagistica e ambiental - foto Carvalhar, o fim de mais um paraíso.


Todos vimos em directo, o "monstro " a ceder a Sócrates, na figura da demolição daquelas duas torres, signo de todo o mal. O Primeiro Ministro bem que sublinhou o lado simbólico da implosão, pois, o que ninguém garantiu ainda, foi que no futuro não se virá a fazer igual ou pior, ali mesmo ou um pouco mais a Sul.

Teme-se realmente que a nuvem de poeira que se ergueu depois da demolição tenha sido bem mais simbólica que o monte de entulho que restou de toda aquela encenação. É que as pressões levam mesmo a antecipar o pior, e o pior começa a desenhar-se para aquela faixa de cinquenta quilómetros de areia dourada e quase virgem a pouco mais de meia hora de Lisboa.

No imediato a Câmara de Grândola está num afã para que o Governo declare o "interesse publico" de dois empreendimentos para a freguesia de Melides e que traduzem 2192 camas num projecto para 200 hectares, com 240 moradias e 862 apartamentos.

Contrário a este desejo está a QUERCUS que já ameaçou com um recurso a Bruxelas se a "declaração de utilidade publica" for dada pelo governo.

Outro projecto para Grândola é o da Herdade do Pinheirinho, mais 213 hectares para 204 lotes para moradias, os restantes destinam-se a Hoteis, aparthoteis e aldeamentos turisticos, contabilizam-se aqui 2971 camas.

Subindo a costa , temos projectos do Grupo Espirito Santo para o Carvalhal (7600 camas) e mais acima, na Comporta, mais dois empreendimentos BES e mais 6500 camas.






Chegamos finalmente a Tróia e ao projecto SONAE/AMORIM/PESTANA, vêm para aqui 14330 camas. O somatório de todos estes projectos é de 30000 camas.

Por parte dos cidadãos, a Associação Viver Troia afirma que se vai erguer um cordão urbanistico enorme,por parte das autarquias e promotores vem o argumento que manter esta àrea virgem é contribuir para a desertificação do Alentejo e garantem que os projectos vão, "manter os valores naturais num desenvolvimento sustentável".

Depois da Sintrização da Margem Sul parece que vamos assistir à Algarvização de Troia e Costa Vicentina?

13 comentários:

Anónimo disse...

Que chatice, a Câmara de Grandola não é comunista...

Anónimo disse...

...Que pena, já não podem alegar que este blog é um perigoso site anticomunista.

Anónimo disse...

Que continua a efectuar uma politica de ataque às autarquias comunistas continua, mas os tipos do PS estragam tudo...

Anónimo disse...

Interessa-me lá se Grândola é PS ou comunista... aquilo que me interessa é o concelho do Seixal, é aqui que vivo, é aqui que vejo e sinto o vazio de projectos e de ideias dos comunistas. 30 anos de poder e... betão, betão, e pouco mais.

Uma vergonha a paisagem urbanistica do concelho do Seixal!

Esta é a realidade: fraca qualidade de vida no concelho do Seixal.

Temos um escape: Fonte da Telha (Almada)

Anónimo disse...

Temos outro escape:

Parque da Paz (Almada)

Anónimo disse...

O único vazio de ideias é o Manuel Said, parece que tem uma "CASSETE" e não sabe dizer mais nada...

Anónimo disse...

Penso que o projecto deve ter alguma qualidade, mas parece-me efectivamente excessivo o n.º de camas previsto para a costa algarvia, nomeadamente no concelho de Grandola. E mais, é altamente preocupante a pretensão da Câmara em querer instalar ali pessoas com residencia fixa, ou definitiva; pelo menos é o que se depreende do projecto ao pensar para o local uma escola básica 2,3.

Anónimo disse...

Os 10 Mandamentos do Ponto Verde e do A_SUL
1 - A Câmara Municipal do Seixal ao longo de 30 anos só fez asneiras e é a culpada de todos os males, incluindo as unhas encravadas dos munícipes.

2 - O Poder Central não teve qualquer responsabilidade na vida dos municípes dos concelhos que elegem câmaras do PCP e por maioria de razão dos do concelho do Seixal.

3 - Toda e qualquer obra feita pela Câmara Municipal do Seixal foi desnecessária, mal concebida, mal realizada, despesista e condicionada por calendários eleitoralistas.

4 - Qualquer proposta da Câmara Municipal do Seixal deve ser rejeitada, na Assembleia Municipal ou na Assembleia da República por ser necessariamente má e não fundamentada.

5 - As Câmaras que não são comunistas são as melhores amigas do ambiente e dos bons munícipes que as elegeram.

6 - Os textos produzidos pelo grande líder Ponto Verde são inspirados pela razão e como tal, antes de serem recolhidos num grandioso Livro Dourado, devem ser espalhados pelo maior número possível de meios de comunicação locais.

7 - Quando for eleito, Menezes Rodrigues será o melhor Presidente de Câmara que este concelho, distrito, país e continente europeu já viram.

8 - O betão é o pior dos males, excepto aquele que eu construi clandestinamente na Flor da Mata e aquele que o Menezes Rodrigues promete para a Ponta dos Corvos.

9 - O Benfica é vermelho tal como os comunas, e para vermelhos aqui no Seixal já chegavam os comunas, por isso sou contra o Centro de Estágios.

10 - A REN e o ambiente não nos interessa grande coisa, pois o único objectivo é correr com os comunas, mas para enganar os papalvos convém parecer que sim.

Ponto Verde disse...

Tem tudo muita graça... quanto ao ponto 8 é pena que o senhor não se identificar e continue à pesca do perigoso "líder" Ponto Verde aq!uela do "eu construí clandestinamente na Flor da Mata" francamente corrija o tiro para outro lado pois deve esté rotundamente enganado na "personagem" e está meu caro, a ser calunioso! Passe bem.

Já que se põe tão bem na pele de outro e aqui passa tanto tempo de expediente, porque não fazer um blogue sobre as virtudes de ser o que o senhor defende e eu critico?

Pedro Veiga disse...

Enquanto houver um cm de costa livre os senhores da construção não ficarão descansados! A única coisa que poderá impedir este assalto do betão são, infelizmente, as alterações climáticas e consequente subida do nível do mar!

Anónimo disse...

Agora o Ponto Verde está a convidar-me a desistir de comentar as inverdades nos seus posts e a mandar-me fazer um blog... Certamente se eu blogasse num blog próprio, ele ficaria livre para escrever as mentiras que lhe apetecesse, mesmo até as alucinantes relativas a uma censura pela google motivada por pressões dos comunas! Não me convence, o bom trabalho efectuado pela Câmara Municipal do Seixal está à vista de quem quer ver, e não precisa de ser defendida em blogs, agora as mentiras do Ponto Verde têm de ser desmascaradas, por isso EU FICO a comentar as mesmas...

Anónimo disse...

Publico de Hoje, ver crónica de Miguel Sousa Tavares, senhores autarcas tenham juizo.

Anónimo disse...

Não parece que assim seja basata correr com os incompetentes e isso acarretará por iner~encia correr com os comunistas!!!