quarta-feira, setembro 14, 2005

BAÍA E O SEIXAL DEBATE NA CRUZ DE PAU













Há um lugar comum em qualquer candidatura ao Seixal, a "Recuperação da Baía" , como já não é novidade tal empresa, inventaram agora outra, o "Novo Hospital", mas não nos afastemos da Baía. A Baía é um tema que "vende" há mais de vinte anos, e desde então não se avançou grande coisa, antes, piorou largamente.

O Estado da Baía piorou nas ultimas décadas, sobretudo pelo aumento brutal da carga humana, quer nas suas imediações (sobretudo Arrentela e Seixal) mas também noutros pontos do concelho de onde vem esgoto não tratado (ver post de ontem). A somar a isto veja-se o abandono a que esta margem tem estado votada apesar das intervenções pontuais e de gosto discutivel de que tem sido alvo.







A água ninguém tem duvidas , é de muito má qualidade,é mesmo um "perigo para a saúde publica" tal como as areias, o lixo acumula-se sem que alguém se preocupe em o recolher. Apesar de ali junto se construir um faustoso passeio e se ter instalado uma embarcação destinada a restaurante, uma iniciativa a aplaudir, mas e o esgoto desse restaurante? É despejado directamente para o rio?





A qualidade da areia óbviamente que não pode ser melhor, é também ela um atentado à saúde pública, e é pena, já aqui se mostrou o que em outras paragens se tira partido do que se não tem e aqui se desperdiça, veja-se de novo Paris e o que improvisaram mesmo não tendo praia, imagine o que poderia ser no Seixal se tivesse autarcas com outra visão... e uma Baía que não continuasse a ser o vazadouro de esgotos não tratados ou tratados "faz de conta"...








Mas deu para perceber que não será com esta perspectiva Europeia e desenvolvida das imagens ao lado que os Seixalenses vão certamente conviver pelos desejos da continuidade. Um desejo que é preciso travar! Mais quatro anos do mesmo?
É que para 48 já bastaram os outros...
______________________________________________________

É que tive um pesadelo e acordei em plena discussão na Cruz de Pau no estimulante debate no CDCP , com todos os candidatos à CM do Seixal.E acordei com a Imagem de um Alfredo Monteiro que se me revelou ser um Alfredo Monteiro que não tem a minima ponta de humildade ou ideia no que se afigura como um narcisismo transbordante e egocentrismo delirante sublinhado por intervenções da plateia e abracinhos no intervalo como os de Paulo Silva no seu melhor...

Ficámos a saber a triste ideia que o recandidatável Edil tem para o Concelho, mais do mesmo , o que considera óptimo (obra feita), tendo achado certamente no seu imaginário , ter resolvido a contenda com com vários golpes "inteligentes" e certeiros em nove mandamentos que até podiam ser estes extraidos do fundo do pesadelo:

-Páh! O futuro do Seixal está entre os que estão a favor ou contra o Hospital... uma luta com um inimigo exterior calha sempre bem, distrai as atenções e pretende o etério, quem o não deseja?Prometo com o Hospital o aumento da esperança de vida, a cura das hemorródias e outras disfunções...
-Páh! Fiquemos descansados que Eu zelo por vós, rezo todas as noites a oração do PDM que só Eu conheço , e nela incluo as vossas preocupações de ordenamento, contenção urbana , segurança e ensino e sonho com as reuniões do Forum Seixal...
-Pàh! Saibam que a versão do turismo no Seixal por mim idealizada trará ordas de turistas desejosos de conhecer esta reserva que não fica nas Caraíbas mas a meia hora da Capital de um país Europeu.
-Páh! O Seixal Saudável é o reconhecimento internacional do Líder (Je), seu mentor e timoneiro.
-Páh! Nos próximos três anos os esgotos estarão tratados a cem por cento, não explicito se neles vou incluir os que são vertidos sem tratamento naqueles já tratados...mas declaro-os todos tratados aliás caquinha de bébé é oiro...não é bébés????
-Páh! Espaços verdes nascerão, haverá oito hectares na Quinta da Trindade (?) Doutores na Universidade (aberta!) , e outras Quintas e espaços que tais serão conquistados...
-Páh! A Cucena um Gueto? Eu que há quatro anos disse em sessão de Câmara que não sabia o que é um gueto, e pelos vistos continuo a não saber...mas visitem que é bonito...e eu vou ver o que quer dizer no dicionário, aliás como se escreve dicionário? Ah Pah!, é com PH claro!
-Páh! O Boletim Municipal é um "serviço publico" para promover a minha imagem sem qualquer esquadrão ...e o encarte no Expresso uma promoção imperdivel para o Concelho (e Almada também fez uma...).

-E prontos Páh!, tudo está bem quando acaba em bem , votem em mim que os outros candidatos de nada percebem, nada sabem , serei eu e o Caos, portanto votem em mim Páh! Palavras para quê? Os outros só dizem asneiras, mentiras... não conhecem a realidade... aliás há candidato que não Eu? PÁAAAHHH???

Acordei finalmente sem conhecer o décimo mandamento de Alfredo...

18 comentários:

Anónimo disse...

Pah ! O professor Alfredo é o maior.

Diz aqui neste post o que defendeu o professor. E os outros ? O que defenderam eles ? Que ideias apresentaram ?

Que falta de ideias aquilo foi !

Anónimo disse...

Este post demonstra o estadode espirito de desespero do Ponto Verde. Senão vejamos: A esmagadora maioria das pessoas que estiveram no debate chegaram ao final com uma certeza dos 5 candidatos presentes, só dois demonstraram ter conhecimentos e ideias para o concelho, e que foram Alfredo Monteiro e Manuel Pires. Os outros 3 foram de uma pobreza total, com especial realce pela negativa para Menezes Rodrigues, o qual demonstrou ser um paraquedista, que desconhece a realidade do concelho e que não apresentou qualquer ideia para o mesmo. O Ponto Verde, desesperado, após ter apresentado Menezes Rodrigues como o melhor candidato para o concelho, vem para aqui falar no Alfredo Monteiro nos termos em que o faz?
ASSIM SE Vê A INDEPÊNDENCIA E OBJECTIVIDADE DO PONTO VERDE!

Anónimo disse...

Este ultimo senhor é delirante, para que ninguém tenha duvidas do que se escreveu, faz o relato ao contrário da matéria que supostamente comenta...

Nunca vi aqui uma frase que seja em defesa ou promoção de que candidato seja.Tenho lido muitas criticas bem fundamentadas à actuação da CDU no poder há 30 anos.

Anónimo disse...

O Ponto Verde esteve no debate e não fez qualquer pergunta sobre ambiente? E só ouviu o Alfredo Monteiro a falar? Não teve ouvidos para os ouros quatro candidatos? Não ouviu as excelentes propostas ambientais apresentadas pelos mesmos (risos)?
Isto demonstra que ele no fundo admira o Alfredo Monteiro e que apenas tem ouvidos para o Professor!

Ponto Verde disse...

Caros comentaristas "residentes" , não vi nem ouvi o que os senhores queriam e gostariam que repetisse, para isso estavam lá os vossos camaradas Jorge Silva, Corália, Judas...Paulo Silva...

Esses, tal como a maioria da sala era um espelho do simulacro de democracia que aqui instalaram, aliás o moderador teve o cuidado de dizer que era a mais pequena assistência dos debates que já tinha organizado.

Continuo a tirar o chapéu para a organização do PCP, mas aquilo ontem parecia a brigada do reumático, só se falava de maleitas e doenças na assistência ao meu lado, pelo que percebo a vossa insistência no hospital.

Candidatos são candidatos, as suss propostas valem pela sua exequidade (o que um hospital em Rede Natura 2000 não é!) , os candidatos não Monteiro fazem bem em não prometer muito, pois não sabem de todo o buraco em que se vão meter, Monteiro pelo seu lado tenta a todo o custo continuar a tapar o buraco para não revelar a sua incompetência... e depois vem meter o atamancado fantasma de Ferreira Torres.

Preocupa-me não é que desconheça os dossiers, preocupa-me é que quem os fez continue a mentir aos seus municipes (exemplos - oito hectares da Qta da Trindade...àgua de qualidade para 50 anos...Seixal motor das cidades saudáveis, referência na Europa...) É que nem Kim Il Sung!!! E prometa mais espaços verdes, o sucesso da habitação social quando há expansão urbana em todas as direcções e nem um fogo afecto a pessoas carenciadas... e dizer que a Cucena é um sucesso!!! É MENTIRA!!!

Quanto aos outros candidatos, não os ridicularizem, isso não é democracia, e o Seixal não é o vosso feudo eterno. O porimeiro partido do Seixal não é o PCP, é a abstenção que os senhores tão bem promovem.

Só não percebi porque é que o Prof Manuel Pires está tão a reboque do Sr.Monteiro...O PSD emigrou para a AR?

Anónimo disse...

A reboque, essa não entendo, estive no debate, não sou do PCP, sou do PSD e conclui que só há dois candidatos com capacidade para serem Presidentes da Câmara: Alfredo Monteiro e Manuel Pires. Os outros são autenticas nódoas, com especial relevância para o candidato do PS - Será que o PS não tinha ninguém melhor residente no Seixal?
Manuel Pires e Alfredo Monteiro demonstraram conhecimentos profundos da realidade concelhia, e quem os tem reconhece que a CDU fez algum trabalho. No PSD reconhecemos isso, mas entendemos que podemos fazer melhor.
O debate demonstrou que quem não quiser votar em Alfredo Monteiro, como é o meu caso, só tem uma solução, votar Manuel Pires. Os votos nos outros candidatos são votos perdidos.

Anónimo disse...

Agora temos os pró CDO a dizer que só há dois candidatos Alfredo Monteiro e Manuel Pires, e os do PSD a defender que só dois candidatos há, Manuel Pires e Alfredo Monteiro, claro que os outros são uma "nódoa", ainda mais "nódoas" que se distinguém no lodo que este concelho se tornou.

Anónimo disse...

Parece-me que o único que está a mentir é o Ponto Verde, senão vejamos: Os 8 hectares na Quinta da Trindade existem e são propriedade da CMS! A água do Seixal é reconhecida por todos como sendo de qualidade, só o Ponto Verde é que diz o contrário...

Anónimo disse...

O Post e hoje do Ponto Verde apenas demonstra a raiva que o mesmo sente por ter assistido ao debate e verificado que:
a) Alfredo Monteiro é o candidato melhor preparado para Presidir à Câmara Municipal do Seixal;
b) Alfredo Monteiro ter demonstrado que é o único que tem ideias para o concelho e que conhece o concelho;
c) Os outros candidatos, com excepção do Manuel Pires, demonstraram um vazio total de ideias;
d) Que anda aqui o Ponto Verde há alguns meses a denunciar alegados problemas ambientais, e nenhum dos candidatos da oposição utilizou o seus argumentos, o que demonstra que não levam a sério este blog ou que até os próprios candidatos da oposição sabem que os mesmos não são verdade;

Anónimo disse...

Agora o Ponto verde deveria ser o mentor espiritual das oposições, e se o não é , as suas opiniões não são válidas, francamente!!! Se a oposição tivesse apresentado ideias contidas neste blogue certamente que viriam a terreiro dizer que estava ao serviço do BE, do PS e do PP... E gostava sim que mostrassem no que ficou reduzida a quinta da Trindade onde estão os oito hectares da Câmara, na foto de um dos posts anteriores não se percebe muito bem onde põem oito ha naquela nesga de terreno em volta do edificio.

Anónimo disse...

Sugiro que cada um de nós escreva aos vários candidatos do seu municipio e lhes diga claramente que daremos o nosso apoio a quem realmente se compromenter em resolver os problemas ambientais mais urgentes do concelho. Eu já contactei com os candidatos à câmara da amadora.

Anónimo disse...

QUEM ESTÀ ENGANADO??? VOCÊS OU ELE????

A culpa não é nossa é da Simarsul dizem os defensores da Câmara!! Mesmo ontem o presidente Alfredo Monteiro, no debate do Setúbal na Rede, prometeu em 2008 a Câmara iria ter "100% dos efluentes tratados". Então ele promete coisas que não é ele que vai cumprir??? Não tem responsabilidades mas para fazer promessas já pode??? Incoerência!!

Anónimo disse...

É impressão minha ou o PSD e a CDU preparam-se para re-editar na CMS as estranhas coligações ideológicas das Juntas de Freguesia de Amora e Corroios ?

Tanta simpatia mutua cheira-me que já perceberam que a CDU perde alguns votos e que o Professor Alfredo vai precisar do Professor Manuel para aquilo dar 50%+1

Mais uma vez o PS vai ficar a chuchar no dedo a falar sozinho.

"Penso eu de que"

Anónimo disse...

È preciso espalhar...
È preciso contar...
È preciso notificar...
Que se você votar... tudo isto pode MUDAR!!!!! Por um Seixal melhor, por obséquio VOTE!!!

Anónimo disse...

Nota InformativaPublicações autárquicas em período eleitoral
(CNE)

"...O mesmo acontecerá se as imagens utilizadas na revista tiverem claramente uma função de promoção de um candidato, nomeadamente através da sua sistemática e repetida divulgação.Logo, uma autarquia local, ao publicar um boletim que vai ser distribuído durante o período eleitoral, não pode utilizá-lo para criar uma situação de favorecimento ou desfavorecimento das candidaturas no terreno..."

Saiba mais em: www.vivernoseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Professor??
Então já vejo a qualidade do ensino. Mas professor de quê? Trabalhos manuais? Isso era qualquer um que não tinha qualificação para dar aulas.Era a abertura para os que estavam a tirar o 5º e 7º anos e irem ganhar umas massas. Alguns davam estas disciplinas sem nunca as terem tido nos seus tempo de liceu.
DEpois enquanto esteve nas cavaquinhas era de uma incompetência tão grande que os problemas da escola (penetração da chuva, frio, etc, etc) nunca eram resolvidos. Eu andei lá e sei do que falo.
A culpa era sempre dos outros eles estavam lá para fazerem umas reuniõese entreterem os alunos, daí a dificuldade destes quando seguiam para a universidade.

Anónimo disse...

è professor e pronto. Não tem nenhum curso superior nem bacharelato mas é professor. Acho muito mal estarem a dizer mal do senhor...
não havia nexexidade!!

Anónimo disse...

oh pá essa coisa do prof também tem muito que se lhe diga. O outro tambem diz que tem um curso ....