quinta-feira, novembro 06, 2008

O DESCALABRO 8 - A SOBREDA




A Sobreda é uma terra antiga, cheia de história e património :

"
Suvereda é a forma mais antiga de Sobreda e significa lugar de sobreiros e é sinal de povoamento florestal que parece ter sido abundante nas colinas a norte e sul do vale da Sobreda. Fez parte da freguesia da Caparica, desde a fundação desta em 1472 até 4 de Outubro de 1985, altura em que é desanexada e elevada a freguesia."

Hoje o património construído resume-se ao Solar dos Zagalos , a igreja e algumas construções privadas que mantiveram a traça original.

O património natural do qual herdou a toponínia (os sobreiros) desapareceu quase que por completo para que por todo o lado nasçam urbanizações e mais urbanizações, primeiro , na década de sessenta/ setenta , constítuídas por moradias unifamiliares, depois da década de oitenta deu lugar a edificios de grande volumetria e densidade habitacional.


A Câmara de Almada conseguiu transformar uma das melhor localizadas freguesias da Margem Sul, num suburbio desarrumado , feio como tudo o resto em seu redor e cheio de problemas de mobilidade entre outros, comuns à maioria das freguesias desta Banda.
_________________________________________________

HOSPITAL DO SEIXAL, DA NECESSIDADE AO EMBUSTE











Hoje esteve em campo, para consumo externo (telejornais e imp
rensa) e (interno) eleitoral, mais uma acção de diversão intitulada Hospital do Seixal .

Sobre o tema já escrevemos, de forma politicamente incorrecta , mas realista, sobre esta farsa aqui(clique) e também aqui (clique) e aqui também (clique) e mais ainda aqui (clique).

14 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto, todos estes pédios , é tudo muito triste e feio,

Anónimo disse...

É pena k não haja trabalhos jornalisticos com esta dimensão. Um verdadeiro levantamento da Margem Sul,parabéns.

Daniel Geraldes disse...

Caro Ponto Verde,

faça uma pausa nos seus descalabros, porque fico imensamente triste quando vejo o mal (urbanismo) que os comunistas fazem na Margem Sul.

Anónimo disse...

Almada - a Galinha de Ovos de Oiro do PCP e seus autarcas, alimentada pelos lobbies ( unipessoais ou empresariais) do betão diante do medo para denunciar ou até colaboração dos partidos da oposição.
Todos a comer na mesma gamela e a população a pagar.

Anónimo disse...

Vocês acreditam no que escrevem ou pensam que é uma forma de fazer política?

Conhecem o país?

É uma tristeza ler os comentários aqui deixados e perceber que PS e PSD não são alternativas. É com muita pena minha mas se existem coisas mal na margem sul também é por falta de oposição construtiva e por bloqueio dos sucessivos governos.

Mudar é preciso, é sempre preciso, mas acabemos com a ditadura da alternância em que estes sucessivos governos nos fizeram ter os salários mais baixos da europa e ter um país onde a corrupção é das mais altas.

Em Lisboa oferecem-se casas aos ricos, em Vila Nova de Gaia existem muitas dívidas, no porto não há diálogo e estes parólos vêm para aqui lançar mentiras.

Anónimo disse...

Já lá vai o tempo em que as traseiras do meu antigo colégio situado na Sobreda era um montado. Local aonde faziamos os nossos corta-matos e aulas de educação fisica, local aonde ira apanhar medronhos, local sossegado e bonito... comecei por assistir à contrução dos prédios adjacentes a esse mesmo colégio, e num espaço de tempo muito curto, o montado desapareceu... e a Sobreda ficou no estado em que conhecemos....

Anónimo disse...

O Colégio Campo de Flores devia mudar o nome para Campo de Cimento com via rápida ao fundo , à atenção do Dr Ricardo

Anónimo disse...

A gigantesca operação produzida a propósito das eleições presidenciais nos EUA não pode ser desligada da actual crise do capitalismo – que tem tido particular expressão nos EUA – e das várias tentativas em curso que procuram reabilitar o sistema capitalista e o papel da potência hegemónica que os EUA constituem no plano internacional.

Não ignorando diferenças entre os candidatos republicano e democrata, a verdade é que ambas as candidaturas não disfarçam o seu vínculo a um projecto de dominação no plano económico, ideológico e militar do mundo.

Para o PCP a eleição de Barack Obama como presidente dos EUA está longe de corresponder às expectativas que a gigantesca campanha mediática mundial procurou criar para construir a ilusão de uma mudança e de uma viragem na política dos EUA e do seu papel na esfera internacional.

Gabinete de Imprensa do PCP

Anónimo disse...

Este PCP está sempre com dúvidas primeiro tinha dúvidas se os aviões tinham atingido as torres ou era ficção, depois tinha dúvidas que fosse coisa do terrorismo agora tem dúvida se Obama é um bom presidente para EUA. Que chatice!

Anónimo disse...

Quem escreve sobre assim sobre a questão do hospital é parvo!

Anónimo disse...

Ninguém diz que não a ter um hospital na sua terra, mas porquê um hospital naquele sítío ? Que interesses há por detrás disso?

Anónimo disse...

O Hospital onde o querem fazer é para betonizar aquele Sitio Rede Natura 2000 aproveitando o projectado IC32 , betão e alcatrão, a combinação ideal.

cidadao disse...

A LOCALIZAÇÃO do hospital do Seixal é algum DOGMA que não possa ser equacionado e discutido pela população? Ou há algum compromisso em ocupar aquele espaço?

Rui disse...

Acompanho o vosso blog com algum interesse mas com alguma estupfacção também. Ora na segunda foto aparece precisamente a zona e o prédio onde eu moro e acho triste que ao tirarem a foto dessa prespectiva, só queiram denegrir uma zona que é exremamente calma, bem rodeada de espaços verdes e jardins. Se há coisa que eu gosto desta zona onde vivo é precisamente o dasafogamento de paisagem e ver de manhã a serra da Arrábida. Se querem ver descalabros, vã otã osomente a santa marta do pinhal, a floresta de cmento. Já agora uam sugestão de melhoria da sobreda: Porque não há sequer passeio para se circular entre a sobreda e corroios? e aquela vala real aberta e se mqualquer intervenção radical de fundo? E ciclovia a ligar sobreda, lazarim e corroios? Muito falta se mdúvida fazer , mas floresta e excesso de betão não é de certeza o pior mal a apontar!