Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
quinta-feira, novembro 13, 2008
O CAOS NÃO SE RESOLVE, AGRAVA-SE
O Concelho do Seixal é um caos em termos de circulação viária, a causa está como é óbvio no desmesurado crescimento urbano e populacional ao qual não correspondeu uma melhoria equivalente de vias de comunicação .
A entrada no Fogueteiro é um martírio diário que não se pode evitar até chegar ás ramificações que depois vão lentamente distribuindo o tráfego, primeiro a saída junto á Galp , depois o cruzamento Seixal /Torre da Marinha e todos os outros que partem do eixo principal que é a EN 10.
Ora acontece que deparamos esta semana com o encerramento de uma dessas entradas, a primeira acima mencionada, junto à GALP do Fogueteiro e que servia O Bairro dos Lirios ( acessos á Escola Secundária, a Vale de Chícharos ...) a partir da Rua Estácio da Veiga, algo surreal e que está a revoltar a população .
A população residente considera insensata aquela decisão da Câmara do Seixal que vai provocar mais poluição , mais gasto em combustível para além dos reflexos na vida local de muitas empresas ali instaladas e que ficarão sériamente prejudicadas por aquela incompreensível alteração do trânsito e dos acessos.
Quem ali vive vai ter que entrar nos semáforos junto à Cooperativa Agrícola , seguindo depois por uma rua que geralmente está permanentemente obstruída , situação que se vai agravar pois todo o trânsito que entrava pela via agora cortada vai ter de passar também por ali criando mais uma situação de bloqueio em toda a EN 10.
Além do mais , com estas obras não só continua por resolver o acesso dos moradores daquela área residencial, à zona comercial, ali bem perto como vêem esse acesso por via pedonal, quase intransponível, a não ser de automóvel!
Assim se trata a mobilidade pedonal e a circulação rodoviária no Seixal, assim se fecham mais umas empresas no Seixal e se cria mais desemprego .
É visivel na imagem o problema agora criado , para quem viva no centro geométrico daquela zona e fazia o percurso mais curto ( a verde) , vai ter agora que optar pelo acesso a amarelo ou a vermelho, qualquer um deles obrigando a percorrer uma maior distância e quer um quer outro percurso, muito congesationado ao final da tarde.
Isto para os residentes , para as empresas ali estabelecidas é a certidão de óbito, bem como para os empregos ali existentes.
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O Milagroso sistema de saúde Cubano visto por dentro (clique) , e lá não há quem se manifeste.
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INADMISSIVEL
O Vandalismo sobre o oudoor do PSD a apelar ao voto nas próximas eleições!
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27 comentários:
Aquela entrada pode ser contornada: para quem vem de sul segue como fosse para o Continente, chega à primeira rotunda, segue em frente e vai dar ao mesmo local se saísse no local mensionado (junto à Galp). Os moradores, dessa zona, que queiram ir ter à Nacional ou ir ao continente, fazem o percurso inverso. Os acessos tanto para sul como para Norte estão bem definidos e são bons. Para quem estava habituado a fugir do trânsito por aí (como eu) agora apenas tem que sair da N10 um pouco antes e a volta, que não é muito maior...
Com melhores acessos, com este código do trabalho, com os salários que se praticam e sem comunistas viviamos no paraíso!
A sugestão dada pelo anterior comentário é válida, só que ao fim da tarde não há volta a dar e os acessos ao Continente estão congestionados para quem pretende ir para o Casal do Marco, Torre da Marinha ou Paio Pires por exemplo. Mais poluição ,mais gasto em combustível em tempo, em paciência .
Em resposta ao comentário de 11/12/08, ás 5.21h, tenho a dizer que efectivamente qualquer entrada pode ser contornada, mas não será por acaso que o Rio Sul tem acesso directo. Quem não quiser entender a situação dos comerciantes da Quinta dos Lirios, tem de ser incensivel á questão social destas pessoas. Quem foge ao transito por ali, também anima aquele comercio que lá está á muitos anos, e do qual depende tanta gente. Vamos lutar por melhorar um cruzamento, e não matar os pequenos comércios. A solução que aponta leva as pessoas a passarem mais uma vez em frente ao Rio Sul. Ou seja, trata-se de aproveitar a obra feita na altura da ampliação do Centro Comercial, a qual foi pensada para melhorar, em primeiro lugar, o acesso ao Rio Sul Shoping, e não criar alternativa ao cruzamento da Estácio Veiga. Então as pessoas que ali trabalham não valem nada?
Como é que eles dizem ? Ah já sei, TRABALHO , HONESTIDADE E COMPETÊNCIA , são uns criativos esta malta da CDU , onde põem a pata estragam tudo.
"Tal bloqueio vem prejudicar todos os moradores e empresários da zona. Os automóveis vindos de sul, e que utilizam a Rua Estácio da Veiga para acederem aos seus destinos, vão ter que percorrer um trajecto longo, lento e congestionado, até à rotunda de Paivas" errado têm apenas de se dirigir até à Rua General Humberto Delgado ou aceder virar à direita subir em direção ao continente e virar na rotunada em direção à Cruz de Pau depois meter-se na Rua General Humberto Delgado
Caro Blogger:
É com enorme prazer que leio os seus textos e como procuro habitação na margem sul queria o seu conselho.
Onde me aconselha? O meu limite são os 100M €
Obrigado e continuação de bom trabalho.
Agradecendo a cordialidade tenho enorme dificuldade em dar tão importante conselho, maior facilidade terá se abordar por exemplo o Dr.Paulo Silva no seu blogue Seixalsim www.seixalsim.blogspot.com que terá melhores conhecimentos e mais positivos sobre o tema em questão e uma visão mais optimista sobre o imobiliário na Margem Sul, pois tem ligacões priviligiadas com quem partcipa habitualmente no Salão Imobiliário de Lisboa.
Obrigado pela sugestão.
Um abraço
Caro Anónimo,
permita-me ajudâ-lo, acho que com 100M € e tendo em conta esta crise financeira devastadora e com esse dinheiro todo, tendo em conta o que tenho assistido, com um pouco de sorte ainda consegue que lhe vendam o Seixal por inteiro.
Não existe nenhum sitio no mundo para o qual não hajam alternativas, a diferença é as voltas que temos de dar para lá chegar. O cruzamento é perigoso, então melhora-se, ou a solução que vamos encontrar vai ser sempre anular acessibilidades, de modo a deixarem de ser problemáticas. Será que não querem entender a dimensão deste problema. São postos de trabalho, e pequenas empresas para as quais a vida já está bastante dificil. Vamos melhorar o cruzamento, existem soluções. É nisto que peço que se concentrem, num interesse legitimo de um conjunto de pessoas que só procuram manter os seus empregos e negócios. Obrigado.
A verdade é que este cruzamento é muitas vezes desrespeitado e muitas pessoas que saem da urbanização em vez de virarem à direita (obrigatório) acabam por virar para o lado da Cruz de Pau, o que tem causado dezenas de acidentes por ano.
A situação incomoda-me e prejudica-me na minha rotina diária, mas às tantas não sei se não previligia alguma segurança rodoviária.
O problema está de facto no início, no planeamento que nunca existiu convenientemente e que nunca pensou nestas questões e que nunca pensou que o número de veículos que agora terão de se deslocar por outras artérias vão enchê-las, pois as mesmas não estão planeadas e pensadas para este volume de tráfego.
Além do mais sendo esta uma estrada nacional imagino que as obras não sejam de responsabilidade autárquica, mas sim do Instituto de Estradas.
É uma EN , mas alí tem o nome de AVENIDA, Ah pois é bébé.
A suspensão daquela entrada em nada, ou pouco nada, vai alterar a vida dos comerciantes, porque, aquela entrada é em grande parte utilizada para fugir ao trânsito da N10, quem quiser ir ao comercio local, continua a ir sem problemas nenhuns. Em relação à poluição causada pelo congestionamento de outras zonas, a poluição atmosférica é difusa, e não se combate com a alteração de entradas ou saídas de estradas, mas sim com uma politca sustentável de transportes publicos, porque a poluição é causada, em grande parte, pelo uso do transporte privado. O congestionamento para Casal do Marco e afins não me choca.., repare quem mora para Av. Bento Gonçalves em Almada, passo a explicar, avenida de Almada que dá acesso ao Centro Sul e acesso à Ponte 25 de Abril.. desde as 7h-7h30 até às 10h que está congestionado, tanto aquela avenida como todos os acessos à volta, com o metro de superficie a apitar (uma aberração aquele trajecto) e os carros também.. para além da poluição atmosférica, há também a poluição sonora..
como disse a melhoria do transito passava uma melhor politica de transportes; já que se tem o metro de superficie a circular nas principais avenidas, aumentar o nº de autocarros que ligam a periferia ao metro, colocar os passes a preços acessiveis (diga-se de passagem que a margem sul deve ter os transportes mais caros do país, porquê?)
Mas é o que temos.. cada um a pensar por si.
A imagem do google diz tudo sobre os percursos a que vamos ser obrigadosdepois de fechada a actual entrada.Mais Km percorridos são mais cobustível, mais trânsito, mais tempo e também maior possibilidade de sofrer ou provocar um acidente.
Fazem tanta rotunda, talvez alí se pudesse pensar numa não ?
Os residentes daquela local são mártires, levam com a vala do Rio Judeu e com os maus cheiros, levaram com o combóio em cima, com os viadutos do continente e agora isto. Chega!
Se os acessos não são importantes para a vida dos comércios locais, então experimente-se cortar um acesso um centro comercial? à pois é, isso nunca acontecerá, porque são esles que os pagam e os pensam. Os pequenos comércios necessitam e muito que os acessos que sempre existiram se mantenham inalterados. Este cruzamento existe á muitos e muitos anos, anulá-lo liquida os comerciantes da zona. Isto é fácil de perceber, e só quem não quer ver é que pode sequer por esta realidade em causa. Melhorem o cruzamento, não o anulem. Sabem quantos cruzamenyos á esuqerda existem ao longo da EN10. Na zona de Sta Iria, São João da Talha, Bobadela, quase até Vila Franca. Sabem o que lá estão a fazer, rotundas em todos eles. Era mais barato cortar alguns e fazer rotundas em outros, no entanto ali existem principios que se prendem com a realidade social de pessoas que vivem e trabalham á anos em locais com uma acessibilidade que nunca lhes passou pela cabeça que poderia ser cortada. O mesmo pensaram os governantes daaqueles sitios. O mesmo devem pensar os governatntes do nosso concelho. Se o cruzamento tem problemas, melhora-se, até lá se não há dinheiro, deixa-se como está. Ou resolvem-se problemas, criando outros?
Estou aqui para manifestar a minha total solidariedade com os moradores e comerciantes que dependem do acesso à Rua Estácio da Veiga. Concordo absolutamente com os motivos que invocam. Têm razão!
No entanto estes Senhores não podem, nem devem, esquecer-se que a maioria Camarária já decidiu bloquear o cruzamento, e não vai querer voltar atrás com a má decisão que tomou.
Senão vejam como após esta polémica a Câmara se despachou a colocar lancis, ignorando por completo a vontade popular Sim que isto de ser o Povo quem mais ordena já não é o que era…Agora ordenam eles e pagamos nós.
Depois a maioria da Camara acha que não vão ser meia dúzia de assinaturas num qualquer abaixo-assinado que irão fazer mossa. Esquece-se é que são meia dúzia de centenas ( isso mesmo, com dois zeros )!
É, portanto, um movimento muito significativo e representativo da vontade popular.
Há também quem defenda a perigosidade do cruzamento. Também têm razão!
Mas se todos os cruzamentos e estradas perigosas fossem simplesmente fechadas como forma de evitar acidentes, então teríamos que fechá-las quase todas. Seria a solução mais simples. O que não tem cura mata-se e pronto, problema resolvido.
A sugestão do acesso através da rua Gen. Humberto Delgado, que já vi defendida algures por ai, é absolutamente impensável. Então ainda ninguém reparou que essa rua, estreita, tem estacionamento permitido em ambos os lados, em toda a sua extensão, e que para além disso existem, sempre, mas sempre, automóveis estacionados em segunda fila, de ambos os lados? Isso seria o caos total!
Há muitos anos, quando o cruzamento da N10 com A Estácio da Veiga nasceu, não se tomaram medidas preventivas. O cruzamento nasceu torto e defeituoso, cheio de maleitas e nunca o trataram. Foi andando, doente, e nunca lhe ligaram. Mas agora em vez de recorrer à cirurgia e corrigir o defeito, decidiram “os clínicos”, numa atitude preguiçosa e incompetente, matá-lo. Matar é crime. Tratar e recuperar seria mais bonito e louvável…
Pois, na minha modesta opinião, julgo sinceramente que a solução para este caso não passa de modo algum pelo encerramento/morte do cruzamento, mas sim pela sua correcção/tratamento. Há formas de o fazer, assim se queira.
Aos cidadãos lesados com esta decisão quero lembrar que os lancis colocados, traiçoeiramente e a toda a brida, apesar das suas solicitações e justos motivos invocados, podem sempre tombar e ser removidos. O Muro de Berlim era maior, mais antigo e também caiu!
Força! Não desistam !
Parece impossivel, mas estão mesmo a fechar o cruzamento. O problema está resolvido. Espero que esta gente tenha coragem de ir para a frente e expor convenientemente esta situação aos meios de comunicação social. Tenham coragem. Eu vou lá estar, se me dissrem o dia e a hora.
A rua Estácio Verde, de que estão a falar, é a Alameda do Poder Local que aparece no Google Earth?
Se é, se bem me lembro, há uns bons anos atrás quem circulasse na N10 e quisesse entrar nessa rua, só o poderia fazer quem viesse no sentido norte-sul, pois existia, na N10, um traço contínuo. Nesse entroncamento, que a própria formatura da curva sugere que é de acesso apenas quem circulasse no sentido N-S, nas últimas demarcações de asfalto passou a ter um traço descontínuo, para dar hipótese de fuga ao trânsito. Esse mesmo entroncamento passou a ser um ponto de “batidelas”. Na minha opinião, acho quo encerramento da passagem no sentido S-N, foi bem conseguida, há outras formas de chegar aos locais, é uma questão de hábito e de conhecimento da área envolvente, agora expliquem, está também encerrada no sentido N-S?
A ironia com que se tratam os assuntos dos habitantes e comerciantes deste local,e querem apelar a uma solução para o seu problema é vergonhosa. O cruzamento está mal desde o dia em que nasceu, mas a verdade é que já lá está á mais de 20 anos. Não se pode melhorar? A solução é anular, porque as pessoas encontram alternativas, mas também se não encontrarem azar. Assim falam aqueles que só olham para o próprio umbigo. Espero muito que não seja um dirigente da nossa Câmara, porque se assim for estamos bem entregues. Sim, porque tenho a certeza que a CMS está a resolver a situação junto de quem de direito, pelo bem destas gentes. Ou será que melhorando técnicamente o cruzamento não é a melhor solução. Ninguém fica prejudicado se essa for a solução. Então é assim que concerteza os nossos dirigntes estão a actuar, pelo bem de todos os habitantes e comerciantes do nosso concelho. Esperemos que sejam breves.
Alguem anda muito assustado com a EdsonMania.
Porque é que neste concelho CDu nunca se fele em fazer passagens desniveladas? Estes senhores autarcas do seixal com os congestionamentos de transito que já têm já deviam ter pensado à muito tempo em fazer passagens desniveladas para cruzar vias de tráfego intenso. São mais caras mas o orçamento da camara é para fazer obras em prol da população não é para esturrar em propaganda. Porque fazer desvios mais longos entra nos bolsos dos municipes em gasolina. Será que com uma passagem superior não resolvia o transito na EN no Fogueteiro?
Esta Câmara poupa onde não devia.
E pronto! mais uma vez se chega à conclusão que a CMS planeia mal, executa pior, e para quem está há trinta anos à frente dos destinos do concelho, já deveria ter um bocadito mais de bom senso quando faz as coisas e acima de tudo ouvir de vez em quando o "povo" que tanto bajulam.
Ou então não, trinta e quatro anos de governo é capaz de dar para cristalizar as cadeiras do poder!
Despacho n.º 29392/2008, D.R. n.º 222, Série II de 2008-11-14
Ministério da Saúde - Gabinete da Ministra
Determina a criação de um grupo de trabalho para definir o perfil assistencial e o dimensionamento do futuro hospital no Seixal
http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/11/
222000000/4677046770.pdf
PROPOSTA DE SOLUÇÃO DUM CIDADÂO ATENTO.
Então é muito simples, faz-se assim e resolve-se o imbróglio duma vez por todas:
A CM do Seixal vende o Bairro dos Lírios ao Belmiro de Azevedo e soluciona-se o problema duma assentada.
O bairro será imediatamente alvo duma atenção muito especial e beneficiará rapidamente dum face-lift profundo e urgente. Passará imediatamente a ter belos espaços verdes, que as crianças e os idosos poderão desfrutar à sombra amiga dos pinheiros – com nemátodo pois claro – que a sonae trará directamente de Tróia. É uma carência actual.
Ele transformará o espaço numa espécie de “resort” com vistas privilegiadas para o Rio Sul, e quem sabe com uma ou mais passagens aéreas para peões e tudo, directamente ao dito. Nada será deixado ao acaso.
Quanto aos moradores, é fácil: a rapaziada do Bairro, que por acaso são uns chatos, vai lá tomar o seu cafezito matinal, aproveita e faz umas compritas no Continente e sempre sacam uns talões de desconto nos combustíveis. Sim porque agora, com os quilómetros que passam a fazer a mais, sempre vão dar muito jeito.
E os comerciantes do bairro? Eh pá, que vão vender castanhas assadas ou contrafacção para a porta do shopping (também pode ser “band-aids”). Afinal continuam com o mesmo estatuto de empresários e a ter o seu próprio negócio. Só mudam é de ramo. E até é melhor porque deixam de ter encargos com as finanças e segurança social. Depois é mais saudável porque operam ao ar livre e ainda por cima são negócios do “toma lá, dá cá”, onde nem há fiados aos vizinhos e fregueses habituais, nem aqueles telefonemas dos tipos do banco a lembrar que a conta da firma está, outra vez, a descoberto.
Os desempregados…pois que não sejam preguiçosos e que aproveitem para ir gastar o subsidio de desemprego para o Rio Sul. Ou arrumar automóveis. Bom…também podem ficar em casa a tomar conta dos putos e a dar-lhes água quando eles chorarem de fome e o subsídio já tiver desaparecido. E depois, com a ajuda do “Magalhães”, sempre podem acompanhar e colaborar mais nas tarefas escolares dos infelizes. Isto, para não falar da sorte daqueles casais que passarem ambos, de repente, a não ter emprego? Vão ter todo o tempo do mundo para namorarem! Vão contribuir para o tão necessário aumento da taxa de natalidade deste País. Uau!
Por fim, à nova estrada conseguida após a conclusão iminente da mais recente obra de remodelação feita no cruzamento da discórdia há-de chamar-se no futuro – sim porque o povo há-de reconhecer o inquestionável mérito deste grande melhoramento - de Estrada da Concórdia.
Entretanto, no local do desaparecido cruzamento há-de construir-se um arco, à francesa, tipo Arco do Triunfo, mas maior, símbolo do orgulho Fogueteirense. As faces serão decoradas com enormes figuras dos autarcas da maioria e uma ainda mais colossal do Belmiro, esculpidas em alto-relevo. Um friso decorado com as várias insígnias do vasto império sonae rematará o monumento.
No terraço, os turistas poderão desfrutar duma vista fabulosa sobre um concelho deslumbrante, desenvolvidíssimo, com uma qualidade de vida extraordinária, onde nada falta ao bom do cidadão.
Uma obra-prima!
Depois, a partir do local mandam-se rasgar várias avenidas magnificas, cheias de charme e “glamour” em direcção ao shopping, que entretanto passará de 140 lojas para não sei quantas. Muitas, muitas. Bués…
É que o desenvolvimento do Seixal deve-se ao Belmiro que é um tipo fixe. É um autêntico cruzado do bem-fazer. Ainda ninguém percebeu isso? Bolas…
Ó pá, o homem é um autêntico missionário a quem todos devemos a construção dessa grande catedral que é o Rio Sul, local de peregrinação onde o Povão tem obrigação de comparecer amiudadas vezes.
Aliás, devota como é, a C.M. do Seixal, numa jogada de antecipação decidiu já, e muito bem, num gesto de reconhecimento, fazer passar por aquele local de culto a maior parte do trânsito.
É que andavam por ai uns artistas a cometer a heresia de cortar caminho pelo Bairro dos Lírios, mas bem se lixaram. Para esses não haverá mais desculpas para cairem na tentação de recorrer aos pequenos comércios, ranhosos e impuros daquele local, propriedade dum bando de miseráveis infiéis.
A Câmara pediu auxílio às Estradas de Portugal e zás, cortou-lhes as vazas! Tinha que ser, os tipos eram uns autênticos demónios. Desviavam caminho só para não passar no shopping, digo no Santuário. Foram condenados e pronto, é assim mesmo!
A C.M. do Seixal fez muito bem, não haja dúvida!
O resto, qual resto? Se houver a sonae resolve, não se preocupem com mais nada. Vivam descansadinhos. Durmam sossegados.
Conclusão:
Dito isto conclui-se que o Belmiro é que vai resolver isto tudo. Sem Belmiro não há desenvolvimento! O Belmiro merece tudo!
As coisas são muito simples, o problema é que o Povo gosta de complicar tudo. Não entende. É gente simples, trabalhadora e mal paga, pouco habituada a estas modernices. Não lhe levem a mal. No fim há-de agradecer a dádiva, vão ver.
Agradeço a colaboração e a fina ironia, mas o anterior comentador nao estará muito longe da realidade com o que vai contecer nos terrenos onde eram as oficinas da Câmara, até à Torre da Marinha, o prometido corredor verde, vai ser selva de betão.
Sou como a maioria dos meus vizinhos, um ser pacifico, e que espero muitas vezes que façam as coisas por mim. Mas tenho acompanhado estes comentários, porque alguém me disse que eles estavam a acontecer nestes blogues. E passado este tempo, tenho de colocar esta questão. Não poderia haver aqui um comentário que nos esclarece-se, a nós moradores, o que é que a nossa CMS anda a fazer para resolver este assunto. Ou serão como o nosso governo em relação aos professores, ou mesmo em relação ao porto de Lisboa. Estão concerteza á espera que as pessoas que aqui vivem se calem, e aceitem o que já está feito. Sem cruzamento, sem iluminação, sem nada, este bairro agora está perfeito para aparecer nos jornais nacionais, e até nalgumas aberturas de telejornais. Esta é a nova forma de agir dos nossos governantes, o povo ladra mas não morde.
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