segunda-feira, julho 07, 2008

EXEMPLOS DO NORTE (2)


Outro exemplo que nos chega do Norte , mais concretamente da Área Metropolitana do Porto que concretizou a feitura do Plano Estratégico do Ambiente do Grande Porto , um documento elaborado pela escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e que cria as guias de acção a serem postas em prática pelo 14 municípios envolvidos.

Algumas das propostas são :

- Classificar como Áreas de Paisagem protegida as serras de Santa Justa, Pias e Castiçal , na confluência dos concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes , o litoral do concelho de Vila do Conde e as Serras da Freita e de Arada.

- Criação de uma rede de planeamento territorial.

- Criação de Centros de ruralidade em S.Pedro de Rates , Souto de Bairros , Vilar de Luz , rio Torto , Ameixieira e Vilar de Cepelos, contrariando o abandono dos espacos rurais e explorando as potencialidades biofisicas, culturais e paisagisticas, educativas e cientificas .

- Requalificacão e renaturalização dos rios Ave, Onda, Leca, Tinto, Torto, Arda , Caima, Uíma, Ul e Antuã.

- Criacão de 876 Km de ciclovias e 336 parques de estacionamento para bicicletas, bem como a criação de um sistema de aluguer de bicicletas.

- Criação de eco-escolas e de eco-clubes, estimulando a cidadania responsável.


- Criação de uma rede de equipamentos de educação para a sustentabilidade.

- Criação e requalificação de espaços publicos pedonais.


Na elaboracão deste documento - Plano Estratégico do Ambiente - foram ouvidas 5500 pessoas e mais de 300 entidades sobre os problemas ambientais da AMP.

Tal qual a Margem Sul...

13 comentários:

cidadao disse...

A população de Pinhal dos Frades e da Flor da Mata , inclusivé recorrendo à acção do Doutor Carlos , fez sabel da vontade de ser criadao , na floresta protegida pelo PDM , um Parque ambiental como o de Gaia.
O terreno foi demonstrado por nós ter sido baratíssimo e configurando uma fuga ao fisco e provávelmante tráfico de influências.
O que espera a Câmara do Seixal ?

Anónimo disse...

Em concelhos com a explosão demografica tão forte como o Seixal e Almada aquilo que menos é necessário são reservas... ou acham que seria possivel este "progresso" todo no meio de quintas e pinhais...

Os numeros demonstram... a população que para aqui veio, as urbanizações (em especial apartir da década de 80) e os valores do IMI a engordarem a gestão APU/CDU (em particular após a engorda que a lei Ferreira Leite fez).

Acordem....

Anónimo disse...

As reservas (chorudas) vão para os bolsos dos especuladoresz e dos autarcas.

Anónimo disse...

Para quando um pontapé no rabo destas autarcas corruptos e prepotentes? Espero que seja para breve. Depende de nós. Todos a votar nas eleições em 2009.

Anónimo disse...

Grande ideia esse parque.
Mas se fosse feito na Margem Sul seria logo acusado de populismo, de haver eleições por perto, de pode rexistir uma empresa municipal para onde iria p presidente ou algum mnbro da Câmara Municipal etc..
Era sempre mau porque não era a vossa cor politica claro..
As ideias são sempre boas quando são nos concelhos com a vossa cor politica não é??
É sempre a mesma risada com vocês..

Ponto Verde disse...

A anedota do anterior comentador é muito gira, há muito tempo que não me ria tanto!

Agora a CDU prefere dar cobrimento a tráfico de influências, fuga ao fisco e desrespeito ao PDM do que ser considerada ... "Populista" !!!

Bom , já suspeitava que havia valores invertidos por esta margem, agora tenho a certeza.

Anónimo disse...

Quando se pensa que as empresas municipais servem para pagar grandes ordenados a ex-vereadores há razões para pensar isso. Senão veja-se para onde foi o Vereador Aurélio quando saiu da Câmara, e o ex-Vereador Peixoto e onde anda agora o ex-Vereador Adelino. Recebem a reforma e recebem um tacho.

Anónimo disse...

Em qualquer parte do país a qualidade de vida da população é melhor do que no Seixal. A propaganda no Seixal é que é mais cara e de grande qualidade, propaganda política enganosa que leva quem não conhece a pensar que o seixal é realmente um concelho a seguir. A CDU na Câmara do Seixal tem uma máquina da propaganda tão bem montada que faz passar uma imagem que não tem nada a ver com a realidade. É já notícia a criação dum balcão unico nos serviços da Câmara é claro que ainda o edifício não está feito e já se lê no jornal uma maravilha de balcão unico como se fosse uma coisa do outro mundo como se não existisse já em inumeros balcões da loja do cidadão, das finanças etc O balcão único no Seixal vai servir para pôr na prateleira mais umas dezenas de trabalhadores porque para o novo edificio para o novo balcão vão ser contratados novos funcionários amigos da CDU sem conhecimento do serviço e os trabalhadores que sabem e que têm experiência vão ficar caladinhos na prateleira. Alfredo Monteiro já foi à procura de subsídio para montar o balcão único quando este tipo de atendimento devia ser já uma realidade mas feito pelos trabalhadores que têm competencia para isso . Aguardamos para ver a competência do balcão único criado por alfredo monteiro.

Anónimo disse...

Não há dúvida que neste blog grassa a mentira e a acusação fácil, era bom que o ponto verde mentiroso em vez de comentários pseudo anónimos dissesse a verdade, e por isso eu aqui desafi-o para dizer o nome da empresa municipal para onde foram os antigos vereadores Aurélio e Adelino... E já agora porque não falam do antigo vereador Ricardo Ribeiro? Sim o antigo vereador eleito pelo Partido Socialista, o tal que utilizava os computadores da Câmara...

Anónimo disse...

Aranha Figueiredo diz-lhe alguma coisa ò Afonso ?

Ponto Verde disse...

O Senhor Afonso não muda, há anos que diz sempre que é mentira o que escrevo, mas esquece-se sempre de mencionar a Verdade, nem que seja a sua.

Por vezes cheguei a pensar que teria o grau minimo de inteligência para consigo trocar alguma ideia ou opinião, mas o senhor é a negação do grau minimo de racionalidade e ainda se mantém na negação de tudo o que aqui é escrito, insistindo na tese que este é um blogue escrito, lido e comentado por uma única pessoa...

Patético!

Anónimo disse...

Vim parar a este blogue por pesquisa no Google e após alguma leitura devo confessar que fico indignado com tamanho desgosto da sua parte para com o concelho do Seixal. Então para quê viver nele se é assim tão mau como o pinta? Posso fazer-lhe uma lista de outros concelhos com bastantes mais problemas e muito mais desagradáveis de se viver que o concelho que tanto discrimina. Uma coisa é certa, se não gosto de algo, não a vou incluir na minha vida.
Após anos a viver em vários concelhos da grande Lisboa por motivos profissionais e pessoais, o concelho do Seixal foi o único onde quis assentar.
Um bem haja.

Anónimo disse...

Ao anónimo da 3.43 digo-lhe que na parte que me pode tocar o seu comentário é no concelho do Seixal que vivo é cá que quero viver e não vai haver CDU por mais incompetente que seja que me vai tirar da terra onde nasci. Se há alguem que está a mais são os políticos da maioria da CDU na Câmara do Seixal por serem incompetentes e por estarem a destruir o território que pertence a toda a população. Os autarcas têm deveres para com a população e estes da CDU não os respeitam quem vai sair do concelho são estes autarcas corruptos nas próximas eleições. O seu conselho não obrigado. Seria muito bom para a CDU que as vozes incómodas se fossem todas embora. Ao A-sul o meu reconhecimento pela excelente intervenção que tem tido na defesa dos interesses dos seixalenses.