segunda-feira, julho 14, 2008

ALMADA - A BANHOS MAS SEM WC's...

1 - A NOTICIA REAL

Imagine que há necessidade de evacuar rápidamente as dezenas e dezenas de autocarros que transportam as milhares de crianças, este é o aspecto das estradas de acesso ás praias ... imagine um incêndio!!!
Na imagem , as crianças chegam por volta das 10 da manhã .


Passam a manhã na praia onde não têm sanitários municipais , determinados concessionários só têm o minímo exigível para os seus clientes , exíguo para tanta criança.
Passam a "hora do calor" no pinhal, onde continua a não existir infraestruturas de apoio ou qualquer espécie de sanitários. Nota , repare-se uma vez mais o estado em que se encontram as bermas na via Costa de Caparica - Fonte da Telha , em plena época de incêndios!

Já repararam que continuo a insistir na forma e
m como a Câmara de Almada se demite da manutenção mínima da rede viária que serve as praias e da forma como despreza milhares e milhares de crianças , quer de Almada, quer de concelhos limítrofes (sem praia) quer de concelhos mais distantes.

Muitas destas crianças têm aqui uma única hipótese de, enquadradas em escolas ou ATL's frequentar a praia, fundamental nesta fase de crescimento , muitas destas crianças chegam pela manhã , passam depois o período de maior calor no pinhal, onde almoçam regressando pela tarde.

É um dia inteiro em que estas crianças não têm acesso a um duche ou a uma casa de banho !

Pensem nisto ! Será mais um apelo da "Almada Criativa" da publicidade ?
__________________________________________________


2 - UMA POSSÍVEL INTERPERTAÇÃO CRIATIVA


Claro que a questão por nós levantada, a falta de sanitários e de condições de segurança oferecida pela Câmara de Almada às milhares de crianças e cidadãos que frequentam as praias neste período , poderia ter, por parte de uma autarquia "Criativa" , a seguinte interpertação , nesta época de silly season , num qualquer Boletim Municipal Perto de si :


Confrontada pela sabotagem da Globalização Capitalista que impediu que na criação do Mundo as praias viessem equipadas com sanitários, e num esforço do Poder Local Democrático herdado do 25 de Abril, apesar de não ser da sua competência e limitada pela Lei das finanças locais, a Câmara Criativa de Almada pôs em prática para responder ás acusações mentirosas do a-sul , a campanha praia criativa, introduzindo a adopção de "sanitários pessoa
is auto transportáveis" nas praias e pinhais da Costa da Caparica .

O Assunto foi aprovado pelos autarcas da maioria no período fora da ordem do dia da octogéssima nona edição do Forum - Metro Vazio ao Sul do Tejo.

Foi também decidido pelos membros da mesa (os únicos presentes) criar uma comissão de acompanhamento e uma unidade de missão destinada a avaliar a capacidade anti-fuga dos SPAT (sanitários pessoais auto transportáveis) adquiridos por ajuste directo dada a justificada urgência do problema.

Os referidos sanitários serão, por questões de economia de escala , também usados na Festa do Avante , e numa segunda fase , substituirão os balneários fixos da Ponta dos Corvos - Praia dos Tesos !!!


Para promover a campanha foram concebidos os outdoors com a top-model acima que acedeu , por iniciativa própria e espirito solidário doar 10% do cachet ao PCP , revertendo os restante 90% para a tasquinha da UEC da Festa da Atalaia .

Abaixo , imagens de uma reportagem recente com a prova do estrondoso sucesso que essa campanha já atigiu, com modelos para todas as idades e usos, quer na praia quer no pinhal .

No Seixal está a ser estudado um modelo para ser usado nas Assembleias Municipais pela morosidade da discussão de temas antes da ordem do dia propostos pela maioria.

7 comentários:

EMALMADA disse...

Aqui se mostra ao país uma faceta da verdadeira Almada.

Daniel Geraldes disse...

Se estamos em comunhão com a natureza, para que é que se precisa de WC,é o pensamento autarquico desta gente!!

Anónimo disse...

LOOOLLL

Anónimo disse...

E a Fonte da telha?

Anónimo disse...

só há uma coisa que não percebo, se por exemplo houve-se casas de banho na praia, duches e o mato estivesse limpo digamos 2 metros ao lado da estrada, em caso de incêndio as criancinhas estariam a salvo ?!
Ok duches e Wc's fazem falta mas não percebi a parte dos incêndios.. é a câmara de Almada que tem de arranjar aquela """"estrada"""" (sim com muitas aspas) que vai da costa à fonte da telha ou o são as 3 diferentes entidades estatais que mandam naquela zona que têm de arranjar aquele caminho?!?

Tiago
Almada

Anónimo disse...

Durante alguns anos foi a Câmara de Almada a contratar empresas para o arranjo daquela estrada , se não tem jurisdição...quem terá ???
É importante a limpeza das bermas, tal como é importante haver bermas!!! Se há ali uma tragédia nem quero pensar!!!

Anónimo disse...

Seria excelente verificar tambem a forma como estas crianças são tratadas. O meu filho iniciou o mês nas actividades livres na escola onde anda (comissão de pais). A semana passada constatou-se que só um dia é que serviram sopa aos miudos. Noutras circunstancias os programas distribuidos aos pais não são cumpridos, etc.