sábado, maio 24, 2008

A MOITA E O VAZIO COMUNICACIONAL














foto AV3

Da Moita , enquanto que João Lobo anunciava uma candidatura ao QREN , para a conclusão de projectos incompreensívelmente inacabados ou mal executados, na Freguesia da Baixa da Banheira o seu presidente Fernando Valente anunciou que “vai começar a ser estudado um novo plano de acessibilidades” que serão incluídas na nova urbanização que “vai nascer junto da nova ponte” e que são encaradas pelos autarcas como “uma mais-valia para a região” ...

Estas notícias chegam-nos do blogue
Alhos Vedros ao Poder de onde nos vem também, a notícia da pretendida demolição da Estação de Comboios de Alhos Vedros , mais uma destruição de património, sem nexo , justificação ou informação. A sua decisão desta demolição foi entretanto revista , terá sido pela corrente de indignação então gerada na Blogoesfera?

O alerta foi dado pela direcção da CACAV e publicada no AVP.

"
Acabámos de saber que hoje dia 21 de Maio será o último dia de existência da velha estação de combóios de Alhos Vedros. Mesmo sabendo que não se trata de um edifício com grande importância arquitectónica, mas tem um grande simbolismo, para várias gerações, que daqui partiram e chegaram todos os dias. O edifício ainda está em muito bom estado de conservação, e talvez pudesse ser ali dinamizado um espaço cultural, onde por exemplo a CACAV poderia dar um bom contributo. Talvez uma galeria de artes ... ou uma outra ideia qualquer. Mas não! Quem decidiu apenas pensou em arrasar o edifício, talvez esse alguém que nunca veio a Alhos Vedros."

Qestionou-se na Blogoefera :

"Porque é que ninguém em Alhos Vedros de nenhum partido e especialmente, o edil da Junta de Freguesia, não comunicou nada, à população de Alhos Vedros. Para que serve uma Junta de Freguesia e uma presidente de Junta, que deixa derrubar o nosso património, a Cadeia Velha, e nada faz para que a Estação de comboios secular de Alhos Vedros passe de repente a apeadeiro e seja destruída sem que se mexa uma palha ! (...)"

E parece que o bom senso reinou com um retrocesso na demolição daquele património , as últimas notícias eram de que :

"
Valeu termos manifestado a nossa idignação pelo anúncio da demolição da estação de combóios de Alhos Vedros. Depois de muitos contactos, aos mais diversos níveis, foi ontem anunciada pelo Presidente da Câmara, na sessão pública realizada na Baixa da Banheira, que a decisão da REFER foi suspensa, até à reunião a realizar amanhã (dia 23 de Maio), pelas 16 horas na Câmara da Moita, com representantes da REFER.
Consideramos que este foi um primeiro passo, mas devemos continuar atentos e não abdicar de apresentar propostas de dinamização daquele espaço, endereçados à Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Assembleia de Freguesia, Câmara Municipal da Moita, Assembleia Municipal, Governadora Civil e REFER.
Temos de conjugar esforços em defesa do nosso Património Histórico e da nossa identidade cultural.

A Direcção da CACAV "

____________________________________________________

EXTREMO OPOSTO - UMA POLÍTICA AMBIENTAL É POSSÍVEL

A conservação ambiental e o Parque Biológico de Gaia , com um projecto pioneiro de sequestro de carbono . Enquanto a Sul, o país se desertifica, enquanto que na Margem Sul a CDU tem um politica de arrazo florestal e betonização generalizada, este é um bom exemplo da Margem Esquerda ... mas do Douro!


4 comentários:

nunocavaco disse...

Vou ter de comentar este:

O ponto verde escreve isto - "Da Moita , enquanto que João Lobo anunciava uma candidatura ao QREN , para a conclusão de projectos incompreensivelmente inacabados ou mal executados, na Freguesia da Baixa da Banheira ", e isto, é somente má fé e pouca vergonha de um tipo que escreve sobre tudo sem perceber de nada. Os projectos incompreensivelmente inacabados ou mal executados que refere foram traçados num âmbito de um Projecto de Requalificação da Vila da Baixa da Banheira, assinado com o governo e com a CM Moita e que o governo pura e simplesmente não cumpriu, prejudicando as populações e aumentando as dificuldades financeiras da autarquia. Não cumpriu porque o financiamento aprovado foi de 33 milhões de euros e apenas vieram 10 milhões e não cumpriu também, porque num dos projectos, o reperfilamento da Av. 1º de Maio, o concurso foi lançado e o governo não assumiu a sua parte o que originou mais problemas para a Câmara. O ponto verde deveria deixar de mentir!

O resto não comento porque é mais do mesmo!

Ponto Verde disse...

Aprenda a ler , a ser humilde e a reconhecer os erros do seu partido!
Facciosismo e Fanatismo são o seu forte, mas começa a ser palhaçada a mais, cada comentário, cada bacorada, não admira que o seu blogue propagandistico seja um fiasco total.
Mas lá terá o seu lugar reservado nas próximas autárquicas, o da Assembleia Municipal é garantido!!!Mas a ambição vai mais alto não é?

Anónimo disse...

Este Nuno Cavaco não tem cura.

Anónimo disse...

Quem é que deve aprender a ler ou a ser humilde?

Escreveu o ponto césar verde que os projectos foram incompreensivelmente inacabados ou mal executados ou não?

Não é isto um vergonhoso ataque?

O que acham os amigos do ponto verde destas mentiras?