sexta-feira, maio 30, 2008

DEMOLIR O PASSADO NA MARGEM SUL
















Nas imagens, Estaleiro de Paulo da Gama , Seixal ; Ermida de S.André, Barreiro ; Estação CF , Barreiro A ; Estação CF , Moita... e Estação CF de Alhos Vedros (esta manhã).

Nos últimos meses foram arrazados na Margem Sul , algumas centenas de hectares de floresta , ao mesmo tempo que eram demolidos vários edificios com valor histórico-patrimonial .

Há aqui, enquanto andamos embrenhados noutros problemas, um oportunismo e uma disfarçatez às claras que nem foi tentada no Verão Quente de 1975 !

No caso da demolição das estações, o Presidente da CM da Moita vem-se agora vitimizar ... quando podemos atribuír à Autarquia, no minimo, falhas graves de omissão no acompanhamento do processo, aliás , ainda não vi nenhum desmentido ao comunicado da REFER ontem aqui divulgado... lágrimas de crocodilo (?) , de Lobo , melhor dizendo...

Não tivesse havido um levantamento popular e o destino da estação de Alhos Vedros teria hoje identico fim às estações de Barreiro A e Moita.

Ao mesmo tempo o restante património construído não tem sido , nem mantido, nem recuperado (veja-se os moinhos de maré) pelo que faz todo o sentido relembrar um excerto do Livro do Riso e do Esquecimento de Milan Kundera.

«Para liquidar os povos, dizia Hübl, começa-se por lhes tirar a memória. Destroem-se os livros, a cultura, a história.

E outra pessoa qualquer escreve-lhes outros livros, dá-lhes outra cultura e inventa-lhes outra história.

E depois o povo começa lentamente a esquecer o que é , e o que era. O mundo à volta esquece ainda mais depressa.»


Nota : Citação de Milan Kundera recuperanda de um post de HEKATE
_______________________________________________________________

ACTUALIZAÇÃO

O que se passou com a demolição destas três estações Barreiro A, Moita e Alhos Vedros (esta manhã depois dos protestos e das pessoas que os protagonizaram terem ido trabalhar ) serve para nos reposicionarmos perante a "Democracia" e o regime vigente em Portugal!

Neste caso, nenhum dos interveniente está impune , todos contribuíram com uma achega para o crime final , uns por inépcia e incompetência, outros para "não travarem o progresso", outros ainda porque tendo um cargo de direcção (nomeação) numa empresa, acham que não têm contas a dar a ninguém.

Se compreendo e atribuo culpas à CM. da Moita e do Barreiro pelo desinteresse no caso das estações da Moita e Barreiro ... no caso da estação de Alhos Vedros, onde foi notória e visível a oposição popular , e o interesse da população pelo seu património , foi demonstrativa a mediocridade da autarquia (arrastada para a questão ... ) mas também pornográfica a prepotência e a arrogância ... da REFER !

Um caso a meditar... mais um para mostrar o que nos separa da Europa civilizada !

Não admira que a particípação cívica seja encarada com descrédito , e um gozo processual por quem decide o que bem quer ... e que a abstenção vá ganhando terreno, tal como muitos extremismos...

Nota final - Esta gente existe para servir o Povo , ou para se servir do Povo ? Aos poucos vão matando a Democracia!

30 comentários:

Anónimo disse...

Arrasar...
E o ponto verde só se lembra dessas no concelho do Seixal??

E de uma Capela onde está situado o agora "Continente"?
E a casa senhorial da Quinta da Soledade, entre outras

Anónimo disse...

É muito triste ... fazem tudo de costas voltadas para o povo.. e este, bem o povo só se revolta depois...

As estações foram varridas durante a noite, sem quaisquer preocupações por parte da REFER.. valor patrimonial histórico de gerações que poderiam muito bem ser aproveitadas (como foi feito no Pinhal Novo)

Nem que deixassem lá o edifício antigo.. não compreendo.

Quanto ao restante, preferem demolir estes edifícios antigos e com valor, que os belos patos bravos de 5 6 7 etc andares com marquises... é triste

Ponto Verde disse...

Em relação ao primeiro comentário, este post só se refere aos últimos meses, a este ano!!!

Obrigado.

Anónimo disse...

Acho muito bem que modernizem a linha do Sado e que seja toda ela electrificada! Muito gostam as câmaras comunas de andar agarrados ao passado.. se se tiver de demolir para fazer estações novas e modernas qual é o mal que isso tem?? Aposto que se for perguntar à população a resposta vai ser: " queremos é uma linha do Sado moderna e eficaz do ponto de vista do transporte das populações!! Que tristeza

Anónimo disse...

O Presidente está-se a borrifar para a estação, recebeu foi uma incumbência do Partido para se pôr ao lado do povo, é que é contra o Poder Central e começa a dar muito nas vistas estarem sempre ao serviço do grande capital. Vejam lá se ele diz alguma coisa da estação da Moita ou se toma alguma posição, por exemplo pedido de desculpas ou indemnização pela REFER ? É o pedes, está tão feito para deitarem a baixo a estação, como a REFER, a REFER é para o João Lobo, um bode expiatório.

nunocavaco disse...

Claro que quem está a agir mal são os comunistas e a CM Moita. A REFER é gerida por comunistas, não é?

Bom trabalho!

Ponto Verde disse...

Não Senhor Dr. Nuno Cavaco, não é...

O Senhor Dr. Nuno Cavaco sabe do que falo...

Mas o Senhor Dr. Nuno Cavaco, como sabe , e muito bem do que falo mas vem aqui com o único intuíto de contra-informar , explique então as omissões e demissões da CM. Moita neste caso.

Explique porque não houve protesto por parte da CM Barreiro sobre a demolição de Barreiro A...

Eu explico : Foram simplesmente à ultima hora, e perante os protestos da população apanhados na Maré, e antes que percam o Pé ... lá vêm agora esbracejar e fazer de conta que se preocupam...

Veja o caso da Verdizela, aqui, corte ilegal em Sítio Rede Natura... a mesma tática aplicada agora pela Câmara do Seixal...

Mas que grande fantochada Dr.Nuno Cavaco!

Anónimo disse...

Alfredo Monteiro nos seminários com os trabalhadores para os incitar à revolta contra o governo disse também que estava para ser aprovada uma lei que fazia com que os partuidos ganhassem as eleições na secretaria - palavras de alfredo monteiro - e ele e os autarcas do distrito imposeram-se e a lei não foi aprovada. Não seria mais fácil imporem-se para não serem demolidas as estações? Afinal os autarcas até têm muito poder. Conseguem parar a assembleia da república e não conseguem parar um simples gabinete que administra esta problematica das linhas ferreas? Estes autarcas desonestos já deviam estar a ser julgados.

Anónimo disse...

Quero também lembrar a demolição da primeira sede de bombeiros no seixal e que se situava junto à mundet onde agora existe uma esplanada que ninguem sabe se tem licença. Foi demolida há 2 anos não se percebe porquê. Era um edificio com robustez com qualidade arquitetonica e que tinha história.Pertencia à fabrica da mundet e quando foi demolida propriedade da camara.

Anónimo disse...

Senhor Mestre Banheirense:



Porque sou do contra, e por vezes tenho acesso a informação priveligada, aqui vai:

1º. A CMoita, é a minha opinião confirmada, já sabia há largos meses que a Estação de Alhos Vedros era para ir abaixo!

2º. Os Senhores da CDU/PCP do Concelho da Moita, sempre optaram pela politica de terra queimada, e de fazer dos outros, estupidos.

3º. Esquecem-se contudo, que não são só eles que têm contactos aqui e ali, nas diversas esferas do poder e não só. É um erro crasso que deveriam corrigir.

4º. Esquecem-se das reuniões havidas entre os “corpos técnicos” da CMMoita e a REFER, relativamente à situação da Estação da Alhos Vedros, em que, a REFER prôpos, dado que não se encontrava interessada em manter no seu património o Edificio da Estação, à CMMoita, que se a mesma estivesse interessada no mesmo, eles não o demoliam e passavam a propriedade para a CMMoita.

5º. A resposta da “Comissão Técnica da Câmara Municipal da Moita” foi que, não estava interessada pois não tinha aplicação para a mesma.

São esquecidos, poderia dizer que não falam verdade, mas não, acho mesmo que são esquecidos, e depois, vêm dizer que nada sabem (porque se esqueceram).

Talvez se consultarem as actas das reuniões com a REFER, se lembrem, é que, não basta apregoar a verdade e a competência, é necessário praticar a(s) mesma(s).

Anónimo disse...

É preciso e importante desmascarar esta gente do PCP. O comentário anterior é uma grande ajuda para isso.
Obrigado em nome da verdade.

Anónimo disse...

A REFER manteve nos últimos anos contactos regulares com o município da Moita sobre este projecto, e em particular sobre as intervenções previstas para as estações e apeadeiros do concelho.

nunocavaco disse...

Veremos então se nos entendemos:

1- Algumas pessoas afirmam que a Câmara Municipal da Moita tinha conhecimento que a intenção da REFER era demolir as estações. Eu confirmo e acrescento que a Câmara manifestou que era contra, como podem confirmar aqui - http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=2402; mas mesmo que não o façam, quem é que manifesta intenção de demolir, a CMM ou a REFER? Quem não valoriza o património a CMM ou a REFER?

2- Quem é que “escolhe” a administração da REFER?

3- Acham normal que a REFER informe a Câmara Municipal da Moita através de um mail/fax para um técnico enviado por outro técnico na véspera da demolição. Será isto um processo transparente? Quem é o responsável, quem recebe o documento ou quem o envia?

4- A minha opinião é bastante simples, e atenção que é a minha opinião - se a modernização da linha obrigar à demolição da Estação, então que se faça, mas que se recupere o património possível, como azulejos. Se de alguma forma, se puder manter a estação, este edifício deverá ter um uso condigno e relacionado com a actividade ferroviária ou com a História de Alhos Vedros. Nunca, mas nunca, deve ser usado para outro tipo de actividades, até porque a memória colectiva não pode ser invocada em vão.

* Quanto ao anónimo que me chama Mestre- eu ao contrário dele não vou duvidar do que escreveu, vou apenas solicitar que prove o que escreveu, já que tem tão bons contactos.

nunocavaco disse...

Esqueci-me apenas de um assunto muito importante:

Em Alhos Vedros o governo prepara-se para encerrar um núcleo de ensino especial para surdos. Este núcleo serve os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo. Uma vez que estamos todos muito interessados em trabalhar para bem da população gostaria que todos e não apenas o PCP lutassem contra esta malfeitoria. É um apelo que faço, que não visa fugir a nenhuma questão, apenas aproveitar a disponibilidade agora manifestada por algumas pessoas, e aproveitar também os excelentes contactos de alguns para resolver o problema.

Anónimo disse...

Este Nuno Cavaco eu não conheço. Mas o homem é parvo ou faz-se?

Anónimo disse...

Moro numa casa em Amora no bairro branco conhecido pelo bairro dos retornados e tenho visto crescer aqui um sem numero de anexos abarracados mesmo no centro da cidade. Desde que voltei de Africa com os meus pais que aqui moro as casas eram modestas mas morava-se aqui bem até que começaram a fazer casas clandestinas e a camara não fez nada. Neste momento está-se a construir uma ampliação enorme será que a camara do seixal só quer demolir o que é a nossa história e dá liberdade para que no centro da cidade pessoas sem escrupulos façam e conservem todo o abarracamento que já existe? Até as ruas já ocuparam com as casas. Fico à espera de ver se a camara se preocupa com este assunto. Os moradores que como eu e a minha família que não têm possibilidades economicas para se irem embora do bairro estão a ficar num gueto.

Anónimo disse...

http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8RFA2arsI/AAAAAAAABRM/iSEd5ITjGIg/s1600-h/image001.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8RFw2artI/AAAAAAAABRU/4jXK-xWQIpA/s1600-h/image003.png

http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8RHA2aruI/AAAAAAAABRc/SKNkITaKTF0/s1600-h/image005.png

http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8RIA2arvI/AAAAAAAABRk/YMyCHhK0BDA/s1600-h/image007.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8QTw2aroI/AAAAAAAABQs/LVVQGnk4cAw/s1600-h/image009.png

http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8QUg2arpI/AAAAAAAABQ0/PZxNLA6ar9w/s1600-h/image011.png

http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8QVQ2arqI/AAAAAAAABQ8/zz1Auy7kScY/s1600-h/image013.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8QVw2arrI/AAAAAAAABRE/d6_u2FxpbKk/s1600-h/image015.png

http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8Pvg2arkI/AAAAAAAABQM/9-B42z8M14w/s1600-h/image017.png

http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PwQ2arlI/AAAAAAAABQU/Aidb00qS504/s1600-h/image019.png

http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PxA2armI/AAAAAAAABQc/K2p9iNhe6_o/s1600-h/image021.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8Pxw2arnI/AAAAAAAABQk/lrnuBzL3ENQ/s1600-h/image023.png

http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PLg2argI/AAAAAAAABPs/hPSHcvJWwVI/s1600-h/image025.png

http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PMA2arhI/AAAAAAAABP0/fCzcUivSnPY/s1600-h/image027.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PMw2ariI/AAAAAAAABP8/kjoGGYl7Pcc/s1600-h/image029.png




http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8PNg2arjI/AAAAAAAABQE/8TkM9WfI_7o/s1600-h/image031.png

http://bp3.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8OqA2arcI/AAAAAAAABPM/lEY8KwPAw2o/s1600-h/image033.png

http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8Org2ardI/AAAAAAAABPU/dCtLKSBu64Q/s1600-h/image035.png

http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8OsQ2areI/AAAAAAAABPc/q0XYFSbTjbA/s1600-h/image037.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8Osw2arfI/AAAAAAAABPk/VWjwtLnuaIM/s1600-h/image039.png

http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8OQQ2arYI/AAAAAAAABOs/UTaqaZl8Saw/s1600-h/image041.png

http://bp2.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8OQw2arZI/AAAAAAAABO0/cMSsJdge4fs/s1600-h/image043.png

http://bp1.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8ORg2araI/AAAAAAAABO8/0pv1jV9WD8Q/s1600-h/image045.png

http://bp0.blogger.com/_qD2Jhj72EBI/SD8OSQ2arbI/AAAAAAAABPE/ZnMi4j2Cexk/s1600-h/image047.png

JS Seixal disse...

Os equipamentos no Seixal estão subaproveitados, falta fazer muito pela população do Seixal...

Visitem o blog da js e vejam o que se passa com as Piscinas Municipais da Torre da Marinha.
http://js-seixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Senhor Cavaco, não mude de assunto, a CMM fez bostada mais uma vez, agora só têm que provar que para as próximas eleições arranjam melhor que o JL , é que :

"A REFER manteve nos últimos anos contactos regulares com o município da Moita sobre este projecto, e em particular sobre as intervenções previstas para as estações e apeadeiros do concelho"

O seu trabalho de andar na net a apagar fogos é meritório , mas não para o PCP , o PCP merece melhor que JL.

Anónimo disse...

A Câmara da Moita sabia com largos meses de antecedência que a estação iria ser demolida, e foi-lhe dada oportunidade para a tornar património municipal, o qual não o fez por não ter utilidade para ela. Irá ser apenas construído um apeadeiro no lugar da velha estação. Velha estação que foi remodelada e que se apresenta em excelente bom etado. No seu lugar, a população não se quer agarrar ao passado, quer dinamizar aquele “bloco de tijolos com telhado” para o transformar num centro de cultura que faz falta á Vila. É disso que se trata.

nunocavaco disse...

A estação já foi demolida. Ontem a população esteve lá em peso, da REFER, que é nomeada pelo PS, nem uma abertura.

Apenas e só.

Anónimo disse...

A Câmara da Moita sabia com largos meses de antecedência que a estação iria ser demolida, e foi-lhe dada oportunidade para a tornar património municipal, o qual não o fez por não ter utilidade para ela.

Anónimo disse...

A culpa não foi toda da Refer, foi também dos responsáveis da CMM que a seu tempo não quiseram preservar a estação uma vez que a preservação da mesma foi oferecida pela Refer à CMM (o dinheiro da manutenção do edifício devia fazer falta para pagar ao Tony Carreira) daí que a meu ver a maior culpada do desaparecimento da estação seja a CMM, mas também depois de terem deixado desaparecer a cadeia não me surpreendeu esta decisão, qualquer dia vai o pelourinho e o hospital afim de construirem uma nova urbanização..

Anónimo disse...

Pelos comentários ficamos a perceber que a maioria dos que se preocupam, não o fazem pela estação mas sim para bater na C Moita.

É por estas e por outras que os comunistas nas eleições dão grandes abadas, para bem ou para mal, ainda são os que fazem alguma coisa construtiva!

Anónimo disse...

Só a camara é responsável. Se a camara não mostrou interesse pela estação o que é que a refer fazia com ela. A camar é culpada é poder local e por isso obrigada a zelar pelo que é importante para a população . As camaras CDU são já sobejamente conhecidas como corruptas autoritarias e desonestas.

Luis Eme disse...

Pois vão...

e nós assistimos na plateia como se estivéssemos a ver um filme, ainda que de terror...

Anónimo disse...

Resta o Lavradio...

Anónimo disse...

É por estas e por outras que eles querem calar os blogues.

Antigamente tudo morria na ignorância e/ou na falta de voz da população junto da "comunicação social" controlada pelos interesses caciqueiros locais e regionais.

Hoje mesmo os jornais têm de fazer eco dos documentos que aparecem nos blogues.

Anónimo disse...

Em Alhos Vedros os "técnicos" da Câmara, e os seus patrões do Partido do Colectivo, poderiam ter-se lembrado que a REFER atirou com o viaduto junto ao Modelo para cima dos terrenos que a própria Câmara tinha cedido à CACAV para a sua sede e terem pedido a cedência da estação de Alhos Vedros e anexos para esa mesma cooperativa cultural.

Na Moita de certeza que existem associações que precisariam do espaço ou não?

Olhem que nem é uma coisa assim tão descabida nem tão inovadora.

Mas acerca de terrenos cedidos pela Câmara a colectividades é melhor nem falar muito.

Anónimo disse...

Os terrenos cedidos ao amora pela camara do seixal para a sede? os primeiros comercilizou-os os segundos comercializou-os e nunca fez sede nenhuma e a camara do seixal foi conivente. Para onde foi o dinheiro. Não falando nos terrenos cedidos ao seixal futebol club pela camara do seixal. Negocios muito complicados.