sexta-feira, maio 02, 2008

A CRISE ALIMENTAR




E de repente o mundo da abundância , do superávit , do desperdicio alimentar , acordou de repente para a escassez de alimentos, para o stock zero !

E não estou a falar de África ... estou a falar na escassez, e nos aumentos (previsíveis) que têm ocorrido em produtos alimentares básicos, aqui mesmo no Mundo da Abundância.


O alerta do Secretário Geral das Nações Unidas e do Director do PAM (Programa Alimentar Mundial), são esclarecedores da gravidade da situação a que se chegou e do resultado que está a dar uma desregulamentação e uma Globalização selvagens e totalmente na mão dos especuladores .
Uma mix especulativo que envolve desde o Petróleo, ao Ouro e ao Dólar ... que desiquilibrou totalmente as regras tomadas como certas e imutáveis.

Muitos apontam inocentemente causas, para a orientação para a produção de bioetanol , mas isso, é só a ínfima parte do problema, o problema maior está no crescimento e desenvolvimento brutal da China , nos índices de procura de petróleo quer por esta superpotência, e também pela India , para uma oferta que se tem mantido estável .E também para a forma irracional como o nosso mundo se tem ¨desenvolvido¨.

Chegámos hoje , a um tal ponto de delicado e frágil equilibrio que o menor factor politico ou tempestade Meteorológica que assistimos a um desiquilibrio brutal dos preços, sempre a subir do petróleo... e de tudo o resto a juzante !
Isto a par da orientacão dos especuladores para o mercado ¨bolsista" das chamadas ¨comodities¨ .

Não é de excluír, que a mais breve prazo que alguém poderia supor, venhamos a assistir a convulsões internacionais graves,, e não só na economia , manifestações de camionistas frente à Casa Branca como as que aconteceram esta semana são só um presságio de que algo maior aí vem e que comparado com esta ameaça, a crise do sub-prime nos Estados Unidos ou o Sobre-endividamento das familias na Europa e sobretudo em Portugal serão pouco mais que um fait-divers face a esta horda de famintos e carenciados, que é gerada a cada minuto que passa.

Não podemos continuar indiferentes perante esta realidade , esgotando recursos, construído urbanizações , resorts de férias ou campos de golfe em campos com aptidão agrícola, não podemos continuar a esgotar recursos , a desperdiçar água ou a poluír sem nexo ou a consumir petróleo como respiramos .

Portugal não é um país rico, é um país com tiques de rico , e que desperdiça mais do que deve, consome mais do que pode e endivida-se para mostrar, que é mais, do que na realidade tem.

Isto tem um custo...tem um fim! E não será nada brilhante.
_______________________________________________

ALERTA


Se puder, contribua para a recolha de alimentos do Banco Alimentar este fim-de-semana .
________________________________________________

DESTAQUE

Continua na ordem do dia a questão da contratacão (4400 EUROS/Mês) pela Câmara do Seixal de um acessor dispensado (enquanto vereador) pelo PCP , da Câmara de Setúbal!
Veja aqui a carta aberta publicada no blogue RUMO A BOMBORDO

10 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Esta crise preocupa-me imenso, é em momentos como este que se atingem as maiores convulsões e apesar dos gráficos do Ministro Rui Pereira mostrarem o contrario, o que se sente é exactamente o oposto.
Esta crise alimentar já chegou aos países africanos, e a mim preocupa-me que não há-de demorar muito para se extender aos países asiaticos, e aí sera o caos.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Vamos todos contribuir para o banco alimentar contra a fome. É uma necessidade premente. Mas e se não houvesse aranhas figueiredos não seria mais fácil? Talvez nem precisassemos de banco alimentar em portugal. Num país pobre como é portugal com tanta gente em sofrimento não é admissivel que se eleja um vereador analfabeto e depois ainda se lhe tenha de pagar 3 assessores. Se somos um pais pobre temos de rentabilizar os recursos. Se é preciso diminuir a despesas publica isto não é despesa publica? 1 assessor 44oo euros daria para contratar 4 tecnicos a ganhar 1100 euros cada um. Seriam 4 jovens licenciados que teriam o seu problema de emprego resolvido e ao mesmo tempo o pais poderia usufruir da sua força de trabalho que ainda por cima gente jovem que não está cansada. Se o Vereador Jorge Silva tem 3 assessores então seria o equivalent5e à contratação de 12 jovens. A multiplicar pelos 20 e muitos assessores que tem o presidente e mais uma quantidade dos restantes vereadores que os têm em nº elevado estariamos já a falar duma centena de empregos sem aumento de custos. Há muita gente a empobrecer o pais.

Anónimo disse...

O anterior comentador pôs o dedo na ferida, parabéns.REVOLTA!!!!

Anónimo disse...

Respota à carta aberta:

Senhor vereador
Pelo seu comentário entendo que o senhor acha que o ponto verde não passa de um cobarde... É que eu saiba o mesmo não demonstra a sua identidade!... Depois dúvidas não restam que o João Afonso meteu o dedo na ferida, e foi ver o grupo todo a vir em seu auxilio... Pois a verdade é que o senhor achou que sozinho não dava conta do recado... E por falar em recado deve-se dizer que o senhor é um priveligiado, pois onde o PS é poder autárquico os vereadores do PCP não tem pelouros, nem meios tempos, nem assessores, nem ford fiestas... É o caso do Montijo, Odivelas, Vila Franca e Loures.
No seixal o senhor tem direito a um tacho para assessor e mais, como diz € 1.250,00 por mês, que pode acumular com a sua actividade profissional, o que origina que está melhor do que se stivesse a tempo inteiro. Isto demonstra que o PCP é um partido democrático, ao contrário do PS...
Por ultimo, é óbvio que você não sabe o que escreve, e que manda tiros de polvora seca sobre o numero de assessores... Pois se soubesse diria o nome dos mesmos!!!
Por ultimo foi-lhe colocada uma pergunta muito pertinente e que é essencial para ver o seu carácter, o subsidio da Câmara do Seixal para os prémios Rádio Baia foi de € 40.000,00? Ou foi muito inferior e o senhor mentiu?

2 de Maio de 2008

Anónimo disse...

Esta gente do partido comunista fala como se tudo fosse deles e estivessem a dar alguma coisa de seu. O que o Vereador tem ou não tem como se fosse o partido muito bonzinho que até dá umas prendas. Que ridiculo que este anónimo escreve será que o partido o autorizou a escrever. É que o pseudonimo aprovado pelo partido para responder nos blogues é o de João Afonso que poderá não ser sempre a mesma pessoa mas tem sempre o mesmo pseudonimo. O PC não é um partido democratico todos o sabem e ainda o sabem melhor os seus trabalhadores que estão proibidos de ter opinião a menos que seja favoravel. Não admira não se saber o nome de algum assessor pois nem quem trabalha no pelouro o vê como é o caso do aranha. São assessores invisiveis. Não se compreende porque não dá a cara o João Afonso porque está a falar bem do partido comunista não temeria represálias assim como este anonimo. A não ser que queiram mesmo aproveitar para virar a casaca se a CDU perder. Eu sou anónimo porque temo represálias por parte do partido comunista que diz ser tão democrático. E como sabe por perseguições politicas e psicologicas na camara municipal do seixal aos trabalhadores por parte do partido dos dirigentes partidarios e dos vereadores e presidente andam muitas depressões na camara até já houve quem tivesse AVCs e ataques cardiacos. E isto sabe tão bem como eu que é verdade sr. anónimo. E se o senhor chama tacho a ganhar 1270 euros por mês a um licenciado que todos podem constatar que trabalha e falo do assesor do Vereador Samuel então o sr. é um ignorante o que é que chama então aos lugares de administradores de empresas de dinheiros municipais que alguns assessores de vereadores do partido comunista alguns apenas com o 9º ano e têm em acumulação. Um bom concelho o barco está a ir ao fundo veja lá se se atrasa a saltar que ainda morre afogado.

Anónimo disse...

João Afonso disse...

Senhor Vereador Samuel, a sua carta aberta é um atestado de incompetência aos ex-vereadores do Partido Socialista Ricardo Ribeiro e Costa Velho, pois eram os mesmos que tinham o pelouro que o senhor agora coordena... Já deu para ver dos comentários que o senhor colocou ou alguém por si que o senhor aspira a ser o próximo candidato do PS a presidente da Câmara. Ora sendo Ricardo Ribeiro o coordenador autárquico do PS, e sendo o mesmo nas suas palavras um incompetente, não há dúvida que a luta no PS promete ser fraticida. Vamos esperar para ver os próximos acontecimentos, tanto mais que, como é óbvio, a fracção vencedora das ultimas eleições internas para a comissão concelhia, não vai querer que o candidato do PS saia da fracção perdedora, e o vereador Samuel faz parte da fracção perdedora! Mas pelos vistos o vereador Samuel, apesar de perdedor, está a lançar de forma demasiado óbvia a sua candidatura a Presidente da Câmara. Não há dúvidas que isto promete...
3 de Maio de 2008

Unknown disse...

J.A.

Desta vez meteu água!
Apesar de com uma argumentação válida, os factos não são os que refere. Quem detinha a área do Gabinete Médico Veterinário antes de mim era o Sr. Presidente da Câmara e a Defesa do Consumidor era o PSD.
Quanto à vida interna do PS, apesar de tal não lhe dizer respeito, sempre lhe digo que se trata de um Partido livre de homens livres onde debatemos ideias, razão pela qual não existem vencidos nem vencedores nas disputas internas. A prova disso é que tendo perdido as eleições internas em 2005 para o Camarada Costa Velho fui depois eu o 1.º candidato a Vereador do PS.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

E então o Banco Alimentar!!

Ponto Verde disse...

Não sei se João Afonso é um heterónimo de Paulo Silva, mas sei que há alguém destacado a criar contra informação na blogoesfera que seria bem mais útil a esclarecer as questões por cá levantadas.

Só demonstra que não há explicação, não há argumentos , para além da difamação e da tentativa de descredibilizar.

Só que quem sai descridibilizado é o Município e o PCP.

Espero que não receba 4400 euros pelo trabalho, é que bem podia limpar as mãos á parede!

Anónimo disse...

De camaradas com poder de "diktats" provenientes da rua Soeiro, a animadores de festas de 3 dias numa quinta próxima do Seixal, até ex-capitães pseudo-patos acabando por ex-qualquer coisas de antigos bastiões do Partido envidraçado, a C.M.S. e o seu chorudo orçamento (o maior que o PCP põe as mãos) tem servido de albergue francês(ao abrigo da confiança politica e dos recibos verdes) a todos estes espécimes.
De uma coisa não podem acusar o PCP, de ser caso isolado. No entanto a situação no Seixal encontra-se perto da obscenidade, fruto do sono de 33 anos de "sol na terra".

Acordemos todos (não só no Seixal e não só contra o PCP)