sábado, maio 17, 2008

BLOGOESFERA , YOANY E GOLIAS


















A Blogoesfera entrou globalmente , num processo de maturidade e reconhecimento, por cá , e a nível local , é exemplar a interacção que está a ser ensaiada entre a imprensa escrita local e a blogoesfera , numa iniciativa pioneira demonstrativa que muito está a mudar , com o incómodo óbvio de quem pretende que nada mude.


A nível global a blogger cubana autora do blogue Generation Y , recebeu o prémio Ortega y Gasset de Jornalismo , ao mesmo tempo que a revista TIME considerava Yoani Sanchez
, como uma das 100 figuras mais influentes do mundo.

O blogue em questão não é obviamente do agrado das autoridades Cubanas , aliás, só existindo por via do engenho da sua autora em contornar as limitações impostas pela ditadura Cubana onde o acesso á internet não é nem aberto, nem generalizado.

As autoridades Cubanas deram um ar da sua graça ao impedir a Blogger de se deslocar a Madrid , para receber o prémio.

Para os que por cá têm os mesmos tiques e inspiração politica , recomenda-se a leitura do Generation Y ... relembro os nostálgicos daquel
as paragens que se lá vivessem, agora podiam por exemplo ter uma torradeira ou um telemóvel , para além do pão de racionamento que podem degustar no blogue ...

Há mais quem partilhe desta vontade de calar os blogues e os seus autores!

Salvaguardando as devidas distâncias ... convido a ler o post de ontem 16 de Maio do Generation Y , e a comparar as ameaças do Senhor Presidente da Câmara do Seixal à blogoesfera local e o cerco que se aperta em Cuba sobre Yoany Sanchez assim denunciadas:

" Me advierten que sobre la mesa de alguna oficina descansa “mi caso”. Un expediente lleno de pruebas de infracciones cometidas, un abultado dossier de ilegalidades que he acumulado en estos años. Los vecinos me insinúan que me disfrace con gafas de sol y que desconecte el teléfono cuando quiera hablar algo privado. Poco, muy poco –me aclaran- puede hacerse ya para que no toquen a mi puerta una mañana bien temprano.

En espera de eso, quiero señalar que no guardo armas bajo la cama. Sin embargo, he cometido un delito sistemático y execrable: me he creído libre. Tampoco tengo un plan concreto para cambiar las cosas, pero en mí la queja ha sustituido al triunfalismo y eso es –definitivamente- punible. Jamás pude darle una bofetada a nadie, no obstante me negué a aceptar el sistemático manotazo a mi “yo cívico”. Esto último es condenable en grado sumo. Encima de eso, y a pesar de no haber hurtado nada ajeno, he querido “robar” –en repetidas ocasiones- lo que creía me pertenecía: una isla, sus sueños, sus legados.

Mas no se confíen; no soy del todo inocente. Llevo en mi haber un montón de fechorías: he comprado sistemáticamente en mercado negro, he comentado en voz baja –y en términos críticos- sobre quienes nos gobiernan, he puesto apodos a los políticos y comulgado ante el pesimismo. Para colmo, he cometido la abominable infracción de creer en un futuro sin “ellos” y en una versión de la historia diferente a la que me enseñaron. Repetí las consignas sin convicción, lavé los trapos sucios a la vista de todos y –magna transgresión- he unido frases y juntado palabras sin permiso."


_______________________________________________

ACTUAL


















Ontem - mais uma zona onde está a ser destruída floresta , Junto à A2 (Km 19) , frente à estação Fertagus de Coina

6 comentários:

Anónimo disse...

Em Cuba é tudo tão mau, mas é para lá que os Portugueses querem ir de fárias e é para lá que conseguem ser operados aos olhos , o Ponto Mentiroso devia era para lá ir a ver se via melhor.Essa senhora é uma mentirosa como o Ponto Verde e devia era ser presa.

Anónimo disse...

Ponto verde não tens dívidas nenhumas?

Não tens cadastro?

Nem uma multa?

Claro!

O ponto verde é um cidadão honesto que vomita alarvidades e lança boatos. Nada mais correcto.

Parabéns!

Anónimo disse...

Essa senhora é mais uma P... cubana que está à margem do sistema e por isso diz tão mal dele, é como o , ou será a Ponto Verde, só pode ser uma P... ou um P... para defender tanto os opinhais onde as P... atacam. Tenham dó seus difamadores. A Time do Bush tem mesmo credibilidade para dar prémios a esta corja só porque são anticumunistas primários.

Anónimo disse...

Os metods destes anónimos são conhecidos já ninguem lhes liga. Não sabem escrever como gente adulta e mentalmente sã. Talvez sejam crianças também não sabemos. Talvez gaiatos malcriados que ainda andam na primária. Senhores anónimos comunistas como diz Yoany também eu digo vocês não nos vão conseguir continuar a tirar a nossa terra, seus sonhos e seus legados . Obrigado Ponto Verde.

hkt disse...

Não se pode dizer, pensar mal do regime cubano e sair incólume. Os três primeiros comentários são exemplares. Cuba é um ícone. Não se pode falar da realidade cubana. Pode-se. contudo, fantasiar sobre a utopia cubana: dessa Cuba dos turistas, da duba dos serviços de saúde miraculosos ... de uma Cuba sem corrupção nem prostituição onde todos se agitam nas noites quentes ao sabor de ritmos exóticos... pode-se falar dessa Cuba para "dólar" atrair... Podemos até dizer que já se podem comprar telemóveis e antenas parabólicas... esqueçamos as desigualdades, a pobreza, o medo e, aqueles que jazem nas prisões por delito de opinião/informação... isso são, definitivamente, mentiras de algum blogger.

Anónimo disse...

Conociendo, por la lectura constante de sus post, el estilo mesurado de Yoani, creo que hay que tomar bien en serio lo que nos dice.

Después de las declaraciones de viernes del viceministro de telecomunicaciones, que si no fuese por el blog Generación Y nadie sabría en el mundo que existe un viceministro de telecomunicaciones en Cuba, es de temer que el gobierno cubano haya decidido ejercer medidas más directas contra Yoani para acallar su voz. Me gustaría convencerme de que estoy equivocado.