terça-feira, março 11, 2008

MOITA , O PARQUE TEMÁTICO DA LUSITANA PROMESSA



Acreditando nos autarcas da Moita, deve estar em vias de ser inaugurado por altur
a da scoa, o Parque Temático da Lusitâniedade da Moita, no Pinhal do Forno para o qual foram oportunamente firmadas permutas e compromissos com os investidores do Badoca Parque, bom .

O tal negócio, prometido como uma "sétima" maravilha, como disse deve estar mesmo a ser inaugurado, eis as promessas:

- Investimento 75 milhões de euros. - Área 60 hectares - Postos de trabalho 1200 - Reconversão de "solo rural" e parte integrante de Reserva Ecológica Nacional. em solo urbano com usos lúdico- culturais e de lazer.

- Visitantes :

- 1ª Fase 10.000 visitantes /dia = 3.65 milhões /ano
- 2ª Fase 20.000 visitantes/dia = 7.3 milhões/ano
- 3ª Fase 30.000 visitantes/dia = 10.95 milhões/ano

Impressiona ? ...Óoooh! se impressiona se compararmos com o principal e mais concorrido Parque Temático Europeu, a Eurodisney de Paris, situado no primeiro país mundial receptor de turismo (França), na primeira cidade receptora de turistas (Paris) e que é só o principal Parque de diversões da Europa e um dos maiores do Mundo e que teve como visitantes :




- 1998 - 12,5 Milhões
-1999 - 12,5 Milhões
-2000- 12 Milhões
-2001 - 12,2 Milhões

-2002 - 13,1 Milhões

-2003 - 12,4 Milhões

-2004 - 12,4 Milhões

____________________________________________________

É então urgente que se acelere a construção da terceira travessia sobre o Tejo e se faça o novo aeroporto, é que estamos quase a começar a receber 10 000 visitantes por dia nesta primeira fase que estará prestes a se iniciar .

Pena que não haja ainda hotéis , nem na Moita, nem no Barreiro, nem no Seixal...no Seixal a julgar no plano de turismo , há que contar também com os milhares de pessoas que estão que não podem para visitar um alto-forno desactivado ...

Certo é que nem os sete hotéis da Euro Disney chegariam , é que chegados á terceira fase do parque da Moita, vão cá chegar quase tantos turistas como em Paris ...

Parabéns aos 1200 funcionários que devem já estar em formação e que vão fazer baixar os numeros do desemprego na região.

Não, não estou a delirar, o que acima foi referido , foi divulga
do na Comunicação social, destaco por exemplo o Setúbal na Rede , cito o deslumbramento dos eleitos CDU:


«
Este parque temático “promoverá postos de trabalho” e a “afirmação do município da Moita, em Setúbal, na região de Lisboa e Vale do Tejo e no país”, assegura o presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo. O projecto envolve um investimento de cerca de 75 milhões de euros, por parte da Badoca Actividades Turísticas, e “uma área a edificar de aproximadamente 37.000m2”, acrescenta a autarquia, prevendo-se que a abertura ocorra “na Páscoa de 2008”, como revela o administrador da Badoca, Francisco Almeida.

“Não há nada semelhante a este parque temático a nível nacional”, isto num país “de oferta turística”, salienta Francisco Almeida. O parque vai “representar a história de Portugal ao longo de 24 temas”, propostos pelas escritoras, e professoras de história, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, acrescenta. O administrador justifica a selecção das autoras da colecção Uma Aventura para propor os temas das diversões do parque, pois elas, “enquanto professoras de história, conhecem bem a história de Portugal e forneceram os temas que mais a marcaram”.


“Fado, Viriato, touradas, uma casa que pretende recriar o Terramoto de 1755, em que se simulam as paredes a cair, o chão a destruir-se e toda a casa a tremer, ou uma montanha russa alusiva à descida dos cestos da Ilha da Madeira”, são algumas das atracções que se encontrarão no parque, podendo ainda “haver alterações”, como uma atracção “referente ao 25 de Abril de 1974”, avança Francisco Almeida.

É bonito... o Viriato ... as touradas...o terramoto... o chão a tremer e as paredes a caír - esta última parece ser a única atracção já testada pelos autarcas CDU !

A Páscoa de 2008 é daqui a dias, não deixem esgotar os ingressos ...virtuais !!!

________________________________________________

DESTAQUE

No Blogue Rumo a Bombordo um excelente post sobre a Agenda XXI Local.


10 comentários:

Anónimo disse...

Estou descansado que as autoras de estórias a metro, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada "enquanto professores de História conhecem bem a História de Portugal" a coisa está bem entregue e então podem-se fazer os malabarismos todos com as permutas, com a REN . Obrigado setoras.

Anónimo disse...

procura-se fotos do BMW 530d do Alfredo Monteiro.

Troco por fotos do Carlos Carvalhas no seu Fiat Uno.

Alguém me ajuda?

Anónimo disse...

Destaque para a bicicleta do Camarada Alfredo Dinis (Alex) na revista Militante deste mês

Anónimo disse...

Decreto-Lei n.º 45/2008, D.R. n.º 50, Série I de 2008-03-11

Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

Assegura a execução e garante o cumprimento, na ordem jurídica interna, das obrigações decorrentes para o Estado Português do Regulamento (CE) n.º 1013/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Junho, relativo à transferência de resíduos, e revoga o Decreto-Lei n.º 296/95, de 17 de Novembro



Portaria n.º 232/2008, D.R. n.º 50, Série I de 2008-03-11

Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Determina quais os elementos que devem instruir os pedidos de informação prévia, de licenciamento e de autorização referentes a todos os tipos de operações urbanísticas, e revoga a Portaria n.º 1110/2001, de 19 de Setembro

hkt disse...

Não há dúvida, os parques temáticos, estão na berra. O anúncio deste tipo de parques tem muito de positivo para quem os anuncia: empregos, investimento, oportunidades de negócio, divertimento para a juventude local habituada à santa pasmaceira... tudo coisas boas para atrair verbas e votos, só vantagens.

A Comunidade disse...

Os números de turistas estão algo subestimados. Ainda virão mais alguns parao Galaxy Park
http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20070525/galaxy-park-abre-as-portas-em-marco-de-2008

Anónimo disse...

Ganda banhada.

Anónimo disse...

O presidente da Moita, agora de cabelo comprido e barba por fazer no estilo modernaço que o define nesta sua já pré-reforma, está mais preocupado em, chegando o fim do dia, estacionar o "seu" Honda Civic Hybrid ao pé da Câmara Municipal e entrar para o "seu" Volvo hibrido e partir descontraidamente para a "sua" casa nova na Costa da Caparica ao encontro da sua novel mulher.

Ou então ir a banhos para a "sua" geminada terra de Cabo Verde.

E não há ninguém que dê um tiro nestes filhos da puta destes "comunistas"?

Ah! Que o Álvaro Cunhal e o Zeca Afonso bem devem andar às voltas na tumba com esta corja toda.

Bluegrowth disse...

O raio da memória está-nos sempre a lembrar destes tesourinhos deprimentes com que os nossos politicos nos brindam

Barras disse...

O que não falta em Portugal são parques temáticos que vão fazer tanta coisa pelo país mas que nem sequer se começam a construir...
Assim de repente, lembro-me das promessas para Cascais, Sintra, VN da Barquinha, Algarve e mais recentemente Braga com o encerramento da Bracalandia para mudar de sitio...
Devemos ser o único país europeu que não tem um único parque de diversões, mas somos com certeza o que tem mais promessas de novos parques!!!
Bahhhh