segunda-feira, novembro 19, 2007

OS MR BURN's DO SEIXAL
















Os Simpsons são uma fantástica série de animação e humor, por vezes negro, quase sempre fantástico e uma brilhante compilação de sátira social e análise politica à sociedade ocidental em geral e americana em particular.

O humor é corrosivo e as situações por vezes a roçar o irreal.


No entanto, mais de uma década e centenas de episódios depois, os argumentistas não atingiram ainda o que se passa na vida real no Seixal.

Os argumentistas da série Simpsons ainda não atingiram o surreal de transformar o diabólico Mr.Burns , o sinistro proprietário da poluente Central Nuclear de Sprigfield
como líder de um grupo ecologista local.

O que tem isto com o real e com o Seixal?


Bom, é que no Seixal, é a associação dos areeiros (AEERPAS) que está constituída como" grupo ambiental" local , cujo lema é "Proteger a tempo o
ambiente" como já deve ter visto num dos muitos outdoors pelo concelho do Seixal.






Já aqui denunciámos várias vezes estes delapidadores-mor da paisagem do Seixal, e porventura de toda a margem Sul são responsáveis pelo cenário perfeitamente lunar ou marciano, como preferirem de toda a zona a Oeste da A2 entre Santa Marta do Pinhal e Foros de Amora e quase até à linha de costa.


Ali há de tudo, ocupando uma área imensa, areeiros em exploração, areeiros abandonados, lagoas cheias de liquidos não identificados, suspeitas águas entre o azul turqueza e o laranja, e o aterro sanitário.

Ou seja há uma completa anarquia na ocupação do espaço, a não reposição dos solos e da floresta na pós-exploração, um cenário sinistro e aterrador.


Como se tal não bastasse, como se a tal falta de vergonha que transforma os areeiros em "ecologistas" , com todo o apoio da autarquia, vem agora a noticia, discreta , de
que pretendem abrir uma nova área de exploração de inertes com a área de 78,2 hectares, alegadamente como o blogue Rumo a Bombordo informa, sem que a consulta publica esteja a ser publicitada ou sequer mencionada no Boletim Municipal ou no site da Câmara.

É mais um atentado grave ao Estado de Direito ao património ecológico e paisagistico da margem sul feito desta feita por um "grupo ambiental"e com o institucional apoio da autarquia.
Nem nos Simpsons!

Querem mais ? Esta até é muito gira , pronto, eu conto :

- É uma Associação com a distinção ... "Mérito Publico Municipal" !!! Mais ainda ? Pois, como pode linkar aqui (clique) , é um "partner" da Câmara do Seixal... e do "Seixal Saudável" , tanto quanto dá para entender...









Um ultimo desafio, tente encontrar informação sobre a actividade dos areeiros no Seixal e sobre a sua "associação ecológica" (fantasma?) , os seus corpos gerentes, as suas iniciativas, os seus projectos em prol do ambiente e dos cidadãos ("Mérito Publico Municipal) ... dir-se- ía agora que dos Simpsons tinhamos passado para o cenário do Sobrenatural...não é?

6 comentários:

João Soares disse...

Esta não é uma associação ambiental...Por mim colocava entre aspas ou em itálico.

Anónimo disse...

Areias movediças em suma

Anónimo disse...

A foto podia ser maiorzinha. Assim vê-se mal :(

Aqui vê-se bem melhor.

Anónimo disse...

E esta também é linda.

Anónimo disse...

É só andar às voltas. Ou é areeiro ou são casas. De pinhal já pouco se consegue apanhar.

Anónimo disse...

E SABEM QUE PRESIDE A ESSA ASSOCIAÇAO SABEM ? SEUS MAGANÕES , PENSAM QUE SABEM TUDO E NÃO SABEM NADA