terça-feira, julho 10, 2007

SEIXAL - FLOR DA MATA / PINHAL DOS FRADES ...MAIS UM INCÊNDIO



De novo (clique) as chamas da Flor da Mata (clique), uma zona protegida no Plano Director Municipal do Seixal como Mata e Maciço Arbóreo que a lei obriga a reflorestar em caso de incêndio (clique)...volta a arder mais uma vez, desta vez são vinte hectares a Sul incluindo zona em redor do Restaurante Flor da Mata e junto á Estrada de Sesimbra, depois de nas ultimas duas semanas terem sido desmatados dez hectares a Norte.


São como é óbvio os interesses imobiliários (clique) a falar mais alto que as preocupações ambientais e onde estão ausentes os tais eleitos , porque têm medo de aparecer nestes locais e nestas ocasiões o senhor presidente de câmara e vereadores?

É para dizer que não conhecem a realidade no terreno e não assumirem responsabilidades? O que é facto é que é há muito uma zona para onde a população reivindica a manutenção daquele espaço e a construção de infraestruturas para que a população disfrute daquele espaço protegido, que defendem, deverá ser o futuro Parque Ambiental do Seixal, propostas foram já feitas nesse sentido em diversas ocasiões, inclusivamente na auscultação publica da revisão do PDM, sem que os responsáveis autárquicos dessem resposta aquelas legitimas aspirações de protecção daquele pulmão do Seixal, protecção essa existente no Plano Director Municipal.

Lembre-se que em 2000 os terrenos onde não é possível construír, de acordo com o PDM, foram transaccionadas a 1,5€ o m2 (trezentos escudos...)! (clique)

E que claro, a autarquia podia ter usado direito de opção perante ou um bom negócio para o Seixal que garantiria aquele espaço para usufruto do Seixal, ou impediria que o negócio envolvendo sociedades off-shore estivesse a efectivar uma manobra de fuga aos impostos ou de produção de brutais mais valias.
____________________________________________________

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Ao mesmo tampo, num concelho perto dalí, na Moita era aprovado de forma pouco democrática e quase à porta fechada "
Apesar do protesto dos munícipes presentes, que não puderam colocar questões nem pedir esclarecimentos ao executivo, e do voto contra de toda a oposição, a câmara da Moita aprovou, em reunião pública extraordinária, o projecto de revisão do Plano Director Municipal (PDM). Esta revisão surge na sequência de algumas alterações introduzidas após a discussão pública e depois da comissão técnica de acompanhamento se ter pronunciado, emitindo parecer favorável a sete e chumbando nove das alterações propostas." (in. Setubal na Rede)

Terá sido este oportuno incêndio na Flor da Mata agendado para lançar uma cortina de fumo local para a "palhaçada" acontecida na vizinha Moita? Se eu acreditasse em Teorias da Conspiração e que esta gente está toda feita uns com os outros...
________________________________________________
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 2

E não será isto também uma forma de manter a malta distraída com a discussão publica dos planos de pormenor da Siderurgia e do Fogueteiro/Torre da Marinha? Ou para a repetição ignóbil do julgamento da criança que morreu ao caír num colector de esgoto aberto? E onde anda a oposição?

14 comentários:

Anónimo disse...

Que coincidência interessante.

E por acaso não é também nessa zona que, recorrentemente, há incêndios quase todos os anos?

Esses incendiários estavam a precisar de lhes fazerem como na Marinha Grande há uns anos fizeram: amarrá-los com arame a um pinheiro e deixá-los lá ficar dentro. Havia de ser melhor "desincentivo" que todas as leis e PDM's que esses criminosos, de qualquer das maneiras, não cumprem.

Anónimo disse...

Eles comem tudo e não deixam nada, então o shor. Alfredo da Costa não apareceu? Mas tem culpas no cartório para não aparecer? Que poca vergonha, tenho a mesma opinião do anterior comentário.

AV disse...

Mas que coisa tão oportuna e logo em tal sítio e nem sequer em dia de grande temperatura.
Curioso.

Anónimo disse...

Aposto que amanhã a CMS vai ordenar ao dono da área ardida para reflorestar! VÃO ver! E quando a CMS estiver melhor de finanças vai subsidiar a reflorestação!

Anónimo disse...

ó certinhoidireitinho, mas a CMS sabe o que são espécies vegetais ? Para eles, reflorestar só se for com urbanizações e construção que garanta IMT e IMI's + taxas.

Olhem lá, este incêndio (e outros) não são suficientes -sendo a zona que é- suficientes para alertar as autoridades policiais e criminais ?

Como é que se processa o registo de um fogo nesta zona, em termos de proibir a construção durante x anos e fazer com que seja reposta a florestação ? Quem tem competência para pedir isso ? as autarquias ? o proprietário (aqui nem é o caso) ? o cidadão individual pode exigir isso a alguém ou a alguma instituição ?

elucidem-nos !

Ponto Verde disse...

Ao anterior comentador, a lei que aqui tem de ser cumprida é o PDM em vigor! Diz textualmente que aquela zona não é destinada à construção, é "destinada á conservação do ambiente", "é floresta", é "Mata e maciço arbóreo" e que EM CASO DE INCÊNDIO DEVE SER REFLORESTADA!

Não sei o que é que a oposição tem andado a fazer estes anos todos. Há desde 1991 ( altura em que parte daquele pinhal deixou de ser propriedade da familia Almeida Lima) incêndios sistemáticos naquela zona, não dá para desconfiar? Quando há até testemunhos de populares de fogo posto?

Não dá para somar dois mais dois, as tentativas de alteração de uso do solo, as mais valias brutais e as indemnizações em jogo com a passagem do IC 32 no local, a pressão da autarquia para contornar o PDM para ali pôr um bairro social (abrindo uma frente urbana)!

Mas sou só eu a delirar? As desmatações não estão a ser reais naquele pinhal e em simultâneo com este incêndio ? Não arderam agora mais vinte hectares? Não foram postas em causa vidas e bens (como o são sempre em qq incêndio?).

Ou temos de organizar uma conferência e convidar os ilustres eleitos, as forças vivas da nação, os ambientalistas, a PJ? Claro que para depois democráticamente virem como na Moita a aprovarem à margem da lei (PDM) , da vontade popular as alterações que todos contestam e sufragando as ilçegalidades que como aqui têm sido demonstradas.

Senhores autarcas, dignissima oposição isto é MÁFIA, não é Democracia!

Anónimo disse...

A BRANCA DE NEVE, A BRUXA E O PINÓQUIO ENCONTRAM-SE NA FLORESTA.

- SOU A MAIS LINDA DO MUNDO ! DIZ A BRANCA DE NEVE.

- SOU A MAIS FEIA DO MUNDO ! DIZ A BRUXA.

- SOU O MAIOR MENTIROSO DO MUNDO ! DIZ O PINÓQUIO.


E ENTÃO ENTRAM, UM DE CADA VEZ, NA GRANDE CAVERNA, PARA FALAREM COM O SÁBIO DA FLORESTA, O POSSUIDOR DO ESPELHO MÁGICO DA VERDADE.


A BRANCA DE NEVE ENTRA E SAI MUITO FELIZ:

- SOU MESMO A MAIS LINDA DO MUNDO!

A BRUXA ENTRA TAMBÉM E SAI TODA SORRIDENTE:

- SOU MESMO A MAIS FEIA DO MUNDO!

O PINÓQUIO ENTRA POR ÚLTIMO, SAI ENFURECIDO E PERGUNTA:

- BOLAS !!!! QUEM É O PONTO VERDE ????


Beijinhos
da
Pantera Cor de Rosa

Anónimo disse...

MAIORIA COMUNISTA APROVA PDM EM REUNIÃO ILEGAL.

Anónimo disse...

À Pantera Pink

O ponto, és um ganda metiroso, até me enganaste a mim que fui preso e turturado pela PIDE , afinal os pinheiros que se viam da minha casa ainda lá estão e tu mentiste a dizer que tinham sido arrancados, afinal eles ainda lá estão imponentes, com mais de quinze metros, e os sobreiros que arrancaram também, ganga Ponto.
Então e ontem inventaste que houve aqui um incêndio que meteu três ou quatro corporações, e dois helicópteros e deu nos telejornais, ganda ponto, enganaste todos é que continua tudo verde, não arderam pinheiros nem sobreiros está tudo igualzinho.
Há dias inventaste também que o muro de berlim tinha caído e que uns oportunistas não tinham dado por isso, ganda mentiroso, ainda ontem telefonei ao Camarada Honeker. Ganda ponto.
E na Moita então inventaste que ontem tinham aprovado o novo PDM que é contestado por todos e só beneficia a construção e uma meia duzia de influentes, e que até não deixaram o Povo falar.

Anónimo disse...

Nunca mais voto na CDU, Já não me enganam vez nenhuma, podem concorrer as vezes que quizerem que a mim já não me levam.

Anónimo disse...

Ao ex-militante

Devias ter vergonha nessa cara e não te meteres onde não és chamado.

Foste preso e torturado pela PIDE?

Sabes que os homossexuais dessa época também o eram? De que lado e em que condições te apanharam?

Sabes, ex-camarada(?), tu és tal & qual aqueles que fumaram toda a vida e que só porque de um dia para o outro deixaram de fumar, hoje são muito mais radicais do que os outros.

Queres fazer-te passar por ex-militante do PCP mas a tua linguagem nem sequer chega aos calcanhares da Zita Seabra.

Vê se te enxergas e não venhas com essas tretas dos pinheiros, porque se é verdade que moras onde dizes morar, muitos deles foram arrancados para teres uma casa que inicialmente era clandestina e que hoje, graças à autarquia que dizes detestar, já a tens legalizada e a valer bom dinheirinho.

Beijinhos da sempre tua,

Pantera Cor de Rosa

Anónimo disse...

Olá pantera, de tão excitada, passou de rorsa a vermelhusca...e tantos enganos tanto, deve ser de idade, saiba a menina que a mim a idade me deu o que a menina ainda não tem, ou será que é menino e o rosa (excitado) é de ver os meninos do Benfica?
Se andou á pesca aqui pelo Pinhal, deve saber que desconversa com a história dos clandestinos, ele há prédios clandestinos, mas neste fiz a escritura e o registo e tive licença de habitação, pelo que deve estar enganada, saberá também que o tal grande investimento não é assim querida, só na minha rua há quinze apartamentos à venda e por preços bem modestos, é que sabe, a câmara autorizou muita construção e estes não são prédios para ricos, aliás se está tão preocupada com o meu investimento gostaria de uma pintura que a humidade é tanta que se vêem os tijolos. De resto o que me apraz dizer é que não renego a nada da minha vida, sou ex-militante, não sou ex-comunista, há aí uma diferença, e como não-ex-comunista digo que esta CDU fede de interesses e nessa não entro. E nada daquilo com que me tentou manchar me impede de set homossexual se fosse essa a minha opção , de apreciar e defender a natureza e defendê-la para os meus netos e para os netos dos meus netos, pois cara menina/a sabe que antes da sua geração (que tanto sabe) houve outra, e outra, e outra, e outra e que a natureza que nos chegou passou até nós, por isso eu quero que passe para os outros alguma da natureza que ainda existe e não que haja cada vez mais pobres e cada vez os mesmos ricos muito mais ricos . Esses quando acabarem de estragar o que ainda existe vão-se embora e quem cá fica são os pobres com uma mão vazia e outra cheia de nada.

Anónimo disse...

Este(s) "Pc(s)" da treta demonstra neste blog a sua estupidez, oportunismo e a "voz do dono" que é impressionante. Sem argumentos para situações tão reais, claras e óbvias responde com provocações e ataques estupidos a quem de uma forma apaixonada defende o direito à vida com qualidade.

É pá sê sincero. Diz que tens que defender o teu tacho, nem que para isso os "eleitos" da CMSeixal, da Moita... só façam m....

Impressiona tanta estupidez, né?

Anónimo disse...

Aqui fica mais umas informações, este incêndio teve dois focos de origem.
e no dia a seguir ardeu na Apostiça mais uma vez com dois focos distintos ... fonte segura...