segunda-feira, maio 28, 2007

AREIAS MOVEDIÇAS NO MONTIJO ...E SETUBAL








Segundo o PUBLICO:

"A Polícia Judiciária esteve a fazer buscas nas instalações da Câmara Municipal do Montijo, na terça-feira, depois de queixas efectuadas nas autoridades por antigos vereadores sobre a aquisição do terreno para o Parque Desportivo Municipal.

“Na sequência das queixas apresentadas pela ex-vereadora Honorina Silvestre do PS, ex-vereador Carlos Fradique do PSD, das participações efectuadas pela presidente da Câmara do Montijo e pelo então seu adjunto Daniel Miranda e ainda por outras participações que, ao momento se desconhecem os seus autores, referentes à aquisição de terrenos para o Parque Desportivo Municipal, mais concretamente à aquisição de terrenos às Construções Branco, Lda. e outras matérias relacionadas com o conteúdo das denúncias efectuadas, a Polícia Judiciária compareceu no dia 22 de Maio, na Câmara Municipal de Montijo”, refere a presidente da autarquia, Maria Amélia Antunes, em comunicado.

Segundo alguns antigos vereadores, existiam fortes indícios de que alguns responsáveis camarários participaram numa acção que proporcionou invulgares mais-valias a uma empresa de construção civil, em prejuízo dos originários proprietários (herdeiros de Gabriel Domingos do Carmo) do terreno comprado pelo município, numa situação que remonta a 2005.

Durante a campanha para as eleições autárquicas em 2005 a candidata do PSD e actual vereadora Lucília Ferra suscitou igualmente a questão de eventual favorecimento e irregularidades com aquela compra de terrenos.

Participações originaram três processos

Carlos Fradique terá mesmo solicitado investigações ao Ministério Público, à Polícia Judiciária, à Inspecção-Geral da Administração do Território e Administração-Geral de Finanças, sobre este assunto.

“As participações deram origem a três processos e foi com base nas participações conhecidas e eventualmente outras, repete-se, que por ora se desconhecem que estão a decorrer os inquéritos respectivos no Tribunal do Montijo”, refere a autarca no mesmo documento.

Maria Amélia Antunes espera que, depois de decorridos dois anos das participações, o processo “decorra com celeridade, tendo em vista o apuramento da verdade”.


Quanto a Setúbal, segundo o DN:

"A Inspecção do Território notificou câmara oito meses após investigação
A Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) propôs a dissolução da Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da conclusão das investigações sobre as irregularidades encontradas nas reformas compulsivas de 60 funcionários.

O organismo, tutelado pelo Ministério da Administração Interna, entregou ontem na câmara o relatório final da investigação, iniciada em Novembro de 2005 - na sequência de uma notícia do DN - e concluída em Agosto de 2006, pouco tempo antes da renúncia do então presidente Carlos de Sousa. (...)

Este processo já levou o Ministério Público a constituir arguidos todos os vereadores, incluindo a actual presidente e o ex-presidente.(...)

Por coincidência, as duas maiores autarquias da Área Metropolitana - Setúbal, de maioria comunista, e Lisboa, de maioria social-democrata - enfrentam, no mesmo dia, processos de dissolução."

A diferença é que por cá tenta-se enfiar a cabeça na areia a fingir que nada se passa , enquanto que em Lisboa estão novas eleições já marcadas , há de facto um outro país e um outro entendimento do Estado de Direito e da Democracia para lá da Outra Banda.


7 comentários:

Anónimo disse...

Continuando a glosar a temática magrebina pode dizer-se que, andam a atirar-nos areia para os olhos...

Anónimo disse...

...é que, curiosamente, os mesmos que despacharam Carlos Sousa, ANTES de ter chegado o relatório da IGAT à câmara, vêm agora exigir investigações e inquéritos acerca da quebra do segredo processual…
Giro, não é?

Anónimo disse...

É a areia do deserto que nos entope as orelhas e nos ofusca os olhos.

O resto é só miragens.

O Lino, no fundo, no fundo -- mesmo que do copo -- é que tinha razão.

100smog lda. disse...

ILÁRIA GABRIELLI venceu o ABELA E O MESTRE em Itália! Será a nossa imagem de marca.... mais desenvolvimentos e actualizações, não deixem de comentar estamos muito entusiasmados com a força de todos!!! AJUDA NOS A PROMOVER!!!CONTAMOS CTG! VISITA o site e ve os videos das varias entrevistas e imagens!!!

nunocavaco disse...

Tão poucas letras para tanta estupidez.

Anónimo disse...

pode indicar-me onde está o seu mail?

Anónimo disse...

...o mail do ponto verde, claro.