quarta-feira, maio 30, 2007

FORUM GULBENKIAN SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS







Realizou-se no inicio desta semana na Fundação Gulbenkian um colóquio sobre Alterações climáticas. Uma das conclusões vindas desse fórum é que as mudanças no clima vão afectar a saúde de milhões de seres humanos e criar uma "nova classe de refugiados" o refugiado ambiental.


Estas previsões foram apresentadas pela Organização Mundial de Saúde citando excertos de um artigo de Pedro Gonçalves ontem publicado no CM:

Segundo a médica Bettina Menna, da OMS, a mudança do clima já afectou a saúde de milhões de pessoas e a situação pode piorar.

Partindo da onda de calor que matou 80 mil pessoas em França no Verão de 2003, a especialista alertou para cenários semelhantes num futuro próximo. “O aumento da temperatura faz subir a frequência de catástrofes naturais”, como tempestades e longos períodos de seca.

Estudos apontam para que o nível da água potável em 2050 desça entre dez e 30 por cento, o que causará problemas de disenteria e de doenças associadas. “Milhões podem estar em risco”, referiu Bettina Menna, sublinhando que, com a falta de chuva, as colheitas vão diminuir a nível mundial, provocando graves crises humanitárias em que os habitantes da maioria dos países subdesenvolvidos padecerão de malnutrição. A subida dos preços dos bens básicos é outra das consequências para o pouco número de alimentos produzidos, o que implica que milhões podem vir a morrer de fome.

As alterações climáticas são já responsáveis por um aumento de 0,3% nas doenças a nível global. “Desde problemas cardiorrespiratórios a questões neurológicas, o aumento da temperatura está a ter um forte impacto na saúde das pessoas”, garante a médica. E, dado que o aumento do efeito de estufa deve continuar nos próximos anos, assistir-se-á a nível mundial a “cada vez mais casos de pessoas doentes”. As implicações económicas são óbvias: “Com pessoas doentes que não trabalham, o de-senvolvimento económico das nações está em risco.”

As estimativas das mortes que as alterações climáticas provocarão em solo europeu apontam para que seja “o maior desastre na Europa depois da II Guerra Mundial”, diz a especialista."

Portugal , como os países da Europa do Sul, serão dos mais afectados, podendo regressar em força doenças erradicadas como a Malária, e poderão surgir novas doenças como do Dengue.

Outra questão resultante das alterações climáticas e a necessitar de uma nova e urgente discussão entre Portugal e Espanha são os recursos hidricos. Segundo a opinião do Prof Rodrigo Oliveira da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o aquecimento global reflectirá um impacto nos recursos hidricos do país, o escoamento superficial de água em Portugal cairá, em 2050, de 10 % no Norte de Portugal e 50% no Sul, a redução pode ser de 80% no Algarve segundo os modelos testados.

Os mesmos efeitos far-se-ão sentir em Espanha e os caudais minimos que correm para Portugal poderão não ser suficientes, o que poderá implicar assim, a renegociação com Espanha dos acordos transfronteiriços como a "Convenção de Albufeira"

O discurso de Mário Lino estará então próximo da realidade que hoje apregoa!


7 comentários:

nunocavaco disse...

Este dá algum trabalho, mas vejamos:

1- A Drª Bettina afirma que o aumento de temperatura provocará uma degradação da saúde, fala inclusivé em mortes. O que falta provar é o aumento da temperatura e onde, questão essêncial. Por exemplo no últimos anos o Vale do Nilo regista temperaturas inferiores à média.

2- A diminuição da precipitação considerada pela Drª também não está provada, o que se regista é uma nova distribuição e isto em tendência. Regista-se uma tendência para que as chuvas se concentrem nas estações intermédias, e isto em algumas regiões no globo.

3- O aumento do efeito de estufa, o que é isso e o que provoca, alguém sabe? Não existe consenso sobre esta matéria e ainda há poucos anos um cientista britânico escreveu um livro muito interessante, mas não o vou mencionar deixo-lhe apenas este link

http://www.junkscience.com/Greenhouse/

4- Quando me falam em mortes provocadas pelo aquceimento global lembro-me da gripe das aves. Morreram apenas 10 pessoas durante um século desta, não sei o que lhe chame. Portugal gastou milhões de euros a comprar uma vacina que não a usa e porquê? Porque um governante americano, ligado à empresa que produz a vacina inventou esta mentira que associou a morte, tal e qual o que fazem com o aquecimento global. Temos de ter muito cuidado e exigir mais estudos para isto ao mesmo tempo que mantemos a coerência, isto é se para a OTA exigimos mais estudos para o estudo do clima também o devemos fazer porque os dados não provam nada, apenas lançam mais dúvidas.

cumprimentos comunistas e ambientalistas

Anónimo disse...

Quem é o Organização Mundial de Saúde, Al Gore, O projecto SIAM, O Painel das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, perante uma sumidade como Nuno Cavaco?

Anónimo disse...

O Nuno Cavaco tem que mandar um mail ao camarada Fidel para o avisar que está enganado, ele , Nuno Cavaco é que é a referência meteorológica mundial, vamos todos para o Vale do Nilo onde a temperatura está mais baixa em média.

Corrija lá as seguintes declarações do Camarada Fidel Castro:

"(...)El incremento de la mecanización nada ayudaría a evitar el calentamiento del planeta, algo que está probado por los especialistas que miden la temperatura anual desde hace más de 150 años.(...)"

nunocavaco disse...

vocês querem discutir ou apenas acreditar em tudo o que ouvem. Leiam mais, informem-se até porque não é só o nuno cavaco que diz isso.

http://www.mitos-climaticos.blogspot.com/

PS- O Al Gore é engraçado, tal como o Durão Barroso e o novo Presidente Francês.

Anónimo disse...

E o Hugo Chávez, o Fidel, o Evo Morales, o Raúl Reyes (FARC), o Kim Jung Il? Esses então são uma barrigada de rir, não?!

Anónimo disse...

Estou contigo nuno cavaco!! Acho q de facto a maioria dos dirigentes são uma "barrigada de rir" mas acho uma "barrigada de rir" ainda maior a quantidade de pessoas que não têm opiniões próprias, não questionam nada, e ainda gozam com quem o faz... Triste mundo este...!

Anónimo disse...

ixto ta 1 porkaria........... n vale nada!!!!
+ valia n terem feito nada n fzm nada d jeito!!!!!!!!!!!!!!!!!.burrx camelx...............
xao mxm mt parvx mx mxm mt extupidx............