quinta-feira, maio 10, 2007

SEIXAL - EXEMPLAR? CLARO QUE NÂO














Foram-se as máquinas , ficaram os resíduos e a reposição do solo está por fazer.


Há mais de um ano que se instalou na Flôr da Mata, em terreno de Reserva Agricola , com uma zona Rede Natura 2000 de um lado e uma linha de àgua Reserva Ecológica Nacional, uma central de betão/alcatrão da firma Gomes Alho.

A população local estava indignada com este atropelo ambiental, por cá denunciámos por várias vezes o caso, o muito barulho, a nuvem constante de pó associado com um irrespirável cheiro a diesel mal queimado.

O Deputado Luís Carlotto Marques questionou a autarquia que garantiu que o incómodo seria temporário e que o solo agricola seria reposto, e que tudo não afectaria a linha de água em questão.É óbvio que tal justificação , assinada pelo vereador do urbanismo da Câmara do Seixal, vale o que vale...e logo, acto contínuo, a tal empresa apressou-se a justificar a sua laboração com as obras que tinham ganho de alargamento da A2, e que a obra duraria até Março.




Os prazos cumpriram-se e a Mastodôntica máquina começou a ser desmontada em Abril, já não se encontrando no local... mas isto é só um passo, o mais importante falta cumprir e o mais importante agora, depois de finalmente se poder voltar a respirar naquela zona verde, é a descontaminação do solo, coberto de residuos de hidrocarbonetos... e claro, falta repôr de novo o coberto do solo de forma a voltarmos a considerá-lo terreno agrícola!

Ah! pois senhor serralheiro Jorge Silva, ainda falta muito para que aquele espaço volte a ser como de antes, como se comprometeu com um deputado da nação através de comunicação oficial da câmara! E é bom que se apresse. é que se chover, os hidrocarbonetos ali deixados ilegalmente correrão para a tal linha de água Reserva Ecológica e será mais um foco de poluição a juntar ao esgoto que lá corre.

Relembra-se o senhor vereador Jorge Silva que o despacho do Ministério da Agricultura, Comissão Regional da Reserva Agricola do Ribatejo e Oeste, assinada como sabe pelo EngºFialho Almeida obriga a que:

"Devendo ocorrer a reposição do solo à situação anterior à utilização agora autorizada, quando da sua cessação..."

E já agora quanto às outras centrais de betão e britadeiras, são para continuar naquele local?

Video aqui (clique).

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma situação vergonhosa