sexta-feira, fevereiro 09, 2007

SEIXAL - A IMOBILIDADE














Houve, sobretudo na ultima década um aumento demográfico brutal em dois concelhos da Margem Sul, foram eles Sesimbra e Seixal.
Esse aumento demográfico fez com que as vias de comunicação que os ligam a Lisboa , as mesmas de há décadas, se congestionassem para além do razoável.

Hoje a EN 378 Seixal-Sesimbra é um caos, onde acontecem semanalmente dezenas de acidentes, muitos deles com vitimas mortais, a A-2 está congestionada nas horas de ponta e paralelamente o Seixal é uma manta de retalhos viária, com inumeras promessas de melhoramentos e novos projectos, apresentados na última campanha eleitoral, mas não cumpridos e Sesimbra é um sitio a evitar levar o automóvel.


Obviamente que os autarcas atribuem a culpa a uma entidade abstracta com que sempre se desculpabilizam chamada "Poder Central", a culpa de todos os males, se bem que, esse "Poder Central" é afinal o poder de todos nós , conferido ao Estado por via dos nossos impostos, é claro uma tentação, a Funchalização da Margem Sul , diabolizando a mão que tanto alimenta esse poder.

Culpam o poder Central, na directa medida que se desculpabilizam por terem cedido a todos os interesses de massificação urbana.
Relembro que o tal "Poder Central" ( o Estado, ou seja , nós, cidadãos contribuintes) , investiu em novos barcos , modernos catamarãs, investiu num novissimo comboio da Ponte (Fertagus) ...investiu até num Metro que a Câmara de Almada impediu de estar a funcionar... e o que aconteceu com esses projectos para não terem descongestionado o trânsito da Ponte?

Bom, o comboio serviu para decalcar a sul a Sintrização da Margem Norte, com mega urbanizações explorando o filão da Estação de comboios e Lisboa a 20 minutos... Quanto aos novissimos barcos, servem para promover a massificação da freguesia do Seixal, como as urbanizações na Quinta da Trindade, junto à Baía do Seixal e na Siderurgia...e o Metro, não há meio de andar... assim nem dez pontes, nem meia dúzias de faixas de rodagem!

Por isso discordo da posição do deputado do PDS Luís Rodrigues que esta semana apresentou um requerimento solicitando ao governo soluções para o descongestionamento da A2 entre o Fogueteiro e a Ponte 25 de Abril, encontrando o deputado Luís Rodrigues a solução no alargamente para quatro faixas de rodagem, o que quanto a mim, permitiria unicamente chegar mais cedo a uma ponte congestionada... e a promover mais automóveis, mais gente na Margem Sul!!!


Estaria aqui a elogiar o deputado Luís Rodrigues se em vez deste fait-divers, se tivesse oposto ao longo dos anos de vereação na Câmara do Seixal, à betonização do seu concelho, e que com a restante oposição estivesse a apresentar requerimentos ao governo contra a urbanização dos Lanificios da Arrentela, das antigas oficinas da câmara no Fogueteiro, na urbanização da Quinta da Prata, na urbanização a reboque de um campo de golfe na Flor da Mata, ou na destruição da zona protegida no PDM, também na Flor da Mata, ou na construção no Pinhal das Freiras...

Isto o que está em projecto ou em vias de execução, porque o que foi construído na ultima década é o resultado deste estado de coisas, da massificação de Azeitão e do aumento brutal da Quinta do Conde, às estações urbanizadas da Fertagus, nomeadamente Foros de Amora, o densificação do Alto do Moinho, mas sobretudo Santa Marta de Corroios (na imagem) e a massificação indiscriminada de TODO o concelho do Seixal, ter-se evitado isto evitaria sim os actuais constrangimentos de tráfego.

Da mesma forma que critico estas omissões de Luís Rodrigues, fica aqui um elogio, à posição do PSD referente á oposição de transformar os terrenos da siderurgia em mais habitação em massa . Por outro lado dou os parabéns à JSD que tem travado uma luta pela liberdade de expressão e por uma real democratização no concelho e que está a levantar as questões com as quais iniciámos este post, as promessas que elegeram a CDU nas ultimas eleições, promessas essas não cumpridas passado que está quase metade do mandato. Aliás, muitas das obras pararam no dia exacto das eleições...

6 comentários:

Anónimo disse...

Por um lado os cidadãos demitiram-se de participar, por outro não vejo que haja alternativas, a classe politica é toda ela uma corja.

Anónimo disse...

Este post é para rir, elogiar o Luis Rodrigues se ele se opusesse à betonização da Quinta Fonte da Prata? Mas o Luis Rodrigues e a familia são os donos da Quinta e são quem está a desenvolver a betonização da zona, como já fizeram noutras zonas do concelho. Toda a gente sabe que o Luis Rodrigues representa os interesses dos construtores civis, que apoiam generosamente o PSD nas campanhas eleitorais! Aliás é uma empresa de construção civil que está a pagar a publicidade da JSD, vindo a respectiva factura em nome dessa empresa...

Anónimo disse...

cEste anónimo é simplesmente ridículo... porventura tb são estes os construtores que andam a fornecer a tinta para vandalizar os cartazes da JSD....Pq não fala do $$$ que o amigo Silva anda a dar à CDU!?!?!? Se há coisa que os construtores não querem é que o poder mude no Seixal!

Em relação à proposta do alargamento da A2 é ridícula!

Anónimo disse...

É ridiculo este anonimo.

As facturas estão passadas em nome da JSD Seixal e já foram enviadas para o tribunal de contas.

www.juventudeseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Meus caros... todos tem razão. É que todos os nossos autarcas beneficiam das amizades pato-bravistas que tem. E alguns até o são.
Alias é bom que se saiba que os patrocínios políticos distribuídos pela malta do betão são proporcionais as votações. Ou seja como qualquer estudo económico da treta indicará, a estabilidade é boa para os negócios. Uma mudança de cor em qualquer câmara obriga o pessoal das obras a começar tudo de novo: Os Almoços, os Jantares, as Festas e ter de descobrir a quem dar a massa em altura de despachar negócio.

Ponto Verde disse...

"Estaria aqui a elogiar o deputado Luís Rodrigues se em vez deste fait-divers, se tivesse oposto ao longo dos anos de vereação na Câmara do Seixal, à betonização do seu concelho, e que com a restante oposição estivesse a apresentar requerimentos ao governo contra a urbanização ..."

O segundo anónimo não sabe ler ou é só para lançar a confusão? "ESTARIA"!!! e não "ESTOU" não percebe a diferença e/ou a ironia?