sábado, setembro 23, 2006

OS VERDES E O SEU COMBOIOZINHO













Os Verdes nesta semana da mobilidade que passou centraram os seus protestos nas linhas do Tua , Tâmega e do Corgo, mas ignoraram grosseiramente o abandono do Metro Sul do Tejo (clique) ou os problemas de Mobilidade na Margem Sul...

Os Verdes(clique) são o veradeiro "partido do táxi" da Assembleia da República, mas parece perferirem fazer combóiozinhos humanos (clique) pela capital, para , segundo o seu comunicado "promover um conjunto de iniciativas em defesa do transporte público", no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que hoje termina .

Uma das suas iniciativas é o tal comboio humano... em defesa das linhas férreas do Tua, do Corgo e Tâmega... esta região e estas linhas têm também a nossa simpatia, tal como outras que infelizmemente têm encerrado e que têm impacto nas deslocações nessas regiões.

O que acho curioso é o facto de Os Verdes não encontrarem motivo de protesto também por cá pela Margem Sul, onde "altos dirigentes dos Verdes" são também autarcas e onde nada fazem, nada contestam, nada denunciam à parte de estarem contra "os horários de algumas carreiras de autocarros"... e onde a CDU é maioria há mais de trinta anos...

É curioso que não encontrem em toda a Margem Sul que transborda de problemas de mobilidade, que transborda de habitantes , de imigrantes, também dessas zonas abandonadas e onde hoje por falta de gente fecham linhas férreas , também tema de debate e de denúncia.

É que ir para Trás-os-Montes é corial, pois não há forma de se afrontar as decisões autárquicas da CDU que ali simplesmente não tem expressão, nem poder, e assim deslocalizar as atenções por exemplo de Almada e do escândalo do Metro Sul do Tejo .

Não põem em causa também a betonização feita , "canibalizando" a linha férrea Fertagus em toda a Peninsula de Setúbal, decalcando a Sul os erros da Sintrização (da linha de Sintra e Cascais...) ou mesmo criticando a forma como se promove o crescimento urbano desenfreado no Seixal, o Municipio da Margem Sul com maior número de fogos para venda - e sem comprador - ou da restante Margem Sul politica de "concentração de eleitores" que provoca os terriveis engarrafamentos diários pelas duas pontes sobre o Tejo...

Isto não criticam "Os Verdes", um "partido" à medida de um Táxi mas que prefere fazer "comboios humanos" com destino a São Bento, só para o folclore...
________________________________________________

Semana da Mobilidade, Dia sem carros.

E passou mais uma semana de mobilidade e mais um dia sem carros sem que algo de perene se tenha posto em prática, sem que decisões de fundo e duradoras entrassem em vigor. Decidir que na semana da mobilidade ou nos fins de semana seguintes fosse permitido transportar bicicletas nos comboios ou no metro... não serve para nada, uma decisão aceitável era tornar tal obrigatório, em qualquer dia e a qualquer hora, e que depois as estações desses transportes entrosassem em ciclovias (e / ou tivessem zonas para recolha das bicicletas) ... como nos países europeus onde estas iniciativas se comemoram, aí sim, com sentido, acontece!

Em Lisboa e noutras cidades, a continuar assim , esta "sensibilização" tem tendência a ser ignorada e provavelmente a atingir os fins opostos aos pretendidos. Não é fechar ruas ao trânsito ou centros de cidade o objectivo, o objectivo é apresentar outras formas alternativas ou complementares ao automóvel que reduzam o seu peso. Tudo o resto é folclore de um só dia, sem consequências... tão ao gosto português!!!

Agumas iniciativas : Lisboa (clique), ou aqui um governante que usa transportes publicos (clique) ,

____________________________________________

Aqui , uma entrevista a Al Gore acerca das alterações climáticas (clique) .

5 comentários:

Caparicano disse...

Recordo um episódio ocorrido há não muito tempo. Abrantes construiu um aterro sanitário e, nas discussões públicas acerca do mesmo, a dona Heloísa Apolónia fazia o trajecto de Lisboa até Abrantes apenas para criticar tudo e mais alguma coisa e inflamar as hostes.

Constância pouco depois construiu um aterro, igualmente em localização questionável (ninguém os quer ao pé..) mas aí a dona Apolónia não se dignou a aparecer.

Abrantes é PS, Constância é CDU.

Conclusão: Verdes = Farsa, Hipocrisia. Tudo menos Ambientalismo.

Anónimo disse...

mas porque raio é que as pessoas de Lisboa se hão de preoucupar com vocês? para nós, não passam dos gajos, lá do outro lado do rio que nos vêm ciclicamente roubar e matar. por mim, em vez lá da merda do comboinho que vocês querem, fazia-se era um muro pa ver se se matavam só uns aos outros e deixavam os cidadãos cumpridores em paz.

Anónimo disse...

alziro manuel, realmente vocês são uns santos. Zona J; zona do lumiar e telheiras, bairro alto, olivais etc etc é tudo um grupo de bons rapazes ordeiros e cumpridores da lei!!!!!!
só n sei o q vêm todos fazer para este lado no verão se isto é tão mau!?!?!?
eu vivi em Lisbos e apesar de tudo n troco a Msul por Lx! apesar de gostar muito de Lisboa

Anónimo disse...

antónio, três coisas, o vosso bairro azul bate tudo (particular o que tenha a ver com homicidios), a maioria da escumalha deste lado, veio precisamente desse, e se não trocas a margem sul por nada é porque provavelmente andas a fugir á policia.

ah, e ir aí no verão, foi um erro que cometi e paguei com o meu telemovel, por acaso não és tu que o tens, n?

Anónimo disse...

alziro manuel , és um caso clinico. Um bom psicologo, em principio, poderá resolver o teu problema com longos anos de terapia. És uma tristeza. Enfim!