terça-feira, setembro 19, 2006

ALMADA - A OUTRA FACE DA I-MOBILIDADE











Como pode esta autarquia comemorar a semana da mobilidade e o dia sem carros com dezenas de composições do Metro fechadas numa garagem a apodrecer???

Há um ano escrevemos aqui isto (clique) :

Almada pretendeu este ano incluir-se na Semana da Mobilidade cujo propósito foi já referido no "post" anterior, o próprio Ministro do ambiente esteve ali presente na abertura desta iniciativa de âmbito europeu que lamentávelmente vão mais uma vez cair em saco roto tal a falta de ambição demonstrada, projectos apresentados e continuidade e sustentabilidade desses projectos.

Não dá para de facto levar a sério esta iniciativa Almadense, o local escolhido para desenvolvimento dessas iniciativas foi , não a grande urbe, a que transborda de problemas de mobilidade, a representada na primeira imagem, mas a vila da Trafaria ...

As outras iniciativas (clique) anunciadas são também ridiculas, troca de lixo por passagens de autocarro e transporte gratuito de bicicletas no Elevador da Boca do Vento (o que devia ser um facto e não um folclore)... e mais não dizem.

Vamos então aguardar pela concretização do Plano de Mobilidade/Acessibilidades 21 que dizem estar já em execussão ( tenhamos paciência, só lá vão trinta anos de poder maioritário) , um plano onde a crer nas palavras da autarquia em encarte pré eleitoral , " as crianças voltam a brincar na rua em segurança, onde os alunos podem ir para a escola a pé ou de transportes publicos "...

Pergunto - Porque deixaram de poder ir? É que eu ia!!! há trinta anos, ou seja o poder absoluto da CDU retirou qualidade de vida às populações de Almada, uma qualidade de vida que já só promete voltar ao que existia... há trinta anos atrás!!!


É conhecida a nossa posição quanto a estas iniciativas em Portugal, sem que tenham continuidade e perenidade, são meras operações de propaganda pois dia 23 estará tudo igual, como tem estado igual no dia seguinte a todos os Dias sem Carros, e o facto é que esta iniciativa tem vindo a perder peso ao longo dos ultimos seis anos, tantos quantos os que soma esta iniciativa.

A realidade na Europa é bem diferente, e há uma adesão crescente a formas não poluentes de transporte e ao uso da bicicleta como meio individual de mobilidade por excelência. Mas entre nós trata-se pouco mais que uma iniciativa do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações à qual aderiram (Semana da Mobilidade) 18 Municipios, o lema deste ano é "Ir e vir, de outro modo" e tem como objectivo " promover viagens pendulares sustentáveis" incentivando meios de transporte alternativos como a bicicleta, os transportes colectivos o caminhar ou a partilha da viatura.

Na Margem Sul, entre tantos concelhos constituidos pela coligação do Partido os Verdes, só um adere a esta iniciativa da Semana da Mobilidade, Almada , que centrará as suas iniciativas na Trafaria... como exemplo destas iniciativas no concelho de Almada está o transporte gratuito de bicicletas no elevador da "Boca do Vento", Elaboração de um Plano de Circulação de Pesados da Trafaria e o uso de transportes públicos em troco de lixo, haverá vias encerradas ao trânsito automóvel entre as quais a Rua Miguel Bombarda...
___________________________________________

E Hoje:


E o que mudou no último ano em termos de mobilidade? NADA! Mas o imobilismo, a ver por Almada mantém-se, o Metro que devia estar a circular há cerca de um ano apodrece na garagem porque não há meio de fazer o mais simples, decidir onde vai passar acabar de construir as linhas , isto enquanto as estruturas construídas se degradam...

Este ano o lema é "Altere os hábitos não o clima" , um lema que se poderia aplicar às autarquias da Margem Sul, "Alterem os hábitos..." a propaganda, o déficit democrático, a betonização dos concelhos, a má qualidade de vida que oferece aos residentes, o tráfico de influências, a xico espertice, o desrespeito pelos cidadãos e sua inteligência... e claro, "não o clima" que afinal assumem como potencialmente alterável, ou não subscrevem o lema?

Ah as iniciativas mudaram foi da Trafaria , há um ano, para a Costa da Caparica, este... (se tivesse sido para o Laranjeiro, para o Feijó ou para a Cova da Piedade ou Almada...) o resto é só e sempre, mera propaganda... pelo que depois de nada ter sido cumprido das promessas de há um ano, também nos reservamos não acreditar nas promessas deste " ... a Cãmara adoptará um conjunto de medidas de carácter permanente, que irão contribuir para melhorar a mobilidade no nosso concelho, designadamente garantir uma maior segurança na circulação a pé, promover o uso da bicicleta e requalificar o espaço publico e revalorizar os espaços verdes..." (Maria Emilia de Sousa)

É que este ano, nem é ano de eleições!!

Mas estejam atentos que hoje vai-se realizar o 14º (sim, leu bem, o DÉCIMO QUARTO) forum sobre o Metro Sul do Tejo... não, não é piada!!!

5 comentários:

Caparicano disse...

Costuma-se dizer, à décima quarta é de vez !

Anónimo disse...

Conversa e propaganda aí está a sua arte, também na desinformação e nos foguetes. Fazer alguma coisa de futuro é que não é com eles.

Anónimo disse...

Por acaso era giro que o Metro andasse para a frente, era engraçado.

Eu até desconfio que quando os compraram já era com a ideia de os deixarem onde estão, mas até tinha piada se um dia destes os problemas se resolvessem e eles começassem a...comos e diz mesmo...ah, servir a população...

Penso que sim.
Pode ser que à 14ª seja mesmo de vez...

Anónimo disse...

mas quem é que comprou as carruagens??
foi a cma?

100smog lda. disse...

hehehee parabens pelo site! e pela escrita ;)