quinta-feira, julho 12, 2007

O FILME DA DESTRUIÇÃO DE UMA ZONA PROTEGIDA


O filme do que se tem passado nestas três semanas no Pinhal dos Frades e Flor da Mata está documentado nos cinco minutos de filme .

Este pinhal é uma zona de preservação, garantida pelo Plano Director Municipal do Seixal.


A pressão para a sua destruição iniciou-se com a mudança de propriedade dos terrenos da familia Almeida Lima , para especuladores e como agora se diz, promotores imobiliários, alguns escudados atrás de empresas sediadas em paraísos fiscais como Gibraltar.


O que está em causa é para além do interesse nacional, o interesse do Seixal e dos Seixalenses que ali poderiam ter a zona ideal para a instalação de um Parque Ambiental , numa zona que é o centro geográfico do concelho e poderia ser o cartão de visita para todos os que procuram as Praias, da Arrábida a Sesimbra, Alfarim / Meco e Lagoa de Albufeira.


O Seixal é já hoje o concelho com maior numero de fogos em comercialização, os situados nas zonas mais antigas ou que têm mais de dez anos, ou não se vendem ou dificilmente se vendem e estão em curso dois planos de pormenor que prevêem mais habitação na Torre da Marinha/Fogueteiro e na Siderurgia Nacional, para além do que está a ser construído da Quinta da Trindade ou junto à Baía.


Outros projectos megalómanos e que urge parar são também para aquela zona , mas do outro lado da estrada em Sitio Rede Natura, o Hospital (que não teve discussão publica para a sua localização) e duas mega urbanizações e um campo de golf.

É preciso acabar de vez com a destruição da natureza e com a betonização absurda e insustentável da Margem Sul .
_____________________________________________________

Sublinha-se aqui a posição da concelhia do PS sobre este crime ambiental e veículada num artigo publicado ontem no Publico, exigindo a continuação da protecão ambiental da zona protegida no PDM e o seu reforço .

18 comentários:

Anónimo disse...

Ó ponto verde, isso agora ai visto da tua casa está negro, não ? Em breve terás vizinhos, depois deixas de sentir a falta dos pinheiros.

Anónimo disse...

Este Zeca deve ser ou o incendiário o construtor , só alguma destas bestas se pode congratular e gozar com o que aconteceu... ah ou algum autarca incomodado por denunciarem o negócio. Também não percebem nada do que se está a passar.

Anónimo disse...

O Zeca deve ser amigo da Pantera, do Dr.Paulinho, do Afonso e do que mais para aí existe, que são, não Comunistas, não Verdes, mas sim assalariados CDU.O Zeca deve ter nascido na cidade e faz-lhe impressão os espaços abertos e verdes, o zeca deve sentir-se mal frente a uma paisagem sem betão, vai daí ele e os seus amigos mandam atear todos os anos um fogo na paisagem que os incomoda, até têm um amigo construtor que mediante um favorzinho deles lá na Câmara , de mãos dadas com o vereador Silva até transformam aqueles pinheiros verdes horriveis na árvore das patacas e na garantia de boa vida na reforma , e depois não percebem mesmo nada do que se está a passar como diz o participante anterior.

Anónimo disse...

O objectivo primeiro são os compromissos (=leia-se, dívidas)assumidos. È preciso fazer face a eles logo é preciso dinheiro. Qual é a fonte de capital nas autarquias? A construção. Mas, a construção (=betão) traz também a ilusão do progresso, do desenvolvimento. A qualidade e a excelência, implicariam a sustentabilidade ambiental que a curto prazo poderia implicar o risco de não mostrar obra feita e pior, não traria os preciosos euros para fazer face ao endividamento... Logo, a escolha é simples: ambiente é um optimo tema mas, a gestão real exige sacrificios a bem da manutenção do poder.

Anónimo disse...

Para o ex-militante "não sei de quê"

Andas muito enganado com as tuas suposições e pelos vistos a Pantera caiu-te no goto.

Para que saibas, de uma vez por todas, a Pantera não pertence nem nunca pertenceu à CDU, aos Verdes ou ao PCP.

Também não recebe nem nunca recebeu qualquer favor da Câmara ou de qualquer vereador.

Não conhece nem sabe quem são o Zeca ou o Dr.Paulinho.

Sabes, ex-militante, ainda há animais neste mundo que pensam pela sua cabeça e não pela cabeça dos outros. O que não acontece contigo e com o Ponto Verde que apenas destilam um ódio sectarista, vá lá saber-se porquê.

Em regra, quem tem este tipo de comportamento são os recalcados, porque não tendo conseguido aquilo que queriam, imaginam cenários hipotéticos e teorias da conspiração.

Se tu, o Ponto Verde e os demais acham que a Câmara do Seixal tem sido mal gerida, então porque não se juntam todos e concorrem nas próximas eleições?

Deixem-se de tretas e passem à acção, mas de forma séria.

Se o fizerem, podem contar com a Pantera e com muitos outros animais aqui da floresta "de betão".

Beijinhos. da sempre tua,

PANTERA COR DE ROSA

Anónimo disse...

Depois de, há uns meses atrás, ter havido um fogo na Ecometais ontem ardeu parte da sucata depositada em terreno da Siderurgia. Os fogos nesta zona parecem ter especial aptência para lavrar em material reciclável...

Anónimo disse...

Estas "Panteras" são muito engraçadas, agora querem que depois de em trinta anos as Panteras Rosa e outras terem permitido a degradação do ambiente ecológico, social e politico, com a Máfia a instalar-se, apelam agora á sociedade cicil para se candidatar para limpar a M___ que têm deixado fazer.
Óbviamente que iste comentário da suposta "Pantera" é uma farsa, no passo seguinte critica a sociedade civil respresentada neste blogue de "sectária" e "recalcada" , ou é uma Pantera Bloquista, com este discurso tipico, ou então anda mesmo perdida quando dá uma no cravo e outra na ferradura. Este blogue está a fazer um excelente trabalho, vejo aqui posts diários de há três anos para cá, ou seja, desde os primórdios da blogosfera em Portugal. Qual será o blogue da Pantera? O trabalho cívico da Pantera? As posições da Pantera?
Pelo miar parece mais uma gatinha mimada caviar com trejeitos de revolucionária que bota discurso a partir do seu condominio fechado.

Anónimo disse...

Querido ex-militante "não sei de quê"

Agora sou bloquista ?

Ainda me vais apelidar de centrista.

Essa cabecinha pensadora anda mesmo baralhada.

Que culpa tenho eu de apenas pensar pela minha cabeça e de não estar vendida a nenhum partido ?

Mas vê bem. Eu não apelei nada à sociedade civil. Apenas te disse que se tens tanta coragem, (tu e o Ponto Verde) e se achas que as coisas não estão bem, candidata-te e dá a cara, em vez de te esconderes atrás de blogues.

Tu realmente não me pareces só recalcado. És muito mais que isso: és um frustrado.

Lambidelas da sempre tua,

PANTERA COR DE ROSA

Anónimo disse...

Aviso n.º 12691/2007, D.R. n.º 133, Série II de 2007-07-12

Câmara Municipal do Seixal

Discussão pública do loteamento municipal da Quinta Vinhas Cabrita, freguesia de Amora


http://www.dre.pt/pdf2sdip/2007/07/133000000/2003920039.pdf

Anónimo disse...

OK! Já percebi, a velha questão, as criticas nos blogues, dar a cara!!! Pois, habituem-se!

Anónimo disse...

""Discussão pública do loteamento municipal da Quinta Vinhas Cabrita, freguesia de Amora""


Mas onde é a Quinta Vinhas Cabrita ? Mais uma zona verde a betonizar ? Caramba, que não sobra mesmo nada....

Anónimo disse...

E o próximo loteamento Municipal do lado da Amora será a Quinta da Atalaia? É que se vai valorizar com a estrada e com o Metro, vai ter a concorrência da Siderurgia, do Pinhal das Freiras, da Lisnave, da Quimigal, tudo o que vai ser urbanizado na Margem Sul. E num mercado que já está esgotado.

Anónimo disse...

"Lambidelas da sempre tua" Só posso dizer, Oi gatinha, me liga vai! (uma brincadeira/provocação com o devido respeito, como não podia de ser)

Agora voltando a assuntos sérios, Pantera, gostaria de perguntar-lhe o seguinte, não acha que existe demasiado betão na margem sul e pouco ou nenhum espaço verde onde as pessoas possam ter algum contacto com a natureza, as crianças possam brincar, os idosos possam passar um dia rodeados da natureza, para onde todos nós possamos fugir das nossas "gaiolas" (nossos apartamentos)?

Seixal com 150 mil pessoas não tem um parque da cidade, acha isso razoável? Os poucos espaços verdes e naturais que podiam ser aproveitados para serem o pulmão do concelho e quem sabe para a concretização de uma parque da cidade, como o Parque da Paz, estão a ser urbanizados, acha isso razoável? Pensa que isso é gerir bem um concelho? Quem gere o Seixal está a pensar no futuro? Diga-me, que obras tem feito a câmara desde que ganhou as últimas eleições? Que pensa do viaduto de Corroios? Que pensa da negociata que levou a câmara a autorizar a construção de um hipermercado numa zona que além de ser uma zona agricula estava cheia de sobreiros com a contrapartida de a empresa fazer o respectivo viaduto? Que pensa do facto da ciclo via junto da baía estar a ser feita aos bocejos e só fazem alguma coisa em cima das eleições, como aconteceu nas últimas? Que pensa da ponte de Fraternidade não avançar, quer apostar que quando chegar a altura das eleições as obras vão ser feitas!? Respeito a sua posição, somos livres de pensar, mas as evidências de má gestão de da inexistência de uma visão de futuro são demais evidentes.

Anónimo disse...

Eh, pá!

Isto não é um blog. E estes comentários não são um espaço de debate.

O blog, parece um aterro sanitário.

Os comentadores, na sua maioria, uma estação de tratamento de esgotos avariada.

Zeca da Borga

(O Zeca verdadeiro. Outros Zecas - sem Borga - não devem ser confundidos comigo. Aliás, confusões é o que mais vai nessas cabeças isentas de neurónios.

Z da B

Anónimo disse...

Amigo António

Permita-me que o trate por amigo, pois os seus comentários merecem-me todo o respeito e de certo modo concordo e identifico-me inteiramente com as suas preocupações. Já o mesmo não posso dizer de quem assina por Zeca da Borga, pela linguagem caceteira que utiliza.

Amigo António

Se reparar bem, nunca defendi nem defendo a actual gestão da CMS e até acho que o meu Amigo fez uma boa comparação com a CMA, que, com todos os seus defeitos e virtudes, tem obra feita e que se saiba, não enferma dos mesmos males do Seixal. Por isso e pela minha parte, nada me move contra as pessoas que representam esta ou aquela força partidária.

O que eu não concordo neste blog é com o sectarismo demonstrado pelo seu autor e apaniguados, que parece terem umas palas e só olham para o mesmo lado.

Quando eu disse para se apresentarem nas próximas eleições, disse-o com toda a convicção de que devem aparecer caras novas que queiram honestamente trabalhar em prol da população e não que sejam mais uns quantos à procura do tacho e das benesses que um cargozinho politico lhes possa proporcionar.

Até agora a única coisa que vi por aqui, neste blog, foi uns quantos recalcados, salvo raras excepções, a baterem sempre na mesma tecla, como se isso pudesse resultar nalguma coisa de positivo, a não ser para mostrar aos amigos.

Se por vezes o Ponto Verde levanta questões em que até pode ter razão, acaba por a perder completamente quando depois se espalha ao comprido tendo como alvo sempre a mesma pessoa e sempre a mesma força partidária.

Até parece que existe alguma espécie de relação pessoal mal resolvida, vá lá saber-se porquê.

Sejamos, todos nós, eu incluída, um pouco mais sérios e debatamos as ideias e os projectos com alguma elevação em vez de nos preocuparmos só com o nosso pequeno quintal que tinha uns pinheiros que arderam, ou com a pedra que se soltou da calçada.

Aqui fica o desafio.

Com todo o respeito por si,

PANTERA COR DE ROSA

Anónimo disse...

Caceiteiro!? Eu!?

Nada disso, rapaziada. Eu só falo a linguagem comum, dos tipos da esquinas e das tascas, que se estão marimbando para as vossas filosofias de meio cêntimo furado.

O Ponto Verde a compinchas querem lá saber da ecologia e de malmequeres, das joaninhas e dos pirilampos (eles é que parecem uns pirilampos mágicos).

Eles querem, mas pensam que minguém topa, uns estofozinhos e ar condicionado e, claro está, tudo isto num cenário de bota-abaixo o que está (que até está mal em muita coisa), para os camaradas que vierem lhes pagarem o frete.

Cuidado, recos! Olham que as gamelas não vão dar para todos.

Depois, é como eu digo. Pinheiros abatidos, há os bem e os mal. Os bem abatidos, são os que foram para eu construir a minha casa no pinhal. Os mal abatidos, são os que os outros abatem e me tiram a paisagem e o cantar dos melros. E o espaço para eu dar umas corridinhas de manhã, para abater aqui o pneu.

Não te esqueças. Comprar uns metros quadrados. Não compraste o pinhal todo. Olha. Vai para a Amazónia. E mesmo assim, não sei, não...

Já estou com sede. Saia uma mini, que ainda é de manhã.

Anónimo disse...

Os fogos e as finanças locais e respectiva regulamentação em lei das Finanças locais, se calhar, não são fenómenos independentes. Será que a concelhia do PS também fala disso no artigo no público?? Não sei quem domina a câmara do Seixal, mas onde o PS domina os fenómenos acontecem. E o ministro do ambiente pertence a que partido?
Ter um blog não é dar a cara?São os blogs os únicos (ou quase) que têm incomodado o partido único no poder. E os seus autores deram a cara. Um IP denuncia o autor, ninguém com um blog escreve anónimo!!!!

Aviso: Não me dou ao trabalho de responder a insultos neste blog e tenho o meu moderado.Não preciso de perguntar à concelhia ou à célula de nenhum partido o que pensar e o que escrever.

Anónimo disse...

Bom dia. Por favor contacte a Quercus TV, gostaríamos de falar consigo sobre este vídeo. Obrigado.