quarta-feira, julho 04, 2007

_____________ DOS FRADES





As imagens são esclarecedoras, a primeira mostra vista da A2 e os únicos pinheiros sobreviventes, observe-se o seu porte e veja-se os dez hectares onde agora não há nenhum, até à outra linha de pinheiros em segundo plano.

Na segunda imagem vê-se pinhal que não foi cortado , dá para imaginar o que foi arrazado à esquerda da imagem.

Na terceira imagem vêmos o que sobrou, meia dúzia de sobreiros, mais de três dezenas foram arrazados na zona mais plana do terreno, a hipocrisia de deixarem só aqueles junto à linha de água é de mestre, mas permite-nos inferir do que foi cortado na restante área.


O que falta no espaço do Título é a palavra Pinhal, se arrazaram em quinze dias com mais de dez hectares de floresta, realmente não há razão para se manter , pelo menos naquele local, a toponímia...Pinhal, só se forem obrigados a reflorestar, como o Plano Director Municipal OBRIGA!!!

As imagens são esclarecedoras do que foi feito e por nós e por inúmeros cidadãos, denunciado. A Câmara foi cumplice (está a ser cumplice) , a GNR limitou-se a tomar conta da ocorrência e a ver as supostal autorizações legais ( a história dos sobreiros dos Espirito Santo - PORTUCALE ,também era legal) , agora parece perante tanta legalidade restará levar o caso a Bruxelas!!!

A explicação de quem assinou num dos ultimos posts sob o nome de Paulo Silva foi que, e passo a citar :

"
PS ganhou as eleições e colocou um boy na Direcção de Florestas, que é uma coisa que está acima das Câmaras Municipais e que não quer saber das Câmaras Municipais para nada, e que esse boy do PS deu uma autorização para o corte das árvores. Dizes também, se fores sério - que não és - que quando soube que estavam a cortar as árvores que a Câmara do Seixal foi ao local para ordenar a suspensão imediata dos trabalhos, mas que face à autorização do boy do PS a Câmara do Seixal nada podia fazer, pois os despachos e autorizações emanadas de orgãos do poder central sobrepõem-se à vontade das Câmaras. Mais podes dizer ao puto, que a malta do PS não gosta das árvores, e que por isso dão ordens para cortar as árvores"

Devo pois depreender que:

a) A Câmara do Seixal não se vai deixar intimidar com decisões de boys do PS contra os interesses do Seixal e vai tomar uma posição, em sessão de Câmara em Assembleia Municipal em sede de Associação de Municipios, junto da Tutela?

b) A Câmara do Seixal vai mandar cumprir o PDM e obrigar a reflorestar conforme a letra do referido Plano?

c) A Câmara do Seixal vai despachar projecto imobiliário (industrial, habitacional, hipermercado) para o local mediante os conhecidos protocolos, permutas...e outras formas...?

d) A Câmara do Seixal vai denunciar quem é esse "boy" e o que ele autorizou?

e) Fico curioso para saber qual a posição do PS local sobre este tema.


6 comentários:

Anónimo disse...

Afinal o senhor Paulo Silva assumiu, deixou por breves instantes de ser o Zeca da Borga e enfiou o papel de delfim, fica bem, obrigado ao PV ter publicado as ultimas imagens onde se vê a minha "segunda habitação" ainda por cima "clandestina", não continuo no partido, nem recebi lotes como alguns receberam junto ao forum mas o menino se calhar era muito novo na altura. Mas como sabe mais que um mestre de orquestra sabe bem que o que aqui está a ser denubciado e o que o senhor diz não tem pingo de verdade.
Obrigado, agora já sei o que dizer ao puto, ser como oportunistas como um tal de Paulo Silva é que não!

Paulo Edson Cunha disse...

Embora esteja no meu blogue: http://pauloedsonc.blogspot.com/ penso que é de todo pertinente, juntar o documento apresentado na última Assembleia Municipal, a cujas questões continuamos, como continuamos a muitas outras anteriormente colocadas, à espera de resposta.
vamos então ao pedido de esclarecimento seguinte, apresentado por mim, em nome da bancada do PSD.


PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

O grupo municipal do PSD, tem vindo a acompanhar com bastante preocupação, as últimas notícias relativamente ao alerta lançado pela população de Pinhal dos Frades numa zona de pinhal e sobreiros (misto de Pinheiros bravos de porte, sobreiros e outra vegetação mediterrânica, giestas, rosmaninho, alecrim, medronheiros - habitat natural de inúmeras espécies que, para agravar a situação, neste momento estão no seu período reprodutivo)junto da A2, considerada como Mata e Maciço Arbóreo no Plano Director Municipal, que, alegadamente, está a ser ilegalmente arrasada, desde a semana passada


Face ao exposto, vem, de acordo com a alínea j), do n.º 2, do Regimento da Assembleia Municipal do Seixal, PEDIR EXPLICAÇÕES OU ESCLARECIMENTOS ao Senhor Presidente da Câmara Municipal do Seixal sobre esta situação


Pergunta-se:


1. Está a ser efectivamente amputada, em Pinhal dos Frades uma zona verde e protegida no próprio Plano Director Municipal do Seixal?

2. Caso a resposta seja afirmativa, que medidas tomou a Câmara Municipal para combater esta ilegalidade?

3. A serem verdadeiras estas notícias, vai a Câmara reflorestar a zona? E quando?



O que respondeu o executivo? Apenas que de facto tinham conhecimento do abate e comunicaram às entidades competentes e que o abate dos pinheiros estava perfeitamente licenciado pelo período de um mês, pela Direcção Geral dos Serviços Florestais.
Mas isso já vocês sabem, não é?
Querem é as outras respostas. Também nós!

Ponto Verde disse...

Pela humildade em vir sériamente a este espaço popular de debate e análise e pela objectividade nas explicações, os meus agradecimentos e da população de Pinhal dos Frades ao Dr. Paulo Edson Cunha.

Anónimo disse...

A trupe de palhaços de serviço está calada, pudera, com o que as imagens mostram não há defesa possível, mas venham ao local, hoje às oito e tal já lá estava e quando chegar do trabalho vão haver ainda menos pinheiros e sobreiros, o resto acham que é mato e vá de arrancar, nem lhes interessa ser agora a fase de criação dos animais. As respostas é claro que estão por dar e os PS's (Paulo Silva e Partido Socialista) têm a consciência pesada para falar sobre isto.

Pina Martins disse...

Camara Municipal do Seixal diz NÃO à Juventude.

www.juventudeseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Continua a Câmara Municipal do Seixal a querer avançar com um projecto que não é mais do que um chocolate envenenado, com graves consequências a longo prazo.

Estes autarcas comunistas esquecem-se que ao destruir a Flôr-da-Mata, estão a destruir uma galinha dos ovos de ouro, que não nos custou nada. Hoje a defesa do meio ambiente é um dos pilares do nosso futuro e um dos indicadores do desenvolvimento sustentado.

Que raio de políticos estamos a alimentar com os nossos impostos. Que tristeza...