terça-feira, abril 03, 2007

OTÁ - RIOS VISTOS DO MONTIJO














O debate sobre o novo aeroporto de Lisboa tem sido clarificador sobre o que é o debate politico nacional, traduzindo muitas das razões pelas quais os cidadãos se vão cada vez mais afastando da politica e da participação cívica. É claro que o Governo em funções gostaria que o facto estivesse consumado , decidido e admitido, só que assim não é.


A localização prevista na OTA não está verdadeiramente explicada , a começar pela simpatia pelo local cada vez que o PS está no governo... isso permitiu que ao longo dos anos tivessem nascido várias teorias da conspiração sobre o caso... desde a propriedade dos terrenos... até aos interesses de Stanley Ho na saída do aeroporto da Portela...isto sem que tivesse , da parte do PS no governo , havido o cuidado de desmontar a razão ou não destas desconfianças, como em politica, não basta ser-se sério... permite todo o tipo de insinuações, fundamentadas ou não.

Ainda ontem um ex-ministro das finanças de Sócrates sublinhava as suas reticências em relação á OTA, o mesmo veio João Cravinho anunciar há poucos dias tal como Vitor Ramalho, o presidente da Federação de Setúbal do PS que defendeu "um debate aprofundado" sobre a matéria em nome do "interesse nacional"... esta seria a atitude esperada por parte do Governo, até porque a Portela não fechou , vão lá ser efectuadas obras de vulto, e há que ponderar, dentro de um enquadramento Ibérico a nova estrutura aeroportuária.

Quanto ao Governo, não se compreende a irascibilidade e a teimosia de achar que o assunto está encerrado e definido, arriscando com essa atitude fazer um rombo na sua credibilidade como a oposição não foi capaz de fazer ao longo dos últimos dois anos, há dados novos em relação à "decisão OTA" , os novos dados são, as consequências da ampliação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro ( e sua influência no noroeste peninsular, sendo a principal porta aeroportuária da Galiza) e depois temos o nascimento de dois gigantescos aeroportos na península, Madrid e Barcelona, a par disso há a considerar que o transporte aéreo mudou muito nos últimos dois anos em Portugal , com a entrada das companhias Low-cost que tem mudado a forma da aviação.

Há também questões ambientais importantes que terão grande impacto no futuro próximo, mas sobre elas voltaremos aqui amanhã.

O que gostaria de analisar aqui ainda hoje é a posição ridicula da presidente da Câmara do Motijo que segundo noticia de CLáudia Veloso no Publico e Setubal online , "não quer aeroporto na margem sul" , como são ridiculos estes autarcas de segunda divisão quando se põem em bicos dos pés tentando ter protagonismo dentro da sua incoerência, pois a senhora autarca defende "As reservas naturais dos estuários do Tejo e Sado", esse é uma defesa e uma posição iportante que subscrevo, mas onde moralmente a senhora autarca não tem qualquer base de credibilidade, veja-se a forma como o concelho do Montijo está a evoluir e a crescer , numa forma perfeitamente anárquica e "suburbana", até "para cima da " Reserva Natural do Tejo...sendo, em termos de betão, depois de Almada ,Seixal e Sesimbra , o concelho com mais construção neste momento, é a tal história do "faz o que eu digo...mas não olhes para o que eu faço".

Depois o presidente da concelhia do PS do Montijo tenta também apagar com gasolina a polémica pela escolha dos terrenos , alegando uma acusação grave - "
O presidente da concelhia socialista acusa ainda o PSD de, ao pôr em causa a opção pela Ota, estar a «alimentar as esperanças dos especuladores de terrenos que durante anos adquiriram propriedades na região com a intenção de os valorizarem quando aqui chegasse o aeroporto». - ora este senhor não tem sequer a mínima noção que a acusação pode ser tomada sobre o seu partido e a ...outra localização ?

- Então senhor José Bastos, parecem ser de considerar (da mesma forma) as acusações sobre a OTA e o PS ? Afinal há algo para além das supostas "teorias conspirativas" ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Me encantei com seu blog!
gostei de tudo !
Tenho um blog sobre o meio ambiente e gostaria muito de trocarmos links!
Para vir ti visitar frequentemente!
Minha url é www.salveonossoplaneta.blogspot.com
Bjus e esperanças*
Conto com sua visita e opnião!
Nádia Bonani*

Anónimo disse...

Olá,

Queriamos dar a conhecer o nosso projecto que promove a Agricultura Biológica na zona do Grande Porto e pretende implementar um conceito de produção local para consumo local.

Convidamos a visitar o nosso blog (www.raizesblog.blogspot.com).

Contamos ter a nossa página em breve pronta. (www.raizes.org)

Obrigado