segunda-feira, abril 02, 2007

AS DUAS FACES DA MENTIRA



Não há direito, um gajo arranja uns dias para ír para fora... num sítio para aí , sem acesso à RTP e aos seus concursos , novelas e jogos de futebol ... mas não é que nessa curta ausência, na provincia, à luz da candeia acontece , a coberto de concurso televisivo, uma das maiores broncas, dos maiores programas (certamente) de humor (negro) de que há m
emória em Portugal? Imperdoável !

Ontem ainda tive esperanças da repetição, mas nada disso, a repetição foi mesmo para aquele senhor das barbas e das perguntas ... de "Grandes Portugueses" é que nem sombras, e assim se chamava o tal concurso, hoje finalmente lá tive acesso ao You Tube e à melhor prestação cómica dessa noite imemorável em que é considerado o "Maior Português"... a personagem mais retrógrada e tacanha de toda a história recente de Portugal ... e ao qual devemos ...continuarmos retrógrados e tacanhos!

O absurdo não estaria completo , não fosse o segundo "Maior Português", ter sido considerado Alvaro Cunhal... bom a "democracia" tem destas coisas e nem me admira que a máquina do PCP, depois de ter "alertado a RTP " sobre determinadas "intenções do programa" tenha mobilizado a sua gente para manipular (como outros terão também feito) as chamadas telefónicas que determinaram "democráticamente" o resultado de tal "programa de entretenimento" mas não conseguiu melhor que o segundo lugar... assim se vê...

Não sei das razões que levaram alguns portugueses a fazer mais "telefonemas" por Salazar (O cartaz oportunamente surgido do PSN não será inocente...) , agora parece ser claro que neste tipo de "eleição" vence uma maioria (silenciosa ?) que defende regimes ditatoriais , sanguinários, anti-democráticos opressores, e obscurantistas - O Fascismo e o "Comunismo" - parece até que não nos damos bem com a democracia ou com outras vertentes da história (artes e letras p.e.) ou da vida (a ecologia, o ambiente a defesa do património)...

Dentro da palhaçada que parece ter sido aquele programa parece-me que as declarações pouco sérias da senhora Odete Santos não foram como é hábito, de nível, e com isso perdeu-se uma excelente oportunidade para dar uma lição de história sobre o Fascismo (sobre democracia é claro que já seria exigir demais) é que em oposição optou por contrapôr , redutoramente , facetas do seu "Comunismo" .

A imagem acima fica num local onde a senhora (ex?) Deputada passa muitas vezes é , gerida há trinta anos pelo seu partido, a Câmara do Seixal.

Quando a senhora deputada refere :

"O capitalismo aproveita todos os regimes menos um, o Comunismo" significa o quê realmente face à fotografia, o que vejo (são situações desiguais) é a instalação fomentada e consentida por uma autarquia comunista de estruturas puramente capitalistas em oposição a problemas sociais graves anexos... que não são resolvidos... (dois sistemas como no "Comunismo" Chinês?).

E não são resolvidos porquê senhora Odete Santos e senhor Presidente da Câmara Comunista do Seixal ? Para fazer a propaganda da miséria em oposição às declarações da senhora que utiliza como imagem "fascizante" (de acordo) de "numa casa portuguesa fica bem..." e então naquela casa da imagem, o que fica bem?

Ou, porque fica ali bem ? Porque não foi destruida e dada habitação condigna aqueles cidadãos ? Porque razão as habitações menos visiveis daquele Bairro Rio Judeu, foram destruídas e aquela , mais à vista se manteve, até com as ultimas obras de alargamento da A2?

Eu tenho a resposta, descansem:



-PROPAGANDA!

- Se assim não fosse porque razão a Câmara Comunista do Seixal , das Câmaras de todo o país, a que mais fogos tem em comercialização e que agora se rendeu ás maravilhas dos condominios fechados mantém aquela situação vergonhosa para quem lá habita, para a Câmara que o permite e para o país ? Ou a versão que a Senhora Odete Santos advoga para a tal canção será "fora de um condominio fechado e junto a uma autoestrada fica bem..."


Por tudo isto e por situações como as das imagens, do país real e não no da demagogia, que Salazar ter "ganho" é para o lado que durmo melhor esta é só mais uma forma de nos alienarmos dos verdadeiros problemas que enfrentamos , a começar pelos cartazes democráticos que por esta banda vamos vandalizando (como os fascistas faziam) e pelos que esta Democracia permite contra si no centro da capital , somos tão tolerantes como queremos aparentar?

Como se pode queixar Odete Santos de há cinquenta anos na provincia se viver sem electricidade ("à luz das candeias") e trinta e dois anos depois do 25 de Abril uma Câmara Comunista continuar a fomentar e a permitir estas imagens (sem electricidade nem esgoto) às portas de Lisboa, junto a uma autoestrada, quando aprovou nos últimos meses vários condomínios fechados e habitação de luxo junto à Baía , bem como vários hipermercados ?

9 comentários:

Anónimo disse...

É vergonhoso quando se usa a miséria alheia para servir uma ideologia.
É vergonhoso e é perigoso como se viu na votação.

Bloghestral Manoueuvres in the Dark disse...

a mesma miséria que nem toda a propaganda consegue esconder.

E já toda a gente percebeu qual o objectivo da campanha de CONOTAÇÃO que vão continuar a tentar levar a cabo.

SEM SUCESSO!!!

Anónimo disse...

É um escândalo que estas situações aconteçam hoje, no Portugal do século XXI. Era mais compreensível não haver luz da província no Portugal salazarista do pós-guerra do que estas situações vergonhosas hoje na autoestrada para o Algarve num concelho que tem milhares de fogos para venda e que agora investe na habitação de luxo como muito bem referiu.Chocante o contraste mostrado na imagem.

Anónimo disse...

Mas vocês levaram a sério esta votação? Pela reacção das pessoas parece que isto foi um referendo! Voto pela INTERNET!!! Qualquer programador experiente escrevia num instante um programa que em 5 minutos votava 100.000 vezes no Salazar. Basta mudar o número IP em cada votação e voilá.
Que palhaçada... Isto realmente só em portugal (e não me refiro ao Salazar ganhar, mas às pessoas levarem a sério esta macacada).
Quanto á imagem, a realidade parece ser outra senhora Odete.

Anónimo disse...

O PCP ao mobilizar-se para votarem Cunhal, dando-lhe a segunda posição e pondo lá a Odete Santos, branqueou aquele concurso ignóbil.Pena que não venha aqui ninguém do Seixal explicar as construções da foto. Então não podiam ter exigido da SONAE habitação para aquela gente?

Anónimo disse...

Que vergonha de sítio, a imagem devia ter legenda, onde fica?

Anónimo disse...

Salazar pode ter decalcado (não copiou) o modelo italiano de Fascismo, mas não o seguiu pelo simples facto de que o Fascismo tem como dirigentes militares, Salazar era um catedrático de Coimbra.
A senhora Odete Santos esquece-se que Hitler pode ter sido o assassino da II Guerra Mundial, mas Estaline, comunista, foi o homicida do século XX português, construindo mais campos de concentração que o Império Nazi e espalhando o terror por mais de 30 anos.

Anónimo disse...

A ironia deste post, aí se eu fosse da CDUUUUUUUU, metia-me num buraco.

vasco (puto) disse...

Caríssimo pry:

Não me parece que a natureza de um qualquer regime seja definida pela origem social ou formação académica do indivíduo que o encabeça e/ou representa. A matriz doutrinária na qual assenta a sua estruturação e funcionamento, essa sim, permite a sua definição.

Quanto a tudo o mais, abstenho-me de elaborar qualquer comentário, restando apenas, assumir-me enquanto anarquista liberal que sou, procurando assim evitar quaisquer deturpadas interpretações ou especulações.

Abraço.

Vasco Alexandre Durão