terça-feira, fevereiro 20, 2007

A ARCA DOS TESOURINHOS DEPRIMENTES (2)



















No interio da revista TIME de há quase vinte anos , encontrada na "arca dos nossos tesourinhos deprimentes" encontramos um longo artigo de um então jovem senador do Tennessee, já nessa altura (Jan 1989) , era considerado um dos mais ardentes ambientalistas do Congresso, esse ambientalista era Al Gore, o artigo original está acima reproduzido e pode ser lido clicando sobre a imagem.

Reproduzo-o aqui para sublinhar a coerência do homem que voltou a trazer para as primeiras páginas os temas ambientais que como ontem vimos se agravaram nas últimas duas década e demonstrar que não têm razão aqueles que acusam Al Gore de mero oportunismo politico com a sua "Verdade Inconveniente" (disponivel em filme, sexta feira em DVD com o PUBLICO).

Al Gore tem sim uma longa luta em alertar para o rumo que o desenvolvimento humano está a tomar, sobretudo para a própria humanidade e esse mérito não lhe podemos negar.

2 comentários:

Lino Cabral disse...

não sei se Al Gore é um oportunista ou acredita sinceramente no que afirma. Mas a relação directa do aquecimento global com as actividades humanas é uma questão longe do consenso científico como deve saber. existem apenas uns modelos ainda muito rudimentares para o estudo da enorme complexidade que é o clima do nosso planeta. são tantos e múltiplos os factores que determinam o clima e as ferramentas são ainda tão imperfeitas que estamos muito longe de dominar estas matérias. há uma certa confusão, muito útil para certos interesses emergentes, entre o clima e o ambiente. se dos processos ambientais vamos sabendo alguma coisa do clima a escuridão ainda é grande! e quando ouço o á-vontade com que alguns políticos e economistas falam destes assuntos o meu cepticismo alerta...

agradeço-lhe e retribuo a visita ao Instituto Futurista. Já cá venho a algum tempo. Boas postas!!

Anónimo disse...

No passado dia 2 de Fevereiro foi publicado um relatório do IPCC (uma instituição criada e sustentada pela ONU) que diz: "o aquecimento do sistema climático é inequívoco", a causa é "muito provavelmente" humana e o efeito "continuará pelos próximos séculos".

Ainda: "O aquecimento do sistema climático é inequívoco, como agora é evidente, graças a obervações de elevações na temperatura global média do ar e dos oceanos, do vasto derretimento do gelo e das neves e da elevação do nível médio do mar em escala global"

Curto e grosso.

http://www.ipccfacts.org/index.html