segunda-feira, outubro 02, 2006

CORRUPÇÃO E TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS







O Combate à corrupção e tráfico de influências está de novo na ordem do dia com o esquema descoberto na Armada e com o projecto de pacote legislativo do deputado João Cravinho , sobre este publicou na passada sexta-feira, o Diàrio de Noticias, este artigo (clique) , do qual se destaca o seguinte passo:

João Cravinho, desta vez acompanhado de José Vera Jardim, vai apresentar no fim da próxima semana mais uma série de novos projectos anticorrupção, um dos quais criminalizando o enriquecimento ilícito. Ao DN, o deputado João Cravinho assume que esta lacuna na legislação portuguesa tem de ser reparada e adianta que "o tratamento a dar às declarações de rendimentos dos titulares de cargos públicos e políticos tem de ser outro". Para Cravinho, as declarações são depostas no Tribunal Constitucional sem que se verifique qualquer comparação em relação à sua evolução ou alteração.

O que pergunto é a quem servem estas "lacunas" ? E porque raio elas existem ?
Será, por ser a corrupção, algo endémico na sociedade portuguesa e transversal ao funcionalismo publico e autárquico (e vêmos agora , até nas Forças Armadas) ...

Na Marinha o esquema era simples e linear segundo noticia o DN na acima referida edição,

" O alegado esquema de corrupção na Marinha terá assentado numa relação entre intermediários do negócio de armamento e dois capitães-de-fragata que davam pareceres técnicos sobre as aquisições. Ao que o DN apurou, os militares da Marinha terão recomendado a aquisição de material de empresas representadas pelos intermediários. Isto levava a que o preço final da aquisição tivesse em conta as comissões que seriam pagas aos intermediários e aos militares. "

(...)O esquema só foi deslindado este ano pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF), uma vez que eram várias empresas a ganhar os concursos de fornecimento de material. O que despistava quaisquer suspeitas de corrupção ou tráfico de influências. (...)O esquema em causa, segundo uma fonte da PJ, só teve "sucesso" devido a um certo défice de fiscalização nos concursos de aquisição de material militar.

Aqui denota-se mais uma, ou várias lacunas na lei e certamente uma certa "normalidade" como tudo acontecia, até me parece que os envolvidos só "pecaram" por desempenhar o cargo certo na" hora errada"...pois... E todos os que desempenharam o mesmo cargo... em décadas anteriores??? Vão esquecer porque porventura haverá quem já tenha atingido o Almirantado ou uma Chefia de Comando Naval ou de Estado Maior ?

- Ou o Capitão de Mar-e-Guerra indiciado caíu do céu e é caso único ?
Não creio!!!

- Mas o que tem tudo isto a ver com ambiente ???

A preversidade do esquema da Marinha tem em tudo a mesma base psicológica dos esquemas praticados em inúmeras autarquias em relação a determinados projectos, basta que tenham o patrocinio e a intermediação ideal e que "pingue" alguma mais valia para quem meter as leis de protecção ambiental ou de ordenamento na gaveta...

Onde quero eu chegar? Únicamente à "NORMALIDADE" de tudo isto!!!

_________________________________________

O Video de hoje (aqui).

6 comentários:

Anónimo disse...

É tão natural como a sua sede!

Anónimo disse...

Do fiscal das obras, ao técnico que fecha os olhos no projecto, ao vereador que faz aprovar uma urbanização, ao presidente da Câmara que aprova volumetria fora do PDM, ao governo que carimba um PIN onde não devia, ao responsável de um Parque Natural que não fiscaliza, ao amigo que dá um jeito, ao funcionário que dá um jeitinho.É uma casa Portuguesa concerteza...é concerteza uma casa Portuguesa!!!

Anónimo disse...

Oh seixaleiro, queres dizer que na C.M. Seixal também há "favorzinhos"? Olha aí oh meu, aqui só os vermelhos/povo é que "comem".
Abaixo a burguesia
Viva o Benfica

Anónimo disse...

Paulo Silva disse:
"...as palas que o ponto verde tem impedem-no de ver o bom trabalho das autarquias comunistas!"
Tá dito!
também lá cabes oh lampião !

Anónimo disse...

PALAS???PALAS??? Olha quem efia o carapuço mesmo quando não se fala neles...ganda barrete Camaradas.

Anónimo disse...

Olha o Paulo Silva a picar-se. As palas ao seu dono...