segunda-feira, outubro 16, 2006

SEIXAL, A BETONIZAÇÃO A SUL



Temos escrito e denunciado a politica de betão traçada pelos autarcas da CDU para a margem Sul, nomeadamente para o Seixal, o concelho da região com maior número de fogos em comercialização e que passou de um concelho rural e piscatório, escassamente povoado, para um enorme suburbio de cerca de 170 mil habitantes (13% imigrantes).

A última década tem sido arrazadora para as zonas verdes e para o território, sobretudo desde 1998 altura em que foi inaugurado a linha de ferro da Ponte 25 de Abril - FERTAGUS, desde aí tem-se decalcado o modelo de Sintrização aplicado aos suburbios esgotados da Margem Norte, Amadora, Damaia, Brandoa... servindo o comboio, não como alternativa ao automóvel, mas motivo para se construirem mega urbanizações em redor das novas estações e desvirtuando a ideia base daquele projecto...e ao contrário do que se faz por essa Europa!

Os autarcas têm-se insurgido contra essas denuncias agora passadas a filme e onde se demonstra que a negação que insistem, a essas criticas cai por terra.

6 comentários:

Papoila disse...

Santa Marta (do Pinhal ou Corroios?), Rotunda da Cruz de Pau, Fogueteiro, Casal do Marco, Foros da Amora,... a betonização está aqui. Realmente impressiona a mancha de prédios sobretudo na zona de Santa Marta(do Pinhal ou Corroios).

jpt disse...

bem haja por este constante exercício de cidadania.

Anónimo disse...

Excelente documentário e uma exemplar forma de uso do que as novas tecnologias permitem, ao serviço dos cidadãos e da democracia.

Anónimo disse...

Não tem muito a ver com o tema, mas aqui vai.
"No âmbito da semana da mobilidade, foram colocados nas estações do Pragal, Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro, Coina e Penalva, novos suportes para estacionamento de bicicletas, junto à entrada da estação.
Desta forma o estacionamento torna-se mais seguro e permite uma maior rapidez na ligação com o comboio.
"

Ponto Verde disse...

Caro António, obrigado pela informação ,é uma excelente medida a aplaudir, obrigado pela dica.

Anónimo disse...

Such an ugly place Urgh!!! no trees at all? Great videos here.