terça-feira, agosto 01, 2006

OS BONS EXEMPLOS NO INTERIOR DA "MARGEM ESQUERDA" - 4 CASTELO DE VIDE
















Mais um excelente exemplo vindo de uma autarquia com migalhas em termos de recursos financeiros (como se vê no quadro) comparada com os Municipios Ricos , mas sem qualidade de vida, da Margem Sul . Castelo de Vide convida a viver nos seus espaços públicos, nas suas ruas limpas, nas suas esplanadas onde se pode estar.

O exemplo poderia continuar a ser como aqueles dados nos ultimos dias, da excelência dos espaços públicos, dos jardins, do património bem cuidado, das casas centenárias recuperadas ou das piscinas municipais ou centro desportivo com pista de atletismo e campo relvado.

Optamos hoje por apresentar um exemplo, de excelente arquitectura, de um bairro destinado a habitação social, uma zona onde dá gosto viver. Desde logo junto à zona urbana e dela fazendo parte, depois pela forma como tal foi projectado, nada de blocos de betão como é proposto em modelo de inspiração marxista ou fascista, igual por todo o lado, aqui optou-se pelo que é único, pela integração no local e na sua arquitectura.

Este é um projecto com mais de vinte anos, um exemplo que a ter sido seguido teria dado qualidade de vida a muita gente. É um modelo de qualidade, um projecto vivo, cuidado e sem graffitis o que demostra que quando se gosta do local em que se vive se tem orgulho nele e se procede à sua conservação, ao contrário do que acontece ainda pela Margem Sul, felizmente um modelo que começa agora a ser demolido em municipios como o Porto à semelhança do que se faz já há anos por essa Europa fora.

Há alguns autarcas que comprometidos com compromissos inexplicáveis continuam de vistas curtas rumo à asneira repetida vezes sem conta.

CASTELO DE VIDE
Ano de 2006
Finanças Locais - Indicadores e Aplicação
ImpostosValores em Euros
Contribuição Autárquica 138 988
Imposto Sobre Veículos 29 734
Sisa 41 027
IRS 1 798 839
População
População Residente 3 780
Menores de 15 anos 477
Dormidas 37 153
Residentes + Dormidas 3 881
Outros Indicadores
Área 265 (Km2)
Amplitude Altimétrica 697 (m)
Área x Factor Altimétrico 358
Freguesias 4
IDS 0.86335653337799
FundosValores em Euros
FBM 1 080 268
FCM 2 288 253
FGM 395 561
TOTAL 3 764 082

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns por estes excelentes trabalhos. Só provam que os políticos têm que viver de projectos e de obras que resultem numa maior qualidade de vida para as populações. São bons exemplos e vivos os casos aqui apresentados.
Portugal é um país lindo e rico. Mas a maior riqueza reside na mente de cada português.

A chamada margem sul é uma pobreza franciscana porque os políticos são duros de mente. Projectos nem vê-los. Para estes pobres políticos o único projecto "válido" é a "massificação do betão"

Que Deus lhes perdoe e nos acuda!