quinta-feira, agosto 31, 2006

A INDIA NA MOITA, O TERCEIRO MUNDO NA OUTRA BANDA - 3













A bacia do estuàrio do Tejo é hoje um cocktail de metais pesados , quimicos não identificados, esgotos domésticos e efluentes industriais perigosos .

As autarquias da Margem Sul projectam as suas preocupações ambientais unicamente na queima de resíduos industriais perigosos, mas sempre fecharam os olhos a tudo o que era esgoto doméstico tal como residuo, banal ou perigoso, despejado no Tejo. Das suiniculturas do Montijo , à Siderurgia e Fabricação de Explosivos no Seixal. Desde a desmantelação de navios na Moita , aos esgotos urbanos e à reparação naval em Almada . Sem esquecer a industria quimica pesada no Barreiro.

Os lodos da Margem Sul acumularam nas ultimas décadas tudo o que havia para acumular de elementos quimicos e orgânicos a evitar.

As autarquias sábem-lo , mas permitem que a população se banhe nessas àguas, algumas como a da Moita omitem qualquer tipo de aviso, outras fazem-no de forma insipiente ou deficiente e só duas ou três do conjunto da Margem Sul o fazem correctamente de forma satisfatória.

Uma coisa nenhuma proíbe ou desaconselha , a pesca e a apanha de bivalves. É criminoso que o permitam, é desumano que as autoridades fechem os olhos a tais actividades que têm uma dimensão quase industrial e completamente á margem de qualquer fiscalização...isto sem falar na piscicultura que nasceu ilegalmente no concelho do Seixal junto a uma ETAR!!!

2 comentários:

Ponto Verde disse...

Não sei se é só um caso de saúde publica, parece já um caso de policia.

Caparicano disse...

Caro Ponto Verde, na Trafaria é ILEGAL apanhar ameijoa.

A legislação é clara e não engana. O que se passa na prática ? Um mercado paralelo à vista de todos onde se pesca, compra e vende ameijoa ilegal, sem que ninguém fiscalize ou sequer amedronte os prevaricadores.

A lei existe, falta é cumpri-la. Se a proibição se estende aos restantes bivalves e à restante margem sul do tejo, desconheco.