quarta-feira, março 01, 2006

O PCP E O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS HOSPITAIS NA MARGEM SUL





"Há um processo propositado de degradação dos serviços de saúde - patente no sub-financiamento destes serviços, falta de médicos, enfermeiros e administrativos qualificados, listas de espera para as cirurgias ou no precário serviço de urgências - para entregar estes serviços aos privados, que aparecem como salvadores"
, acusa o médico e membro da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP, Joaquim Judas. O médico dá o exemplo do Hospital Garcia de Orta, em Almada, em que a possibilidade de alargamento "ocorre no âmbito das parcerias público/privado, usando-se um consórcio com o privado para fazer o alargamento e ficando depois um grupo privado a explorar este hospital".

Este é o texto decalcado do Setubal na Rede, sem tirar nem pôr.

Ou seja, o Dr.Judas critica o Estado de estar a desinvestir no Hospital Garcia de Horta (onde falta, como no resto do país, pessoal qualificado - médicos, enfermeiros e administrativos) ora diz o ilustre politico local licenciado em medicina, que a finalidade é "entregar esses serviços a privados"...

Só que antes o artigo era sublinhado pelo título:

Alargamento do Garcia de Orta \"visa a privatização\" ou seja, segundo o PCP, o Estado ao investir no Garcia de Horta está também - tal como, não investindo como é escrito no artigo - a querer entregar o Garcia de Horta aos privados...ora se investir se destina a privatizar e se não investir se destina a privatizar, o PCP só deve encontrar uma solução, fazer um hospital no Seixal (que nunca seria privatizável...) e mudar para lá o Garcia de Horta ???

Mas afinal um novo hospital no Seixal já não chega ao PCP, agora pretendem também um novo hospital para o Montijo se duvida , vejamos o publicado nessa recente entrevista ao"Setúbal na Rede"

"Joaquim Judas analisou ainda o distrito de Setúbal, concluindo que, tendo em conta o seu grau de desenvolvimento e o nível de vida, é o distrito "com a mais alta taxa de mortalidade do país e também um dos com maior défice de médicos de família", sendo que," para fazer face a isto, é preciso arregaçar as mangas", completa Valdemar Santos, da DORS do PCP. O comunista propõe, para o caso do Montijo, em que o centro de saúde já não responde às necessidades da população, que ambiciona um novo hospital, "a criação de uma comissão de utentes que saia em defesa de um novo hospital", comissão esta que já começou a ser organizada."

Nesta declaração e de uma assentada o Dr.Judas passa um atestado de incompetência ao PCP que rege os destinos da Peninsula de Setubal há trinta anos , reconhecendo que o modelo por eles desenvolvida afinal "é o distrito com mais alta taxa de mortalidade do país" ...e para resolver isso nada melhor que multiplicar hospitais... se este senhor faz diagnósticos médicos ao nível das suas intervenções politicas...

Como é que isto é possivel e credivel? Se o Hospital Garcia de Horta se debate com problemas básicos de falta de pessoal especializado, médicos, enfermeiros, administrativos, como é que estes senhores podem ser credíveis ao defender a craição de pelo menos mais dois hospitais na região? Ou pedem dois para obterem um ? Ou isto é só agitação gratuíta para justificar o proprio partido? É que discussão séria e fundamentada não é de certeza!!! É que para o Seixal, é defendida simultâneamente uma "plataforma semelhante" citando o "Setubal on line"

"A Câmara e Assembleia Municipal do Seixal, em conjunto com as Comissões de Utentes de Saúde, vão constituir uma plataforma de luta pela construção de um Hospital no Seixal. Reunidas no passado dia 24 de Fevereiro, estas entidades contestaram o estudo técnico elaborado pela comissão de especialistas do Porto, que recomenda o alargamento do Hospital Garcia de Orta ao invés da construção de um hospital no concelho do Seixal."

O Região de Setúbal online relembra também a que se deve esta instrumentalização demagógica da saúde na Margem Sul: "Segundo o estudo encomendado pelo Ministério da Saúde a um grupo de especialistas do Porto, o alargamento do Hospital Garcia de Orta, em Almada, com mais 150 camas, é mais viável economicamente do que a construção de um novo hospital na margem Sul do Tejo. Segundo os especialistas, esta é a melhor opção não só em termos de custos, mas também de “eficiência da rede hospitalar”, sob pena de se repetirem erros de “irracionalidade e desperdício”

Em contraponto, o PCP tem como trunfo, não nenhum estudo, não nenhum especialista, não nenhum programa sustentado, mas a opinião de um funcionário do hospital do Barreiro e claro que membro do PCP e que opina no Setubal na Rede: José Veiga, funcionário do hospital do Montijo e membro da DORS do PCP, defende que a "privatização dos serviços de saúde não é a solução" e sublinha o exemplo do hospital do Barreiro, que, "de facto, quando passou a hospital SA (Sociedade Anónima) conseguiu suprimir a dívida que tinha e passou a ter lucro, mas isto às custas de uma desresponsabilização perante os utentes, remetendo-os para os respectivos médicos de família para solicitarem exames, o que pode demorar dias, tempo vital para alguns doentes".

______________________________________________________

Ou seja o PCP pretende resolver os cuidados primários de saúde, a desempenhar por uma primeira frente de cuidados de saúde (médicos de família, centros de saúde, misericórdias) recorrendo directamente a um hospital ou melhor, a vários... Um perfeito absurdo e uma falácia politica e médica até porque o que está em causa no estudo de ampliação do Hospital Garcia de Horta, não é a sua privatização (um fantasma do PCP ,que depois nas autarquias não tem pudor em negociar com os grandes grupos económicos da região ) mas a sua racionalização e maximização de potencial.

______________________________________________________

NOTA.

Ontem e anteontem parece que fomos alvo de uma brincadeira de carnaval , ou de mais um ataque informático na tentativa mais uma vez de sermos silenciados.

Para além de terem sido apagados todos os registos do "sitemeter" , alguém , numa tentativa óbvia de vitimização e por essa via lançando o descrédito e porventura arranjando razões com finalidade desconhecida atulhou os comentários de uma forma não admissivel por isso tendo sido apagados. Uma vez que hoje ainda ninguém se manifestou em defesa da sua dama, parece identificável de onde veio o ataque e os objectivos que pretendia atingir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para o PCP os hospitais são como as escolas, pontos de distribuição de poderes e endoutrinação.

Anónimo disse...

Tudo demagogia, pura demagogia!