sexta-feira, março 10, 2006

UM SURPREENDENTE EXEMPLO VINDO DO SEIXAL OU PURA DEMAGOGIA?






"Seixal reclama política nacional sobre energias renováveis"


O país apresenta “dificuldades em cumprir as directivas comunitárias” relativas às emissões de gases poluentes, constata Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal (CMS), afirmando a necessidade de criar uma “política nacional” que tenha em vista o desenvolvimento, “centrado na sustentabilidade” dos recursos energéticos, e que preveja a “introdução de energias renováveis em viaturas”, uma das principais fontes de emissões poluentes. Apesar de ser necessária uma “estratégia nacional sobre energias renováveis em veículos”, em que se dê os “incentivos necessários para as pessoas começarem a utilizar este tipo de viaturas”, a CMS adquiriu seis Toyota Prius, automóveis híbridos, cujas principais características são os baixos consumos e as baixas emissões de gases. “A Câmara, ao adquirir estes veículos, está a dar um bom exemplo à sociedade”, refere Joaquim Santos, vereador do pelouro das infra-estruturas e dos transportes, admitindo estar a demonstrar que “estes veículos são alternativas credíveis” e que as energias renováveis são “as energias do futuro”...

...O Toyota Prius combina um motor eléctrico com um motor a gasolina, o que permite, para além de baixos consumos, uma redução até 89% de emissões poluentes. Para além desta característica, este automóvel apresenta ainda várias inovações tecnológicas, como o sistema inteligente de arranque, através de apenas um botão, o IPA, sistema inteligente de ajuda ao estacionamento que permite ao condutor seleccionar o tipo de estacionamento e local onde deseja estacionar, encarregando-se o automóvel de o fazer automaticamente, e ainda a utilização total do motor eléctrico, até uma velocidade máxima de 45 km/h."


Excertos da noticia publicada no Setubal na Rede, assinada por João Filipe Rodrigues

Um excelente exemplo da Câmara do Seixal , a seguir por outras entidades e organizações e subscrevo a isenção de imposto que este tipo de veículos deveria auferir, só assim seria possivel mais desenvolvimento e e investimento das marcas neste tipo de veículos.
Agora, para não ser acusada de demagogia ambiental , a Câmara do Seixal dever-se ia empenhar no inicio da circulação do Metro Sul do Tejo, que ao retirar veículos de circulação teria um efeito esse sim verdadeiramente sustentável em termos de desenvolvimento urbano, o autarca terá também que garantir que o MST não vai criar um novo eixo de densificação urbana.
Deveria também assumir um compromisso na contenção da expansão urbana no concelho e na destruição de zonas verdes, também e sobretudo elas, o verdadeiro garante de um desenvolvimento sustentável e de contenção das emissões poluentes, a despoluição da Baía...a contenção da explosão da construção de industrias sem controlo a funcionar em pavilhões clandestinos... a recuperação das centenas de hectares de terrenos abandonados pela exploração de inertes...

Se nada disto for feito, comprar automóveis de 5000 contos para ter um rótulo de ecologista, é pouco e é fácil, sobretudo quando é a autarquia a pagar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Seis carros numa frota de mais de um milhar, incluindo o Mercedes Presidencial... é claro que é a mais pura das demagogias.Mas há sempre a esperança de ser um principio.

Ricardo Manuel

Mário da Silva disse...

Claro que se quisessem fazer uma política ambiantal de verdade e não somente comprar pópós novos teriam colocado todos os veículos camarários a andar a biodiesel, coisa que até serviu para parangonas há bem pouco tempo.

Isto é uma palhaçada e uma impunidade que até dá nojo.

Até mais.