sábado, março 11, 2006

MATA DE SESIMBRA CONSTRUÇÃO "ECOLÓGICA" EM CONSULTA PÚBLICA












A partir da próxima semana entrará em discussão publica o Plano de Pormenor do Projecto de Requalificação da Mata de Sesimbra . Um responsável pelo projecto da empresa Pelicano, envolvida também num dos projectos em aprovação para a Costa Alentejana afirma que «todos os processos burocráticos deverão estar concluídos até final do ano e as obras terão início em 2007». Pretende esta empresa convencer os cidadãos que vai construir em Sesimbra a primeira ecocidade do mundo (clique), ou seja, o primeiro empreendimento imobiliário sustentável, com um investimento de mil milhões de euros.

O World Wildlife Found (WWF) -clique- escolheu Sesimbra para receber um projecto que pretende ser pioneiro e terá a certificação “One Planet Living”, obedecendo a dez princípios de sustentabilidade pretendendo ser um exemplo ecologico e de poupança de energia segundo os promotores, prevendo ao mesmo tempo a construção de seis mil residências e quatro hotéis na mata de Sesimbra.

O projecto quando foi apresentado ao público no inicio de 2005, incluia a reflorestação do pinhal com a aposta em sobreiros e azinheiras prometendo também que na construção das residências se aplicariam materiais ecológicos.

Se toda a parte burocrática agora iniciada com a consulta pública fôr ultrapassada , os investidores prevêm que em 2007 terá início a primeira fase do empreendimento, construção do hotel, dois aldeamentos turísticos e uma escola de golfe. O empreendimento estará concluído em 2017 e ocupará 5200 hectares de zona verde, (50 por cento da área total do município, dos quais 500 serão destinados à exploração turística).

Mais um projecto para irmos seguindo os passos no sentido de conferirmos que os propósitos a que a empresa promotora e a WWW (World Wilife Found) se propõem são cumpridos e não alterados.
Pela nossa parte achamos que de boas intenções está o mundo cheio e as promessas para Portugal sobretudo uma zona apetecível do ponto de vista imobiliàrio como a Mata de Sesimbra...serão sempre (pelo que tem sido feito no passado recente) de desconfiar...a ver vamos!!! Já agora pergunto :

-E os acessos, serão pela congestionadíssima EN 378?
-Está prevista a construção de meios de transporte ecológico daquele novo dormitório (seis mil casas) para Lisboa e arredores?
-Está salvaguardado a contenção do betão no restante concelho em função deste mega-projecto?

Sem comentários: