terça-feira, março 07, 2006

PERIGO PARA A SAÚDE PÚBLICA












Palavras para quê? É a Câmara do Seixal que assume, a àgua da sua zona ribeirinha é um perigo para a saúde pública, resultado
da maioria dos esgotos de 160.000 habitantes não terem tratamento e serem despejados directamente no Rio Judeu, Rio Coina, Baía do Seixal, na prática em pleno estuàrio do Tejo.

O a-sul pelos seus leitores


Como já tive oportunidade e dizer em outros Post's concordo na maioria das vezes consigo, mas desta vez acho que exagera nas responsabilidades á autarquia. Se é verdade que um dos responsáveis pela poluição são os esgotos, não menos verdade é que o principal responsável foram os anos de poluição provocados pelas indústrias pesadas do Barreiro e Seixal... basta pensar em todo o mercúrio q existe no Tejo! Mas com isto não quero ilibar as autarquias, o estado e principalmente a população do desleixo e irresponsabilidade durante o ultimo século...esta população que não pressiona o poder politico a fazer algo para mudar o desastre ambiental que reina neste “paraíso” à beira mar plantado!!! Esta população que não recicla, ou que coloca nos contentores do lixo reciclado lixo normal, que vê destruir zonas naturais magníficas e não faz rigorosamente nada, que nas coisas básicas como não deitar lixo para o chão não cumpre o seu dever (basta ver as estações de comboios e metro)...

No final a culpa é nossa do cidadão comum que em vez de procurar tentar mudar o estado das coisas não faz rigorosamente nada... estamos sempre á espera q alguém q está no poder o faça por nós!! É que assim podemos continuar a criticar e a dizer... devia-se fazer assim, os tipos não fazem nada bla bla bla... Para concluir quero prestar a minha homenagem aos poucos cidadãos que fazem alguma coisa! Obrigado a esses corajosos! (António)
_____________________________________________________

É verdade que apenas existem duas ETARs no Concelho do Seixal e é importante referir que ambas funcionam mal, mas mais vele duas que funcionam mal do que nenhuma. Como referiu o “Anónimo do post anterior”, a poluição presente na Baia do Seixal, Rio Coina e Rio Judeu não é só a carga orgânica e afins despejados pelos esgotos urbanos, não nos podemos esquecer que toda a zona foi e é composta pelas mais diversas industrias poluidoras que descarregam e descarregaram materiais bastante prejudiciais à saúde publica e ao ecossistema.

Podemos falar da quimiparque que é uma das responsáveis pelos teores de mercúrio e cádmio (dois metais pesados), pelo TBT que era utilizado na Lisnave e que foi responsável pelo desaparecimento da ostra portuguesa, que outrora foi sustento para muitas das famílias do concelho do Seixal, da Siderurgia Nacional que não se tem a certeza que materiais foram lançados para o rio de Coina e podíamos falar das pequenas e médias empresas que laboram (algumas na clandestinidade) e que lançam os seus resíduos nas nossas ribeiras e rios. Grande parte da responsabilidade é do Poder Local/Central que permitiram que estas indústrias emitissem os seus efluentes para os rios sem nenhuma espécie de controlo, mas como referiu o primeiro comentador, parte da culpa também é dos cidadãos, sim, porque parte da população se a sua pessoa não for incomodada, ficam à espera que os outros resolvam os problemas. Não existe consciência cívica na nossa população, a educação ambiental é escassa, e a informação também não está ao acesso de todos, mas na minha opinião, se existir força de vontade as coisas podem mudar, e se cada um de nós fizer um pouco para melhorar a situação, talvez daqui a uns anos as coisas estejam num nível um pouco mais aceitável.


Mas é apenas a minha opinião
Ana S.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como já tive oportunidade e dizer em outros Post's concordo na maioria das vezes consigo, mas desta vez acho que exagera nas responsabilidades á autarquia. Se é verdade que um dos responsáveis pela poluição são os esgotos, não menos verdade é que o principal responsável foram os anos de poluição provocados pelas indústrias pesadas do Barreiro e Seixal... basta pensar em todo o mercúrio q existe no Tejo! Mas com isto não quero ilibar as autarquias, o estado e principalmente a população do desleixo e irresponsabilidade durante o ultimo século...esta população que n pressiona o poder politico a fazer algo para mudar o desastre ambiental q reina neste “paraíso” à beira mar plantado!!! Esta população que n recicla, ou que coloca nos contentores do lixo reciclado lixo normal, que vê destruir zonas naturais magníficas e n faz rigorosamente nada, q nas coisas básicas como n deitar lixo para o chão n cumpre o seu dever (basta ver as estações de comboios e metro)... No final a culpa é nossa do cidadão comum que em vez de procurar tentar mudar o estado das coisas n faz rigorosamente nada... estamos sempre á espera q alguém q está no poder o faça por nós!! É q assim podemos continuar a criticar e a dizer... devia-se fazer assim, os tipos n fazem nada bla bla bla... Para concluir quero prestar a minha homenagem aos poucos cidadãos q faem alguma coisa! Obrigado a esses corajosos!

Anónimo disse...

É verdade que apenas existem duas ETARs no Concelho do Seixal e é importante referir que ambas funcionam mal, mas mais vele duas que funcionam mal do que nenhuma. Como referiu o “Anónimo do post anterior”, a poluição presente na Baia do Seixal, Rio Coina e Rio Judeu não é só a carga orgânica e afins despejados pelos esgotos urbanos, não nos podemos esquecer que toda a zona foi e é composta pelas mais diversas industrias poluidoras que descarregam e descarregaram materiais bastante prejudiciais à saúde publica e ao ecossistema. Podemos falar da quimiparque que é uma das responsáveis pelos teores de mercúrio e cádmio (dois metais pesados), pelo TBT que era utilizado na Lisnave e que foi responsável pelo desaparecimento da ostra portuguesa, que outrora foi sustento para muitas das famílias do concelho do Seixal, da Siderurgia Nacional que não se tem a certeza que materiais foram lançados para o rio de Coina e podíamos falar das pequenas e médias empresas que laboram (algumas na clandestinidade) e que lançam os seus resíduos nas nossas ribeiras e rios. Grande parte da responsabilidade é do Poder Local/Central que permitiram que estas indústrias emitissem os seus efluentes para os rios sem nenhuma espécie de controlo, mas como referiu o primeiro comentador, parte da culpa também é dos cidadãos, sim, porque parte da população se a sua pessoa não for incomodada, ficam à espera que os outros resolvam os problemas. Não existe consciência cívica na nossa população, a educação ambiental é escassa, e a informação também não está ao acesso de todos, mas na minha opinião, se existir força de vontade as coisas podem mudar, e se cada um de nós fizer um pouco para melhorar a situação, talvez daqui a uns anos as coisas estejam num nível um pouco mais aceitável.

Mas é apenas a minha opinião
Ana S.

Anónimo disse...

E uma chatice quando os comentários anónimos não são escritos pelo Ponto Verde, já não há criticas à Câmara. Parabéns aos dois comentaristas anteriores que tiveram a coragem de vir aqui ensinar as verdades ao Ponto Verde e amigos!