segunda-feira, março 06, 2006

O FAZ DE CONTA NO TRATAMENTO DE ESGOTOS




















As imagens mostram um entubamento municipal que conduz esgotos não tratados de Pinhal dos Frades no Seixal, e que é despejado trezentos metros a juzante da saída das àguas tratadas da ETAR de Fernão Ferro e depois o seu percurso a céu aberto ao Tejo , isto diz todo quanto ao título escolhido para hoje.


Quanto ao resto, segundo um relatório recente da Inspecção geral do ambiente, mais de 70% das estações de tratamento de àguas residuais (ETAR) não tratam devidamente os esgotos antes de os deitarem no mar (isto dá que pensar, pois à saída da ETAR de Miratejo construíu-se ilegalmente uma piscicultura...) .

Quanto ao relatório mencionado, na maioria dos casos a àgua nem sequer é controlada quando é descarregada nas zonas balmeares, pelo que esse desconhecimento não permite sequer prever as consequências para a saúde publica.

Os inspectores de ambiente estão apreensivos pelo facto de unicamente 28% das ETAR efectuarem controlo ao nível dos parâmetros microbiológicos, uma vez que as consequências podem ser muitas para a saúde publica e para o meio marinho.

As ETAR que não cumprem são as que ainda por cima recebem afluentes industriais, o que agrava a situação, uma vez que as indústrias têm metais pesados e compostos quimicos perigosos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou cliente assíduo do Max Mat Fogueteiro e por vezes o cheiro é nauseabundo, sobretudo ao fim da tarde e de manhã, por razões que se compreendem para um dormitório.