domingo, março 26, 2006

A MORDOMIA DA INCOMPETÊNCIA














Imagem do paraíso turistico que é a Costa Azul, pormenor da Fonte da Telha, plena Zona Protegida da Arriba Fóssil. Carlos Pimenta há uns anos mandou demolir, hoje reconstrói-se impunemente


Miguel Sousa Tavares escrevia esta semana no Expresso na sua coluna "Ultima chamada" mais uma brilhante crónica, de onde sublinho o seguinte excerto :

"...Outro caso é o eterno Algarve .Trinta anos de uma eufemisticamente chamada politica de turismo, determinada exclusivamente por autarcas e promotores imobiliários e turisticos, e sustentada apenas na construção desenfreada e sem planeamento, conduziram a este resultado lapidar : descontada a inflacção e a revalorização do dólar, o turismo algarvio recebe hoje, com cinco vezes mais turistas, praticamente o mesmo que recebia há trinta anos, o Algarve foi abastardado a um ponto que revolta e atingiu o nível de saturação no que se refere a infraestruturas tão essenciais como o saneamento básico, fornecimento de água, estradas entupidas, praias em processo de erosão, arribas a desabarem devido ao excesso de construção na costa, esgotos a correrem para a praia à luz do dia.
E o que querem os autarcas e promotores algarvios?Mais do mesmo (...) O que talvez os portugueses não se dêm conta é que graças a esta politica que eles pretendem continuar livremente, o país tem de gastar anualmente uma fortuna a promover o turismo Algarvio no estrangeiro- não, obviamente com fotografias da fabulosa obra erguida pelos autarcas, mas com fotografias raras, tiradas no Inverno da praias semidesertas e falésias despidas, para ver se os trazemos cá ao engano."

________________________________________

O mesmo decalque , a mesma mentira institucional (ampliada) para a Margem Sul e o seu apêndice de oportunismo oficial chamado "Região de Turismo da Costa Azul"
presidida no presente por um ex. autarca sem formação nem queda para a àrea, mas que mantém cargo e privilégios...
Continua-se a promover turisticamente (sem avaliação de custo/efeito) uma Região abastardada por trinta anos de construção desenfreada, tentando que os habitantes acreditem que os autarcas que lhes caíram em desgraça não podiam ser melhores , ou que "agora é que vai ser" , com o Belmiro , o Pestana e os Espirito Santo em Tróia, a quem foi dado PIN (Projecto de interesse nacional) ou carta branca , ou o "milagre" que vai agora acontecer com a "Cidade Ecológica" de Sesimbra...

Pelos vistos pretendem também que ordas de turistas venham "ao engano", (certamente que só uma vez - pois não voltarão certamente) mergulhar no Terceiro Mundismo da Costa de Caparica ou da Fonte da Telha, na betonização de Sesimbra onde acabaram por ser assaltados no Castelo pelo gangue do costume, na poluição do Sado onde só lhes era prometido a aparição de golfinhos, na betonização da Arrábida onde esperavam encontrar um "Parque Natural", numa Baía do Seixal a tresandar de esgoto, pinhais a perder de vista reduzidos à sua expressão mais simples , em montados que afinal viraram urbanizações e Parques logisticos ... e tudo o mais que por cá se conhece , não falando na barbaridade que é o Futuro Parque Temático da Moita, a maior prova de que os politicos tratam os eleitores como asnos e o território como sua coutada pessoal - neste caso querendo convencer que se esperam quase tantos visitantes como para a Eurodisney Paris...

Mas de pedra e cal lá continuam na presidencia da Região de Turismo respectiva desse país afora , os mesmos ex. autarcas , os mesmos inúteis de provas dadas , quem há muito atigiu o "Principio de Peter" e se arrasta agora em mordomias e recepção de croquete na inauguração de cada novo hotel, apart-hotel ou aldeamento... num derradeiro serviço aos Partidos e Empreendedores Imobiliàrios a quem tudo devem, reciclados do dever cumprido quando como Presidentes de Cãmara, na prática, tudo o que fizeram , contribuiu para o inverso de um desenvolvimento turistico de qualidade e com sustentabilidade.

Vêm muitos agora. Só agora !!! Reivindicar as estruturas que escasseiam, para os habitantes que sobejam, no espaço que afinal, não comporta tanta gente, só agora reivindicam tratamento de esgotos, hospitais (em ridiculos "cordões humanos" para supostas dezenas de milhares de subscritores...) , ou vias de comunicação... esquecendo-se que a sua hipotética carência é unico e exclusivo reflexo , resultado e prova da sua incompetência como gestores do território, e ordenadores do espaço publico...

Vamos continuar a levá-los a sério? Agora que o Governo lhes pretende aliviar o peso do Código Penal que, onde até gora dava pena de prisão por crimes praticados enquanto titulares de cargos publicos...passará a resultar sómente em demissão...

- Isto é ou não é um verdadeiro Paraíso Politico, perdão... Turistico queria eu dizer...???

. É realmente bem vinda a medida de extinguir as "Regiões de Turismo"!
______________________________________________

Como medir um "cordão" ?

Sobre os numeros "oficiais" do cordão humano pelo Hospital no Seixal expliquem-me como se eu fosse muito burro:

a) Um cordão humano faz-se com as pessoas de mão dada não é? Ora a distância entre cada pessoa variará em média entre 6o cm mãos junto ao corpo ou 1,5 m braços esticados. o que daria uma extenção de 6 quilómetros no primeiro caso ou 15 quilómetros no segundo. como os numeros oficiais revelam " quatro quilómetros" e "dez mil pessoas", pergunto: Como foi feita a medida, estavam muito juntinhos??? ou os números foram só inventados??? E afinal estava muito menos gente...? Digam lá quantos autocarros alugou o PCP...? É que as imagem do Setubal na Rede são pouco esclarecedoras e o cordão parece de elástico... (clique)

b) O José Luis Judas fez um grande lobbying e conseguiu, novo Hospital para Cascais, como se sabe envolto em muita polémica a primeira localização atirava-o para junto a um aeródromo...Agora é o outro irmão Judas a dar a cara por este lobying que pretende um Hospital no Seixal, a localização pretendida neste caso é uma floresta , Sítio Rede Natura 2000. Trata-se de uma familia com queda para os Hospitais ? E em sitios polémicos ainda por cima...?

7 comentários:

Anónimo disse...

Oportunista e Xupistas, sim são todos uns xupistas.

Anónimo disse...

A ultima fotografia do setubal na rede é elucidativa sobre o cordão, as pessoas eram tantas que não dava para esticarem os braços. O cordão demonstrou igualmente e de forma inequivoca que a população quer um Hospital no concelho do Seixal, o que demonstra que tudo aquilo que o ponto verde escreve não é verdade.

Anónimo disse...

O Homem tem razão:

Os números continuam a não bater certo, deviam ter feito as contas antes de inventarem...

O que é mentira? Que considera que a conclusão da Escola de Gestão do Porto é a melhor solução , ampliação e melhoramento do Garcia de Horta ? É a minha opinião também e de muita gente conhecedora da problemática ao mais alto nível e competência, e o homem tem direito a ter opinião ou não?

Ou que o local pretendido é uma zona protegida Rede natura 2000? Isso não é Mentira pois não?

Ou que quem está a dar a cara para a construção do hospital é o Dr.Judas, irmão de José Luis, o grande envolvido na polémica do hospital de Cascais e empresa de construção A.Santo??? Também não é mentira, pois não?

Então onde está a mentira? Só se for nos numeros que o PCP forneceu, então a mentira não do que aqui se noticia, basta dividir espaço do local por espaço ocupado por cada pessoa, e esses numenos é que não batem certo!!!

Anónimo disse...

O desespero do ponto verde é tanta que agora teve de inventar um Martin Salvador, mas ó ponto com tanto disparate que tens escrito não há Martin que te salve!

Anónimo disse...

Há orgãos de comunicação que fazem pesquisa e muita noticia tendo como partida posts como os publicados neste e noutros blogues.
Este é particularmente incómodo para algumas autarquias da Margem Sul que nunca tiveram oposição e sempre controlaram os orgãos de comunicação regionais e locais.
Estes blogues incontornáveis e incontroláveis são a sua maior dor de cabeça.
Daí , a tentarem a sua descridibilização é só o primeiro passo e daí também, o que utilizam de mais básico como chamarem-lhe sistemáticamente mentiroso. Continue, bebemos muita verdade das suas "mentiras".

Anónimo disse...

A maior dor de cabeça? Blogues como A-sul são o maior divertimento existente, é que com tanto disparate sempre alegram a malta...

Anónimo disse...

Nem os disparates são disparates nem o riso vos diverte!!!