segunda-feira, março 20, 2006

GRAFITTI E ARQUITECTURA TRADICIONAL















Pelas imagens acima (clique sobre as imagens para aumentar) . Já dá certamente para entender o que pretendemos alertar, trata-se de um atentado visual e ambiental com reflexos directos na qualidade de vida da população que se confronta com este vandalismo gratuito.

Trata-se também de um atentado cultural que abastarda a nossa arquitectura tradicional, viola a propriedade de gente muitas das vezes tão humilde ou impotente que nem possibilidade tem para pintar de novo a sua fachada.

Trata-se também de um atentado económico com reprecursões directas no Turismo numa região e num País que se diz querer receptor de um turismo de qualidade, ora isto repele esse mesmo turismo, é rasca e degradante!

É uma violação grosseira da nossa cultura e arte , feita por meia dúzia de vândalos urbanos com dinheiro para se deslocarem e poder de compra para adquirir as tintas em spray, não se trata aqui de dar expressão artistica a quem tem potencial criativo, mas não tem dinheiro para entrar no mercado da arte, pela simples razão de não poder comprar os materiais ou os suportes para se exprimirem.

É exactamente o oposto. Pense nisto! Não podemos continuar a tolerar isto, sob pena de em breve não haver nesga de paisagem urbana ou rural que não tenha a marca de alguém, o território de algum gangue ou a assinatura de um qualquer indigente que de tão pobre de espirito só assim encontra forma de se afirmar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sei que nada tem de relacionado como artigo mas queria saber se o ponto verde sabe:e falando em carros... (topo de gama) sabe que misterioso carro é aquele que fica de noite na arrecadação da estação elevatória junto ao antigo matadouro?? È da Câmara ou é da Região de Turismo da Costa Azul???