domingo, dezembro 04, 2005

OS PIORES

















Amsterdão, Holanda. Cidades verdes, humanas e bicicletas...em Portugal não é concerteza


As politicas de desenvolvimento nacionais, que teiman em não nos tirar da cauda da Europa são no sentido da deflorestação geral (quer por incêndios, quer pelo avanço da àrea construída), aumento do tráfego automóvel e movimentos pendulares com o alargamento dos suburbios.

Estamos assim a divergir de uma Europa mais rica ,mais poupada em termos de recursos e mais amiga do ambiente e dos seus cidadãos.

As ultimas noticias são de que Portugal aumetará as suas emissões de gases com efeito de estufa em 42,2% em 2012, tornando este outrora "jardim à beira-mar plantado" no estado da UE mais poluente, isto revelado preto no branco num relatório da Comissão Europeia.

Sobre o estado do ambiente na Comunidade e revelado pelo proprio comissário Stavro Dimas, "As ultimas projecções mostram que a UE converteu com exito os seus compromissos de Quioto em politicas e medidas que irão alcançar as metas de redução de emissões no âmbito do Protocolo de Quioto. E nós já conseguimos reduzir apesar do crescimento económico saudável"

Portugal é claro fica de fora desta fotografia, cada vez mais poluido, cada vez mais dependente do petróleo, com cidades cada vez mais inóspitas e inabitáveis. E isso vai-nos saír dos bolsos... para além do que já nos custa em qualidade de vida.

13 comentários:

Espiga disse...

Hoje deixei o carro em casa e desloquei-me de bicicleta. Fui ao café, fui visitar os meus pais e passeei pelo concelho. Abdicaria quase totalmente da bicicleta caso houvessem mais ciclovias e maior segurança. As nossas cidades são feias, desconfortáveis, pouco humanas e com vivacidade. Esta é a realidade. Mas está nas nossas mãos fazer alguma mudança.

Anónimo disse...

sim sim , fazer alguma mudança é baril . o pior é quando tudo muda

Anónimo disse...

e quando chegaste a casa disses-te : fosga-se sou um gajo muita bom , excepcionalmente andei de bicicleta, amanhã vou conta aos meus amigos , se calhar quando for curtir sexta e sabado tambem vou de bicicleta , fosga-se que pedra isto é o maximo... holanda, bélgica aqui vou eu... de bicicleta claro só assim lá entrarei disfarçado. agora sim pertenço ao grupo dos evoluidos , já ando de bicicleta . sou diferente neste país de atrasados. vou mudar o mundo . sou como o hugo, alguma mudança é fixe .

as mentalidades , as mentalidades.

agora quando os filmes portugueses passarem na europa já não tenho vergonha . PORQUE AQUI TAMBÉM ANDAMOS De BICILETA FOSGA-SE! somos os pós modernos . por falar em pó , lá prá holanda também é moda a malta ...hum

Anónimo disse...

Realmente "alguma mudança é fixe", e só te digo que tu já nos brindavas com a tua, a tua mudança para outro blog qualquer. Outro mais divertido. Procura um do tipo do Batatoon. Parece mais apropriado á tua idade.

Pessoas como tu fazem-me ver bem que nem tudo é culpa de politicos corruptos ou autarquias vendidas...o mal está mesmo dentro das pessoas, da população, que ao invés de apoiar uma atitude ou acção goza com ela. É triste.

Larga lá o Saxo Cup ou o Punto GT por um dia e vai dar uma volta pela cidade, anda de bicicleta se quiseres (mesmo que seja por um só dia, não faz mal a ninguem), enche os pulmões com aquele ar "puro" e depois tira uma conclusão.

Escrever aí sentado à frente do ecrã é facil. Levantar o cu e ir fazer algo de produtivo seja por alguma causa ou mesmo por ti proprio é que é dificil.

"as mentalidades , as mentalidades..."

É triste. É muito triste.

Anónimo disse...

O anónimo das 12.01 é um exemplo da falta de cultura que por cá existe e da xenofobia (o rapaz tem medo da Holanda, da Europa) para cá da ex Cortina de Ferro que para lá sentia-se certamente seguro. Estão tão agarrados à "M____" de vida que têm e que votaram para não mudar (na sua autarquia) que tudo lhes mete confusão, até uns traços na estrada a servir de via ordenada par bicicletas. Certamente ao ver alguém como o Hugo passam com o seu belo carriunho por uma poça para o salpicar e se ficar a rir, esta onda é muita fixe - e citando - "Fosga-se!"

Anónimo disse...

"vive como por magia a vida num só dia"

Anónimo disse...

aqui o pessoal é muito pela liberade de expressão mas quando toca a eles ficam perturbados. ah esse ar puro nos pulmões de " um só dia" faz lembrar a missa domingueira e o pecado semanal, mas até dá um "ar" poetico aqui ao blog . "um dia sem carros um dia de ar puro " mas a semana é constituida por sete dias .

Anónimo disse...

Caros amigos, desta vez vou propor que investiguem o seguinte, para que possam tirar as vossas próprias conclusões:

- Quanto custa anualmente a importação de combustíveis poluentes?

- Qual é a capacidade produtiva anual do Alentejo de matéria prima (girassol, colza, beterraba,...) para a produção de biocombustíveis amigos do ambiente?

- Quantos novos postos de trabalho seriam criados na indústria agro-energética?

Relativamente a bicicletas, ver:
http://www.aevv-egwa.org

Cumprimentos
Joaquim Nascimento

Anónimo disse...

porque é que quem´critica este blog terá um saxo ou um punto e nao poderá te rum mercedes um porche ou assim.

é séctaria a ideia a deque quem critica tem que ser um comuna pobre e do tipo "romeno á moda antiga" são estes estereotipos que fazem a cabecinha inflexivel. mentalidades mentalidades.

Anónimo disse...

pois o melhor mesmo é um tipo de mercedes com a mania que é "bué" comuna... aliás na senda desse grande líder que foi o romeno Ceausescu!
Epá! anónimo das 12.05 podes continuar a criticar à vontade, há sempre poder de encaixe para mais umas das tuas atoardas :), não podes é querer que te levemos muito a sério?
-É que ideias, nem uma, é que não te conheço sequer uma ideia que não seja o bota abaixo puro e simples...

Mérito seja dado que em termos de humor estamos os dois no mesmo comprimento de onda e sempre é uma maneira de descontrair das coisas sérias que vão sendo escritas por aqui...

Anónimo disse...

ó lb toma lá uma ideia :

lamento imenso que em vez de LB nao sejas SLB . Olha é a vida .

mas olha que o debate ,por vezes , mesmo num registo aparentemente pouco sério , expurga-nos do excesso e pode , quando saudavel como desejo , levar-nos ao equilibrio do bom senso.

mas em breve terás novas minhas :)

Anónimo disse...

mas quem te disse a ti que não sou SLB??? :)
além do mais, aprecio sempre uma boa discussão de ideias... saudável!

e acredita que não sou do tipo que fica muito indignado com o humor... aliás, o humor faz sempre falta numa discussão. também não gosto muito de pessoas que se levem muito a sério e que considerem que tudo o que dizem é certo (para isso já cá nos basta o candidato Cavaco).
Mas muitas das vezes, os temas aqui levantados são interessantes o suficiente para que a discussão seja também ela interessante!
Aguardo então noticias!

Anónimo disse...

já agora porque escapou, o comentário acima é meu :)