domingo, dezembro 11, 2005

"ELES FALAM...FALAM"..."DE QUE FALAM ELES..."











Foto Montijo

António Barreto, PUBLICO (11/12/05) ;
(sobre os debates "presidenciais") :

..." Seria tão bom que conversassem sobre os caminhos que tem percorrido oterritório nacional, condenado à desordem e à voravidade dos especuladores.

Sobre um país que está a ficar cada vez mais inóspito.

Sobre o desperdício de centenas de milhar de hectares de terra agrícola ou florestal.

Sobre a construção selvagem em terras de reserva agricola, de fileiras de prédios autárquicos.

Sobre umas cidades e vilas que crescem por entre lixeiras e que se transformam em fonte de violência estética e quotidiana.

Sobre a infelicidade de milhões dos nossos concidadãos que vivem em filas de automóveis e horrendos suburbios.

Sobre a especulação fundiária e urbana que condiciona o poder politico, domina o poder autárquico e hipoteca os rendimentos da maioria dos portugueses..."

4 comentários:

Anónimo disse...

Eles falam de...águas de bacalhau.

PONTO MORTO

Anónimo disse...

é um país de treinadores de bancada.
diagnósticos destes há-os aos milhões, relatórios, artigos de jornal (este tem o mérito de elencar de forma simples e ordenada uma agenda completa de discussões sobre o país que serão utilíssimas em diversas tertúlias).
também ninguém ignora já as expressões consagradas de indignação ( a "vergonha", a "corja", os "lobbys" ) que têem o mérito dois em um de servirem igualmente para as discussões sobre o futebol.
outros ainda, como o autor deste blog, recorrendo de forma criativa às ferramentas actualmente disponibilizadas pela indústria informática, dedicam-se a levantar todo o tipo de situações, algumas das quais potencialmente polémicas que se passam na sua região.
e no entanto... passam os anos, as décadas, as eleições, as forças políticas, os ambientalistas de todos os matizes, as gerações e os personagens de todas as cores e feitios, e o resultado é o que se vê.
DEpois destes anos todos, debates e estudos exaustivos, pedia-se menos convera e mais acção, mas somos assim...
(Rui David)

Anónimo disse...

só para precisar o que atrás foi dito:
não estou muitas vezes de acordo com o que leio neste blog, mas acho que é um excelente trabalho e um esforço muito meritório.
O sentido de muitos trabalhos é quanto a mim discutível - como o são de resto muitas das perspectivas que se lêem por aí a passarem por "ambientalistas". No entanto há aqui um esforço de muitas horas no sentido de tentar concretizar situações, e não apenas mero paleio roto.
Este blog, para além de outras virtualidades, poderá vir a ser uma excelente fonte de informação quando alguém algum dia fizer a história da urbanização da margem sul.
(Rui David)

Ponto Verde disse...

Obrigado Rui, respeito a sua opinião