Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
segunda-feira, dezembro 05, 2005
A BICICLETA E O SEIXAL
Imagem- cidadão utiliza a inacabada ciclovia Metro Sul Tejo em Corroios - frente à Moviflor
O "Metro" ainda está longe de por aí circular, e as contas dos seus custos com atrazos e obras refeitas, longe de serem apresentados , apareceu timido e a fingir que era já a sério, poucos dias antes das eleições, mas dois meses passados ainda anda pouco mais de escassas centenas de metros.
MST em testes no Talaminho, um investimento enorme num meio não poluente, de aplaudir também a ciclovia , a prioridade deveria ser der-lhe continuidade e não o começar e acabar em lado nenhum como é hábito... não se compreende que face a este investimento se estejam a construir mais uma nova via para automóveis (paralela à EN 10)
O que tem já uso dos cidadãos, apesar de não conduzir a lado nenhum, é a ciclovia que acompanha a linha do eléctrico o que mostra exemplarmente que as pessoas aderem a este meio de transporte, assim tivessem condições para o utilizar em segurança.
Pena é que paralelamente a esta ciclovia e via destinada a transporte publico não poluente (o eléctrico) avance mais uma via destinada a automóveis (imagem) , via essa (paralela à EN10) que vai rasgar a Quinta da Princesa (mais uma conquista de Abril 30 anos depois...) , e com ela desaparecerão mais um numero largo de sobreiros e pinheiros, e abrindo caminho a mais urbanizações, a mais automóveis, a mais poluição... um contrasenso como é bom de ver à ciclovia e à linha de eléctrico. Será que o espaço entre a EN10 e a nova via é para urbanizar???!!!
Ou o objectivo é valorizar com acessos pagos por todos a Quinta da Atalaia ??? É que todos os caminhos se parecem encaminhar para aquela bandeira Soviética que se exibe sobranceira durante todo o ano em território português e ao mesmo tempo divergem de onde seria lógico passar o Metro, ou seja , nas zonas mais habitadas...
Contrasenso semelhante ocorreu com a via férrea Fertagus, em vez de ter um percurso onde as estações fossem implantadas para servir as zonas povoadas, deslocou-se a linha e as estações para longe , permitindo e fomentando novas urbanizações, seria interessante verificar quem lucrou... e quem agora vai lucrar com o percurso escolhido para o eléctrico.
É bom de ver que assim não vamos lá, é um fartar vilanagem com investimento publico, desenhado à medida para valorizar terrenos em beneficio da especulação imobiliària e em prejuizo da qualidade de vida dos cidadãos e do meio ambiente.
Depois é claro que não se cumpre Quioto, só que depois seremos de novo todos a pagar e não só aqueles que fomentam e lucram com estas politicas.Depois é claro que fomentar o uso da bicicleta seja ridicularizado, é que muito desperdicio de dinheiros publicos seria evitado, perderiam no entanto os que se opõem a estas simples , de custo minimo e utilização imediata (ver primeira imagem) medidas , compreende-se...
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7 comentários:
O PCP é um dos maiores proprietários da Margem Sul, junte-se o poder nas Câmaras e o que dará senão tráfico de infências?
De facto, não posso deixar de concordar com o que aqui escreveu o Abstracto. Podemos questionar o traçado da via (e a mim custa-me especialmente assistir à destruição da zona da Quinta da Princesa) mas, não podemos de maneira nenhuma considerar que não é uma via essencial para o concelho pelas razões que o abstracto já referiu.
O problema não é de agora, o problema está a montante, na balburdia que é o planeamento urbanístico deste concelho. Depois de feito o dano, é claro que teremos de resolver os problemas de acessibilidades dos habitantes do concelho porque as vias existentes estão estranguladas.
O novo MST poderá vir a ajudar em muita coisa mas convenhamos que a política de transportes também deixa muito a desejar e que se calhar é por isso que ninguém os utiliza.
Quanto à utilização da bicicleta que já foi tema de ontem, esquecemo-nos de uma coisa que se existe na Holanda e cá não existe. Se chegarem a Zentral Station de Amesterdão repararão nos parques de bicicletas existentes, ou seja, eu levo a minha bicicleta até ao comboio e deixo-a lá num parque apropriado! cá não existe! são estas pequenas coisas que fazem a diferença.
Agradeço o comentário de abstrato, e reconheço que as questões são sérias e talvez mal explicadas da minha parte.
A grande questão que aqui pretendo levantar é esta. As novas vias, os novos meios, e as novas alternativas têm um problema na sua filosofia, mais do que resolver os problemas dos actuais residentes, têm como objectivo abrir novas frentes urbanas.
Sobre o comboio (que de facto pelo que escrevi pode dar a entender que defenderia outro traçado) o traçado é compreensivel, o que o não é são os novos e densos nucleos urbanos que nasceram como cogumelos e continua (ver Torre da Marinha), com o que se projecta para junto de Coina e por aí adiante, isto é um erro contrário a tudo o que tenho visto na Europa e EUA.
Sobre a nova via, a grande questão é que vai haver uma faixa de terreno entre as duas vias, a nova e a EN10 no espaço entre Corroios e o Talaminho, que lhe vai acontecer o quê ??? será para criar um corredor verde? Ou será para mais pavilhões industriais e mais habitação???
Voltando de novo ao comboio, estou de acordo com o traçado, mas não com a densificação urbana que ele acrescentou e ainda com o facto de paralelamente à linha não se ter criado um corredor arborizado como forma de atenuar o ruido e a monstruosa quantidade de hectares que foi deflorestada sem qualquer contrapartida (no Casal do Marco desapareceu um Pinhal entre a Padaria Central e a Auto Estrada).
Caro abstrato , não sou lirico ao ponto de cnsiderar que amanhã por decreto iriamos todos de pasteleira para o trabalho. Isso será um trabalho educativo e de civismo antes do mais, a não ser que haja um verdadeiro choque petrolifero...o que não é de excluir. O que sempre aqui defendi foi que a construção de uma ciclovia é malguns casos um mero acto de ordenamento das vias já existentes, com pouco investimento e um retorno imediato, uma vez que ficam de imediato utilizáveis!!!
Agradeço o comentário e a discordância aqui sempre bem vindas.
Agradeço também o comentário entretanto chegado de lb, que acrescente alguns pontos importantes e verdadeiros.
pois, pois, eu bem ando a dizer que não podemos ser utópicos. que isso das bicas é muito bonito mas que devemos ser realistas . Olha o tipo da foto vai ter o mesmo caminho que o concelho do seixal , é uma via sem saida e o retorno é bem mais penoso. é a vida . de qualquer maneira a aletrnativa á variante á EN 10 só está a ser construida na base daquele acordo entre a carrefour e a camara, que agora se gorou por causa dos nossos amigos sobreiros. pois é quem paga adiantado normalmente fica mal servido. foi o caso da carrefour.
lb - espero que este comentario contribua para começares a ter uma ideia diferente de mim. vais ver ainda vamos ser grandes amigos e pedalar até ao infinito numa rua por aí d epreferencia perto de si para nao nos cansarmos muito.
Para manter a pedalada, ver:
Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro.
http://www.europa.eu.int/comm/environment/cycling/cycling_pt.pdf
Cumprimentos
Joaquim Nascimento
Costumo andar várias vezes de bicicleta, especialmente aqui no Concelho e desafio tentarem andar nas estradas... é um risco tremendo e nenhuma delas está verdadeiramente preparada para os ciclistas.
Desde logo porque as margens das estradas estão todas "f*****s", mal alcatroadas e muitas vezes sem berma e/ou sem ligação entre o alcatrão e a berma. Depois acresce o facto da habitual falta de civismo dos condutores.
Sobra a faixa Arrentela-Seixal e a zona Ribeirinha da Amora, ainda reduzida a metade, pois a outra metade iniciou-se para a campanha das eleições, mas tarda em abrir.
Quanto ao metro, acho bem que se tenha colocado a ciclovia e o passeio até deve ser interessante. Mas imaginem agora o que é chegar (p.explo) das Paivas até ao início da ciclovia junto à Toyota !!!
A zona das Paivas até à Cruz de Pau, a zona do tunel, depois a faixa bus até à Toyota..... ou seja, a faixa para bicicletas está lá, mas só tem ligação ao resto quando se prolongar a linha... que será daqui a quanto tempo ? 4 anos ? 5 anos ?
Ou seja, em resumo, o que falta são faixas que tenham ligação entre elas, como disse a Arrentela e o Seixal estão ligadas, são 2.7KMS, mas depois não têm ligação à Amora, nem daqui para a zona do metro junto à Toyota.
São bons inícios, muito ténues e muito singelos, mas muito pouco para as muitas pessoas que os querem usar
Outra situação: uma das viagens que faço com alguma regularidade, no Verão é até à praia. Aqui (apesar de tudo) o Seixal ganha aos pontos, pois o percurso a partir do momento em que se entra no concelho de Almada é mau, muito perigoso e sem bermas, margens ou passeios.
A total despropósito, esta questão fez-me lembrar uma questão: alguém sabe por onde raio vai passar o Metro na Cruz de Pau ? Por cima pelas estreitissimas vias locais ? ou loucamente pelo túnel ? ou nem passa ali e vira para qq lado antes ?
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