terça-feira, dezembro 27, 2005

2005 EM BALANÇO - 1














2005 - Mais um ano de betonização a Sul

É inevitável que nesta altura se façam balanços, só assim se afere minimamente o ponto onde estamos, quem somos e para onde vamos. Na Margem Sul nada de positivo a assinalar, pois o que se perspectivava como positivo , o Metro Sul do Tejo está longe de estar concluído e o Centro Desportivo do Benfica no Seixal foi afinal a contrapartida para construir 26 hectares de torres residenciais ocupando terreno protegido em sede de RAN e REN (Reserva Agricola e ecológica).

Foi um ano de infindável campanha eleitoral, numa sucessão de outdoors aflitiva , esquizofrénica , poluidora da paisagem e gastadora de recursos, com a qual só as agências de publicidade tiveram a ganhar. Com as sucessivas campanhas vieram também as promessas delirantes e os projectos megalómanos.

Certo foi a confirmação do avanço do betão e consequentemente a destruição da paisagem e da mancha florestal outrora abundante mas agora cada vez mais em extinção, com consequências na qualidade de vida das populações e na qualidade do ar respirável.

De Alcochete a Almada foi um ano de oiro para a construção, apesar de haver dezenas de milhar de fogos para venda, continua o avançar de construção descontrolado, sem qualidade construtiva, arquitectónica ou de ordenamento, sucedem-se os atropelos á lei e ao bom gosto. Continua-se a permitir um modelo esgotado e com consequências e provas dadas nos recentes incidentes na periferia de Paris cuja parte mais negativa teimamos em importar.

7 comentários:

Anónimo disse...

slb , slb , slb , slb , slb


venha ao inferno da LUZ ver os bifes do liverpol tobarem perante o GLORIOSOooooooooooooooo

SLB SLB SLB SLB .

se não tiver bilhete assista ao derby europeu em directo.

Anónimo disse...

ena meu o que eu queria dizer era : tombarem

Anónimo disse...

É verdade, mais um ano para esquecer e os proximos quatro não vão ser melhores.

Anónimo disse...

Na altura de balancear é sensato que se ponha em evidência tudo o que foi feito de bom ou de mau, e também tudo o que ficou por fazer.
Se o blog tem preocupações ambientalistas, poderá e deverá apontar as soluções que se mostrem mais adequadas de forma a se poder concretizar a sustentabilidade ambiental.
A politiquice misturada com os princípios ambientalistas podem prejudicar a credibilidade deste bolg.
Boas Festas e Melhor Ano Novo

Anónimo disse...

Correcção ao post anterior:
...podem prejudicar a credibilidade deste blog.

Ponto Verde disse...

Ao senhor anónimo que ultimamente , gentilmente tem chamado a politiquice ao blog, preocupado com a sua credibilidade, agradeço a preocupação e os comentários, mas caro comentarista, politica ambiental de ordenamento do território e de qualidade de vida das populações é uma forma de esatar ausente nos ultimas décadas da politica do betão e do negócio imediato na Margem Sul. Soluções e alternativas temo-las dado ao longo dos quase dois anos que por aqui andamos, e a credibilidade temos do feed-back dos e-meila que recebemos e dos sites e blogues que nos têm como link e como referência.
Certamente não acertamos com a apinião de quem tem tido politicas contrárias a tudo isto, os elogios a essa politica poderá (sem criticas) encontrá-las nso Boletins Municipais dos concelhos que criticamos e onde qualquer questão contrária não entra, ao contrário deste blogue onde as ideias contrárias são bem vindas, pelo que agradeço a gentileza dos comentários e lhe deixo os votos de um Bom Ano.

Carlos (Brocas) disse...

Engraçado ver este post quando, ontem passei por uma zona do meu Concelho que não "bisbilhotava" à bastante tempo, e que fiquei impressionadissimo com o que vi e fotografei.
Um destes dias "Bosto" isso lá na minha "casa".

Bem Haja e Bom Ano.