sexta-feira, novembro 18, 2005

SIDERURGIA DO SEIXAL VIRA MEGA-URBANIZAÇÃO













Foto Siderurgia Nacional e Paio Pires



Partindo do post de ontem o leitor lb suscitou algumas questões que interessam a todos os residentes da Margem Sul e particularmente do Seixal pelo que se publica o comentário que nos deixou e que tem o maior interesse e actualidade.

O A-Sul pelos seus leitores:


"...Já por diversas vezes aqui denunciei esta situação, nomeadamente a reconversão de terrenos industriais em terrenos urbanos,construindo uma mega-urbanização de 5000 fogos nos terrenos da Siderurgia (estamos a falar só!) de uma estimativa de 15.000 habitantes! só!).

Isto coloca-nos várias questões que era interessante ver respondidas por quem de responsabilidade:

1) Qual o interesse em reconverter aquela zona para habitação? Há falta de habitação no concelho? As perspectivas de aumento populacional justificam esta reconversão?

2) Quanto à coexistência entre Fábricas e habitação? As fábricas vão embora? Vão ser insonorizadas para não incomodar os habitantes? Vamos deixar fechar aquelas fábricas e promover a instalação de industrias menos poluentes? Que planos existem?

3) Durante trinta anos, funcionou ali uma siderurgia, com toda a poluição que isso acarretou, nomeadamante pela contaminação dos solos por poeiras de minério e outros poluentes. Essa situação está acautelada? Quem vai pagar a limpeza dos terrenos? São os promotores imobiliàrios? É a Urbindustria?, ou seja, o Estado? É a CMS? ou não se vai limpar nada e é só construir?

4) Irá a CMS daqui a uns tempos liderar a revolta dos trabalhadores por, em virtude do nascimento desta urbanização junto das fábricas estas se deslocalizarem ? Estamos a falar de empresas de capitais estrangeiros que só estão em Portugal enquanto lhes convier? Não acredito que alguém no seu perfeito juizo, queira ter uma fábrica de Industria pesada junto à janela de casa, mas enfim?

5) O PDM vai ser alterado por forma a que aquela zona industrial passe a ser de habitação? Quando e de que forma?

Estas são apenas algumas das muitas questões que espero sejam respondidas e aguardo que a CMS dê cabal conhecimento das mesmas em sede própria, ou seja, numa reunião da Assembleia Municipal .Infelizmente, parece-me que à semelhança do que acontece em muitos outros casos, quando explicarem é porque já foi feito.

De qualquer modo deixo ainda aqui uma outra informação adicional ao texto do Expresso que poderá ajudar a compreender muita coisa. O actual presidente da Urbindustria é alguém que vem da àrea do Imobiliàrio e construção, portanto parece-me mais que natural este interesse!"

___________________________________________
Veja aqui, mais sobreiros em risco na Moita - (Clike)

3 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Caro Ponto Verde, passe lá por casa que está lá uma noticia em 1ª. mão que lhe deve interessar.

Anónimo disse...

É gira esta interactividade de dar voz aos comentadores, parabéns pela iniciativa.

Anónimo disse...

Incrivel