sábado, novembro 12, 2005

O CHICO-ESPERTISMO NACIONAL













Como resumo da semana e com a história dos sobreiros no Seixal elevada a questão nacional, e , já suficientemente dissecada e analizada, nada melhor me ocorre que mais um brilhante cartoon de Luis Afonso no Publico de 10 de Novembro

Aproveito para relembrar o seu enquadramento que acontece de uma semana que o Presidente da Republica dedicou ao Turismo, um designio nacional e durante a qual apelou para a necessidade de fazer do ordenamento sustentável uma "causa nacional" contra o "interesse predador" como referia na noticia (de Claudia Veloso no Publico de 9/11/05), certamente do betão... alertando para a mais valia do país, o património natural.

Jorge Sampaio referia ainda que " Temos que combater o oportunismo e 'chico-espertismo' que degradam a nossa oferta e minam a nossa credibilidade" e que iria estar atento ao "protagonistas do lucro fácil e imediato".

O local escolhido para encerramento desta semana sobre o turismo aconteceu sinbólicamente em Tróia onde " foi preciso desconstruir para voltar a construir, porque aquilo que aparece em certo momento parece ser correctíssimo, 20 ou 30 anos depois é completamente irrelevante e uma desgraça em termos ambientais".

E mais não digo depois de tudo o que tem sido aqui falado durante esta semana e ao fim e ao cabo desde que este blog existe...

6 comentários:

Anónimo disse...

o jorginho é aquele que também foi presidente de camara não é ?

Anónimo disse...

e quando quis ser presidente da republica tambem foi um bocado á chico esperto . deu um passo em frente e bloqueou outras candidaturas , é assim como o soares agora , aquilo lá no PS é com cada técnica, ás vezes é mais a tecnica da força do que a força da tecnica .

Anónimo disse...

olha olha a falar do soares , o cartton bem fala dele ... do corte ...inglês , sem licença sem nada foi sempre a abrir .

Anónimo disse...

entao e o sampaio quando teve com os comunas na camara de lisboa o que permitiu que os comunas se eternizassem na area metropolitana de lisboa graças ao acordo tacito de manutençao do poder da esquerda aparente que ele sampaio defendeu durante anos e cujos exemplos sao os municipios pc na margem sul entre os quais setubal. isso de manter assim o poder nao foi chico espertice , nao foi jorge espertice , é por estas e outras que paris está a arder e os politicos estao absolutamente desacreditados . se alguem teve culpa dos crimes ambientais praticados foi o sampaio que andava de braço dado com os comunas e depois o soares que continuou na mesma . ainda hoje o amor é forte . nao pensem que o povo e estupido!

Anónimo disse...

o sampaio só disse isso em troia porque o presidente da camara de grandola , reeleito nas listas do PS é o mandatário no distrito de setubal do cavaco .

ve la se ele se referiu a chico espertice do abate de sobreiros do montijo. tinha que levar com a presidente da camara para o resto da vida e aquilo nao é pera doce .

Anónimo disse...

deixem se de demagogia e de projectos pessoais.