terça-feira, novembro 29, 2005

MODELO DE DESENVOLVIMENTO IMPEDE PORTUGAL DE CUMPRIR QUIOTO














O Bartoon de Luis Afonso e o dossier elaborado por Ricardo Garcia (clike aqui) ambos publicados no Publico de ontem dizem quase tudo, alertando objectivamente para o facto de que o sector dos transportes e dos edificios terem duplicado as emissões de gases com efeito de estufa em Portugal desde 1990.

Quando estes factores se associam , como o é, quando as cidades alastram descontroladamente para os suburbios como acontece na Margem Sul, a situação foge completamante do controle, ainda para mais quando entre os autarcas responsáveis por estas aberrações urbanas não há a minima sensibilização para o assunto e é onde faz todo o sentido a ilustração do cartoon de Luis Afonso.

Este balanço foi feito a proposito da reunião que ontem se iniciou em Montreal sob a égie das Nações Unidas , com a presença de cerca de dez mil representantes de 189 países e que tem como pano de fundo as "Alterações Climáticas" sendo a primeira destas conferências a decorrer depois do nascimento do Protocolo de Quioto em 1997.

O trabalho de Ricardo Garcia aponta para a monitorização que está a ser feita por parte do Programa Nacional para as Alterações Climáticas e as medidas que este programa recomenda, que para o sector dos transportes preconiza a introdução dos biocombustiveis paralelamente introduzindo planos de mobilidade nas àreas metropolitanas, tributação dos combustiveis fósseis e taxas sobre os automóveis.

No sector dos edificios destaca-se a vontade de massificação do uso de paineis solares em edificios. Outro dos vértices deste plano passa por um investimento na energia Eólica, o sector que mais cresceu em Portugal nos ultimos quatro anos em que se passou de 100 megawats para os cerca de 1000 que estão prestes a ser atingidos (os objectivos para 2010 são de serem atingidos 4000 a 4500 Mw).

São tudo temas que têm sido aqui apresentados em termos regionais e profundamente ridicularizados o que sublinha o "abanão civilizacional" que é preciso dar para levar a bom termo objectivos que são globais mesmo passando por opções individuais e comezinhas como o uso da bicicleta!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Anda meio mundo distraido e outro meio a distrai-lo. quando todos acordarem pode é já ser tarde demais.

Anónimo disse...

É muito mais triste do que aparenta.

Já em Maio de 2004 na "Conferência sobre Energia" (clique aqui) um dos nossos oradores alertou para o facto de não estarmos a fazer nada para evitar as sanções que aí vinham e que seriam pesadissímas. E este orador não era um desconhecido do sistema e alguns até saberão de quem falo.

Eu acho que as pessoas andam mesmo muito distraidas com o futebol e os mexericos políticos e pouco atentas a quem gere o que é seu.