segunda-feira, novembro 28, 2005

CEMITÉRIO DE ALMADA - FEIJÓ ,DO MITO À REALIDADE














Imagem o Cemitério Jardim "de campanha" do Feijó - Almada, arredores de Lisboa

Em Almada há um mito curioso, o de que o Cemitério de Almada é um Cemitèrio Jardim, moderno, igual ao que se faz lá fora prá- frentex...
E o incauto cidadão que mais nada conhece,e até lhe custa que os seus mortos não tenham a mesma dignidade na morte comparativamente à das suas terras de origem e sua cultura, mas se é uma questão de evolução na morte como há evoluções na vida, e se é assim lá fora ... lá vão aceitando.














O Cemitério do Feijó está estratégicamente arranjado para criar a ilusão de ajardinado que só é realidade nalgumas bordas e em seu redor. A zona das sepulturas são meros monticulos de areia, o Betão avança também em seu redor! Por sua vez os munticulos de areia que formam as sepulturas são até visiveis de satélite (google-earth).

Mas a realidade é que aceitar não é habituar, e passados vários anos ainda não conseguem interiorizar o macabro que é uma visita ao Cemitério do Feijó, sobretudo depois de uma chuvada com os munticulos de areia que são as sepulturas todos esboroados senão completamente abatidos.
Desculpem ainda não tinha dito, é que as sepulturas no Feijó são meros monticulos de areia
(compostos a espaços por diligentes funcionários - que biscateiam o serviço) , assim como os cemitérios de campanha e as valas comuns que vemos como resultado de tantas guerras.








Um Cemitério Jardim , arredores de Londres

Mas o Povo lá vai pensando que lá fora é assim... e não é ! Não é assim em parte alguma da Europa, e quem escreve estas linhas tem dedicado muitas visitas e pesquisas ao tema... mas querem fazer crer que sim , que é moderno... e necessário e que é "um jardim" , ora um jardim é por exemplo o "Parque da Paz" a escassas centenas de metros dali, o cemitério é assim como que uma edição das construções na areia...






Cemitério Jardim, arredores de Munique

Mas se se pensa que isto é só uma opção estética em termos de culto dos mortos (ou falta dele) , não é só, uma questão premente prende-se com questões básicas de saúde publica, com contaminação dos solos e aquíferos (grosso da Água de Almada é captada a escassas centenas de metros dalí) o que se trata de um problema dos vivos propriamente ditos, é que os caixões são colocados directamente na terra e tapados, ora como já vimos, quando chove, os monticulos abatem sobre as urnas que entretanto apodreceram e sobre os cadáveres em decomposição infiltrando-se todas estas matérias directamente no solo. Para mais. a zona circundante tem crescido descontroladamente.

Parece que nada disto incomoda porém os autarcas apesar da revolta dos cidadãos e de quem visita aquele lugar... é que para todos os efeitos, o cemitério de Almada é um Cemitério Jardim, e na Margem Sul , o que conta é o Mito, a realidade é a do faz de conta que nada se passa e que vivemos todos felizes e contentes.

17 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço também cemitério mais miserável e com maior desrespeito pelos mortos que o do Feijó-Almada. É realmente uma Vergonha Nacional!

Anónimo disse...

Excelente post, que demonstra a capacidade visionária do Ponto Verde, é que a continuar assim, é bom que se preocupe com o enterro do A-Sul..., pois isto já não tem "ponta por onde se lhe pegue"...

Anónimo disse...

O cemitério do Feijó é vergonhoso sob todos os pontos de vista e ideologias. Estou de acordo em como é também un caso de saúde publica a ser denunciado, só quem entra naquele espaço tem noção do macabro que tudo aquilo é e o desrespeito que a Câmara de Almada tem pelos mortos, tratando-os como mais um detrito urbano. A critica não é visionária como o anterior comentarista goza, mas muito premente e tendo como fundamento a tradição judaico-cristã de nais de 2000 anos.

Anónimo disse...

Ao comentador anónimo das 12.10.50, o tema pode não ser agradável, mas aproveitar para desejar o "enterro do A-Sul" é esclarecedor do desepero de quem se sente criticado e sem ter uma explicação plausivel a dar por este estado de coisas que é na realidade incompreensivel. Agora tratar um problema de tal seriedade e gravidade como "não tendo ponta por onde se lhe pegue" (vindo de quem tem responsabilidades autarquicas) é muito mais grave do que simplesmente desejar o enterro da liberdade de expressão que este blogue representa.

Anónimo disse...

Bem visto. Subscrevo.

Anónimo disse...

O Anónimo tb já desejava a "extinção" do blog pós-eleições autárquicas... :)
E ele cá continua!
Será que estamos a assistir a um milagre? O ponto verde tem o dom da ressureição? :)
E nunca por nunca o caro Anónimo, discute, contrapõe, ou sequer explica as suas posições. Caro Anónimo, como democracia que somos, e como neste blog parece-me existir alguma abertura para aceitar todo o tipo de comentários, porque é que V.Exa. não escreve e opina sobre as suas posições em vez de mandar atoardas?

Anónimo disse...

Infelizmente conheço esta realidade por ter um ente querido no cemitário e este post nada tem de visionário, mas sim da realidade nua e crua.
Muito bem referido a questão dos diligentes funcionários que compõem os tais montes depois de "receberem um incentivo"...
Não percebo porque é que os responsáveis quando sabem que as coisas não estão bem, não intervem e tentar recompor o que não está correcto. Custará assim tanto???

Anónimo disse...

Esta comuna de merda não descança enquanto houver uma árvore em almada, "onde há um espaço verde há uma possibilidade de construção" é o lema desta vaca e da escumalha que nos (des)governa. Quero saudar todos aqueles em especial ao criador do blog que se preocupam em preservar a Natureza, que num regime saudável seria encarada como parte integrante do nosso bem-estar. Seria interessante que reflectissem também que, tal como a flora, a fauna da qual fazemos parte deve também ser preservada, e hoje em dia com a INVASÂO vinda de áfrica caminhamos para a extinção enquanto povo europeu que somos. saudações

Anónimo disse...

Sou brasileira, estive em Lisboa em outubro de 2006, e sinceramente, nunca havia visitado antes um cemitério tão simpático, a ponto de sentir saudade do que vi por lá. Só aquela vista do Tejo, é maravilhosa. Vocês precisam conhecer alguns cemitérios brasileiros (???) para se orgulharem desse aí.

Yone

Anónimo disse...

Á Brasileira.. minha cara se acha que o cemitério de Almada é muito simpático e tem umas óptimas vistas, isso deve ser que a gatinha não tem olhos nessa cara, comparaçôes do Brasil para Portugal a nível de cemitérios !! Que nos interessa a nós Portugueses que voçês estejam no estado caótico que estejam ?? Está mal mude-se !!!

Anónimo disse...

FICO TRISTE AO VER A MINHA CIDADE NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA,VIVO AQUI DESDE DE 1967, SOU FILHO DE ALMADA, ADORO A MINHA CIDADE, ESTA MANUELA, PASSOU-SE,CORTOU, ANIQUILOU O PULMÃO DE ALMADA,POIS NA MENTE DELA FOI MELHOR PÔR CABOS DE ALTA TENÇÃO NA AVENIDA.. CHAMA-SE A ISTO UMA CIDADE MODELO ANÍVEL DAS CIDADES EUROPEIAS.. FOI A AMESTERDAM E PASSOU-SE... VIVA O COMUNISMO PORRA...

Anónimo disse...

tambem nao concordo no estado em que esta o cemiterio de vale flores-feijo-almada tenho la 1 ente que me e querido nao gosto mesmo nada tem 1 aspecto satanico por mim e claro esta falo por mim deveria ser todo relvado so com as lapides a verem-se acho eu que ficava menos pesado para nao dar outro nome e menos doloroso para quem vai visitar os seus entes mas se todos acham k esta mal porque nao fazem 1 baixo assinado em vez de nao fazerem nada ou de so darem palpites eu ja o fiz mas sozinha nao tenho força e como se diz A UNIAO FAZ A FORÇA

vmos disse...

A ultima vez que la estive,fui avisado de vespera do levant das ossadas da minha avo e no dia marcado,ai fui eu para ver o zeloso funcionario com a cabeça da velhota na mão a dizer que ainda nao dava para levantar,espero que este ano nao se repita a cena

vmos disse...

É vergonhoso,ha 5 anos fui lev ossos da minha avo,avisado de vespera,so deu pa ver o zeloso func. com a cabeça da velhota na mao a dizer que nao tava em condições para levantar,isto depois de me ter telefonado 24 horas antes e ai fui eu de sintra para feijó para coisa nenhuma,espero que nao se repita este ano.

Anónimo disse...

Fui ao Cemitério da Aiana em Sesimbra acontece a mesma coisa. A relva já era, no verão temos erva seca e areia, no inverno erva verde e areia. Funcionários a fazer a manutenção só vi um e uma vez. É lamentável a falta de manutenção deste equipamento. Onde está o respeito pelos que viveram ao nosso lado? E pelos familiares?

Eunice disse...

É por isso que eu sou a favor da cremação, ficamos com as cinzas e nada mais.

Barros disse...

Tal como em 2005, em 2020 continua na mesma. Sepulturas que são amontoados de terras provenientes de levantamentos onde podemos encontrar ossadas.