sábado, novembro 19, 2005

AMBIENTE NA MARGEM SUL - NIVEL ZERO














Estamos no grau zero ambiental na Margem Sul


Esta nova imagem mostra o estado em que está uma parte significativa do Concelho do Seixal, ao abandono depois de décadas de exploração de inertes. Parte desses areeiros desactivados foi transformada em "aterro" onde são depositados os lixos do Seixal e de outros concelhos, na restante área temos areeiros activos, areeiros abandonados e areeiros abandonados que servem para depósitos de todo o tipo, completamente fora da lei!

Não falta pois ao Seixal e à Margem Sul àrea de expansão urbana, àrea para reflorestar, àrea para requalificar, na àrea ocupada por estes areeiros que é quase a área de um pequeno Estado, mas vemos que em autarcas com o nível zero de preocupações ambientais e qualificações para o desempenho dos cargos para os quais foram eleitos, o que fazem eles?
- Primeiro continuam a não funcionar como era suposto, em contexto de Àrea Metropolitana, o que significa que cada um gere o seu jardinzinho de costas voltadas para o vizinho, e todos têm que ter um Forum Comercial, Um Forum Cultural, Uma Piscina Municipal, Um Campo de Futebol, Uns brilhantes Paços do Concelho...Um Hospital... agora cada um reivindica também Um Parque Industrial... e uma àrea de montado para arrazar!!!

Não sei em que mundo vivem estes senhores Presidentes de Câmara que se limitam a brincar aos Presidentes da República e Primeiros Ministros, para não dizer Reis dos seus pequenos reinos.

Neste inicio de mandato para além dos ultimos posts sobre o Seixal, o pior gerido de todos os concelhos da Margem sul, a transformar pinhais (Casal do Marco) em Parques Industriais, a transformar uma zona industrial (Siderurgia) numa mega urbanização, a urbanizar zonas livres sobre a Baía do Seixal (Centro de Estágio Benfica,Qta dos Franceses...) , a querer transformar zonas arborizadas em comércio e Habitação Social (Quinta da Princesa e Flor da Mata/Pinhal dos Frades)...

Assistimos porém ao mesmo desvario nos concelhos vizinhos, com o novo PDM da Moita com mais um Parque industrial (que implica o corte de sobreiros) e mais habitação para cima do Rio Tejo, no Montijo (avança o Parque Logistico), em Alcochete nova urbanização sobre campo agrícola com vista sobre a Zona Protegida das Salinas e em Almada Mais uma Grande Superficie já visivel da A2 (Leroy Merlim + Decathlon).

Onde é que vamos chegar a curto prazo? O que pretendem estes senhores para além de alimentar partidos politicos e construtores civis? Ou pôr Construtores Civis a alimentar partidos à custa do património que é de todos???

6 comentários:

Anónimo disse...

vivemos num país de patos bravos . parabens ponto verde . se um dia , cá rebentar uma revolta como em França vamos ter o nosso ministro das policias a chamar escumalha mas esquecendo-se de que a culpa nao é solteira .

Anónimo disse...

O cão ladra e a caravana passa...

Anónimo disse...

Palavras leva-as o vento. O ambiente faz belos discursos, fica bem nos out-doors, mas com franqueza ... o ambiente é uma chatice. Só impede o progresso, o desenvolvimento. Ora,é do desenvolvimento e do progresso (entenda-se, da bomba de gasolina situada a 50m de casa, do Centro Comercial, do Parque Industrial, da urbanização...)que se ganham eleições. Quando o desenvolvimento e o progresso tiverem tocado no fundo... teremos uma situação como a das repúblicas ex-soviéticas. Mas o que interessa isso? Nessa altura, com as calotes glaciares a derreterem, já o Seixal estará literalmente por água a baixo. Portanto, meus caros a lógica é ganhar uns cobres à pála dos patos bravos porque "depois de Nós, o dilúvio".

Anónimo disse...

O "cão" (pontoverde, anónimo das 11.34.46) mas incomoda...oóoo se incomoda de tal forma que têm utilizado todas as formas de o inentificar e calar...informáticamente!!!

Saíu-lhes a conta furada de ele estar aqui só para as autárquicas , como chegaram a inventar.

Anónimo disse...

o cao a que o anonimo se referiu é o que incomoda . o comentarista sabe bem a sua participaçao no aumento de construçao na margem sul . é um mercenario que anda a soldo de quem mais paga...

só que o seu chefe já foi catado

Anónimo disse...

Estão-se a passar!!! Oóoo se estão :))), já só cá faltava o tontinho dos fins de semana.